Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Big 1000 São Bento do Sapucaí II e Maria Antônia | Listar publicações | Próxima: Trilha da Panela - investida I >

11/06/2015 20:52:52 (#522) - Trilha do Pinheirinho, Pedra do Sapo e Sacerdotisa em Extrema

No dia 28 de Maio, 5ª feira, peguei estrada pra Pedra Bela com a ideia de treinar escalada em solitário no dia seguinte de manhã, antes da chegada dos alunos do curso de ed Física da Polícia Militar de SP. Entretanto, a chuva não deu trégua e, depois de uma longa noite dormindo no porta malas do carro acordei, fui no centro tomar meu café da manhã e voltei para a base da pedra onde esperei os oficiais da PM chegar.

A aula também foi prejudicada pela chuva, impedindo a prática em rocha mas, mesmo assim, puder ter um bom bate papo com o pessoal falando e mostrando alguns equipamentos e seus usos na escalada em rocha. Depois, já que escalada era impraticável, fizemos uma trilha para o pessoal conhecer a pedra em si.

O resto do final de semana foi em Capivari, aproveitando cinema (filme Terremoto) e depois voltei para São Paulo onde passei uma semana me recuperando de uma gripe e fazendo mudança da sala de aula. No final de semana/feriado a Lorena veio pra São Paulo, fomos também no cinema (MadMax) e, no Sábado, pegamos estrada para um bate-volta em Extrema - MG.

A Serra do Lopo faz divisa entre SP (Joanópolis) e MG (Extrema) e já havia feito sua trilha, pela crista, até o Lopo algumas vezes, sendo muito tranquila e com pouco desnível. Mas olhando a serra, sempre pensei em subir desde a cidade, o que deixaria a coisa bem mais divertida e foi o que fizemos.

Saímos de São Paulo pouco antes da hora do almoço, fizemos uma pausa breve na praça central de Extrema para almoçar (a feijoada pesou um pouco no começo da trilha) e às 13h25 começávamos a caminhar pela trilha que leva a Pedra do Sapo.

A trilha no começo é um pouco confusa e não muito pisada (onde o track de GPS que havia baixado ajudou bastante) mas logo fica bem marcada e única, sempre seguindo para cima (inclusive bem inclinada). Aos poucos fomos subindo, passamos por dois pontos de água e logo chegamos na Pedra do Sapo, onde não paramos muito e continuamos a subida.

Mais para cima seguimos para a Pedra da Sacerdotisa, que fica bem em um dos extremos da serra (oposto ao Lopo) onde se tem uma linda vista do vale com Monte Verde ao fundo, onde chegamos por volta das 15h. Lá uma pausa para fotos, comer algo e depois mais trilha, voltando pelo caminho que tínhamos subido até uma bifurcação onde passa a ser a "trilha do Pinheirinho", que nos levou até algumas torres já no topo da serra, na estrada.

De lá seguimos ainda pouco mais de 1km até uma das rampas de voo livre e, com a Lorena já bem cansada e o final da tarde chegando, resolvemos voltar o longo caminho que nos esperava. A essa hora já tínhamos andado mais de 7 km e subido 850 m de desnível.

Na rampa uma pausa, pouco abaixo, já voltando, outra pausa pra lanche e, com o Sol nos deixando, seguimos de volta para a torre e abaixo pela trilha do Pinheirinho, tendo que colocar as headlamps quando chegamos próximo da água na bifurcação da Sacerdotisa.

De lá mais trilha para baixo, parando poucas vezes, exceto na Pedra do Sapo, que resolvemos subir. Apesar de um lance de escalada no começo (que é ruim de descer mas tranquilo de subir) o restante é tranquilo, com um visual muito aberto da cidade abaixo de nós.

De lá mais trilha e por volta das 19h30 estávamos de volta ao carro, 14 km de trilha depois e com 950 m de desnível acumulado, o que é uma boa caminhada para meio dia (a ideia agora é voltar lá e, além dessa trilha, seguir até o Lopo e voltar - ou quem sabe atravessar direto pra Joanópolis, vamos ver...).

Em Extrema mais uma pausa na praça pro merecido jantar e de lá estrada de volta pra São Paulo, passando o resto do final de semana aproveitando a preguiça e carregando mais coisas entre a antiga sala de aula e a nova.

A semana foi bem utilizada começando a organização e montagem da nova sala de aula, agora em um apartamento meu que estava vago, e ainda vai levar alguns dias para ficar pronto (mas já está ficando com cara de sala de aula).

E como a Lorena e eu já comemoramos o dia dos namorados na semana anterior (e a Lo tem várias provas e trabalhos para a próxima semana), amanhã, sexta-feira, fugirei para as montanhas com o Jonas e o Alcides. Mais uma antiga ideia de caminho que tentaremos colocar em prática. Na verdade não acho muito que conseguiremos abrir os planejados 4,7km de trilha em um final de semana mas, quanto conseguirmos será um avanço para a continuação depois. Vamos ver o que acontece (mais infos só depois de concluída) ;-)

E algumas fotos da subida da serra em Extrema estão no link Pinheirinho e Pedras em Extrema.

- enviado por Tacio Philip às 20:52:52 de 11/06/2015.



< Anterior: Big 1000 São Bento do Sapucaí II e Maria Antônia | Listar publicações | Próxima: Trilha da Panela - investida I >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- travessia norte-sul no caparao
- escalada em arcos
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
7 Usuários Online (379 nas últimas 24hs)