Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

21/01/2016 16:01:32 - Retrospectiva 2015

Um pouco atrasado, afinal já é quase final de Janeiro, mas uma compilação das principais atividades desse ano que acabou.

O começo de 2015 foi devagar em viagens mas pesado em trabalho. Entre o final de 2014 e Março de 2015 tive diversos cursos, saídas fotográficas e lancei também vários vídeo cursos: Vídeo curso hp 50g, Vídeo curso hp Prime, Vídeo aula pdf/imagem na hp Prime, Vídeo curso macrofotografia e close-up e Vídeo curso Photoshop para fotógrafos. Em uma época onde se locomover (principalmente em uma cidade caótica como São Paulo) significa perder tempo, são ótimas opções para a pessoa poder aprender do conforto da sua casa, escritório ou até durante seus deslocamentos, já que os cursos podem ser feitos em qualquer dispositivo com acesso à internet. Alguns cursos tiveram mais aceitação, outros menos, mas no final foi um bom tempo investido e agora, além de proporcionar essa facilidade de acesso, consigo atingir alunos mais distantes.

Durante 2015 assisti também a alguns shows, quase todos com a companhia da Lorena, a começar pelo Thomas Zwijsen e Blaze Bayley, em Braganca Paulista, em Janeiro. Depois teve ainda Eluveitie e Thorhammerfest com Scythia e Manegarm em Abril, Turisas em Outubro e, pra fechar o ano, Legião Urbana e Korpiklaani em Dezembro.

No montanhismo o ano começou efetivamente em Abril, quando com o Jonas e Lucas abrimos a Travessia Davi-Parofes, com nome em homenagem a dois amigos que morreram em 2014 e que interliga o bairro da Serrinha, próximo de Penedo, ao cume do Gigante, Ovo, 3 Picos de Itatiaia e parte baixa do parque.

Em Maio, um mês que já devia trazer um clima mais aberto, a Lorena e eu subimos a Pedra Bonita em Gonçalves (embaixo de muita neblina) e também o Pico do Marinzinho pela sua trilha direta, via Marmelópolis (com cume também nublado).

Em Maio também fiz duas investidas no Big 1000, desafio que consistia em escalar 1000 metros de via, em um intervalo menor de 24 horas, na região de São Bento do Sapucaí. A primeira investida foi com o Michel, quando não conseguimos completar o planejado e, a segunda investida, com o Osvaldo, quase no final do mês, onde em 11h50min conseguimos sair do carro, escalar os mais de 1000 m de diversas vias e voltar ao carro em um dia absurdamente cansativo (mas que valeu muito a pena!).

Em Junho a Lorena eu subimos também a Trilha do Pinheirinho, em Extrema, que sai da cidade e sobe até o topo da serra, uma linda trilha, próxima de São Paulo, excelente para treino e com um visual muito bonito. Até por isso, no mesmo mês, o Leandro e eu voltamos até lá para subi-la e esticar até o Pico do Lopo em um bate volta que completou uma Meia maratona com 1400m de desnível feitos em 6 horas de caminhada bem puxada (e a maior parte embaixo de garôa e neblina).

Também em Junho fiz com o Jonas e Alcides a primeira investida na Trilha da Panela, uma ideia de muitos anos atrás que poderia ligar o Paiolinho até o Pico 3 Estados, sem passar pela Pedra da Mina. Esse caminho, para ser aberto, precisou de mais dias e foi completo em Julho, agora com o Leandro e Peter, quando finalmente conseguimos subir do Paiolinho até o Pico 3 Estados por uma inédita (e cansativa) trilha (mas merece repetições!).

Apesar do ano não ter tido muitas escaladas em rocha teve ainda, em Junho, uma ida para a Falésia Paraíso em Pindamonhangaba com o Leandro, em Agosto no Cuscuzeiro em Analândia e na Pedraira do Jardim Garcia em Campinas com a Lorena. Em Julho também tomei vergonha na cara e desenferrujei de vez o pedal em uma ida para o Limoeiro com o Dom e o Alessandro.

Chegando próximo do final da temporada, em Agosto, a Lorena e eu fomos para Itatiaia comemorar 1 ano de namoro subindo a Pedra Grande de Itatiaia e Pedra Furada, completando o mês com curso de escalada e definitivamente voltando a pedalar, principalmente com o Alessandro, em Itu.

Em Setembro, ainda com alguns projetos na garganta, abri sozinho uma nova trilha para o Pico da Gomeira, saindo da Garganta do Embau e, já no final do mês, cansado de cortar bambu com o facão, o Leandro e eu fizemos ainda a Travessia da Serra Fina em 1 dia, iniciando no estacionamento antes da Toca do Lobo e saindo na Garganta do Registro em 14h38min. Uma ótima maneira de fechar a temporada 2015 de montanhismo.

Além disso, em Novembro tive mais uma exposição fotográfica, no Salão da fotografia Consigo, com o título Abstratando, sendo essa uma exposição apenas com fotografias abstratas com influência dos pintores abstratos do século passado (expressionismo abstrato, action painting etc.).

Em novembro, finalmente, comprei uma bike speed, o que fez com que eu me empolgasse mais ainda com o pedal e mantendo uma média acima de 100 km por semana desde então (em uma das semanas foram 240 km) e, nesse mesmo mês, com o Sanhudo fiz uma tentativa naufragada de subir o Pico dos Marins graças a uma bela tempestade elétrica.

Além disso, todo o ano foi bem aproveitado em diversas exposições fotográficas, de pinturas, esculturas, passeios para fotografar, passeios para não fazer nada e muitos outros com a Lorena. E, para fechar o ano, passamos o Reveillon no Pico dos Marins, não tendo sido pegos pela chuva, como fui no mês passado (mas com muito vento).

E 2016 começou devagar, mas não tenho deixado de pedalar algumas vezes por semana e os planos para o ano começam a ser organizados na cabeça. Vamos ver o que esse ano trará ;-) Ano passado eu esperava escalar mais que escalei mas no final acabei pedalando e subindo mais montanhas que eu esperava, o que foi muito bom. Para 2016: sem muitos planos, mas com muitas ideias!

- enviado por Tacio Philip às 16:01:32 de 21/01/2016.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (336 nas últimas 24hs)