Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

25/06/2015 16:56:02 - Meia maratona de trekking com 1400m de desnível na serra do lopo - Extrema

Ontem, aproveitando a folga do Leandro, às 10 h o busquei em sua casa e seguimos estrada rumo Extrema, no Sul de Minas Gerais, para subir uma trilha que eu havia conhecido este mês com a Lorena, trilha do Pinheirinho. Entretanto, além desta trilha, que sai de Extrema e sobe a serra, a ideia era esticar a caminhada até a "Pedra do Cume" (Pico do Lopo), o que daria uns bons quilômetros a mais de caminhada.

Depois de enfrentar um pouco de trânsito na saída da cidade (o CET tinha fechado duas faixas na Dutra, bem no meio da semana, para colocar uma placa em um viaduto), pouco antes das 12h30 chegamos na Praça Central de Extrema, onde fizemos a merecida pausa para almoço e logo seguimos para o começo da trilha.

Apesar de, no dia anterior, termos olhado a previsão do tempo em dois sites onde um deles dizia que choveria e o outro que não, preferimos acreditar no mais otimista só que ele nos enganou. Mesmo com uma garôa fina, o que com certeza nos molharia, decidimos continuar o planejado, colocamos os anoraks e começamos a caminhar (parte dessa decisão foi pelo fato de levarmos uma muda de roupa extra para podermos trocar no retorno, agradecemos a Gi - esposa do Leandro - por nos lembrar desse fato) ;-)

Iniciamos a subida às 12h41 saindo de 979 m de altitude e, uns 10 minutos depois, vendo que a garôa estava "séria", fizemos uma pequena pausa de uns 2 minutos para colocar as mochilas por baixo dos anoraks, seguindo a trilha logo em seguida.

Apesar da garôa nos molhar um pouco, o que mais nos molhava era a vegetação que nos usava como toalhas quando passávamos por ela. Sem demorar muito o frio começou a pegar mas logo a subida mais inclinada se encarregou de nos aquecer.

Fomos seguindo a trilha que eu havia feito no começo do mês, passamos pelo 1º ponto de água, pelo 2º, pela Pedra do Sapo, pelo último ponto de água e continuamos subindo até sair na estrada, já na crista da serra depois de 3 km de trilha, a 1500 m de altitude às 13h44.

De lá foram mais 3,2 km pela estrada, passando pelas rampas de vôo livre, até o começo da trilha já em cima da serra, a 1670 m de altitude, onde chegamos às 14h25. Agora, apesar de voltarmos para trilha em meio a mata, ela seguiria mais tranquila em um sobe desce constante, passando pela Pedra das Flores, até chegar à Pedra do Cume às 15h23 e completando 10 km de caminhada.

No topo uma pausa de menos de 2 minutos e logo pegamos o caminho de volta, fazendo uma pausa sob uma pedra (bem mais abrigado que o cume, onde ventava muito e fazia muito frio) para o merecido lanche.

Devidamente alimentados (e molhados) voltamos a caminhar, acelerando um pouco o ritmo para nos aquecer do frio e vento que nos acertava nos trechos mais abertos, chegando às 16h29 novamente na estrada, seguindo novamente os 3 km até a torre, entrando novamente na Trilha do Pinheirinho.

A descida não pode ser muito rápida já que o chão estava bem escorregadio mas logo chegamos na bifurcação ao lado do 3º ponto de água da subida, onde desviamos nosso caminho em direção à Pedra da Sacerdotisa, aumentando um pouco mais a distância e desnível da trilha.

Com as últimas luzes do dia, às 17h40, fizemos uma pausa para pegar as headlamps e voltamos a seguir pra baixo (de agora em diante seria só descida). Fomos descendo em ritmo constante mas sem poder acelerar muito e, às 18h45, 6h03 depois de nossa saída, estávamos de volta ao carro para poder trocar de roupa e irmos comer!

Ao final foram 21 km (uma meia maratona) de trilhas percorridos em 6h03, com um desnível acumulado de 1385 m, tendo sido um excelente treino para uma 4ª feira nublada. Hoje os pés e joelhos cobraram um pouco o preço da forte caminhada (no começo do dia eu estava andando como o Ozzy Osbourne) mas já estou me recuperando e pensando na próxima!

- enviado por Tacio Philip às 16:56:02 de 25/06/2015.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (250 nas últimas 24hs)