Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Big 1000 São Bento do Sapucaí I e Visual das Águas | Listar publicações | Próxima: Trilha do Pinheirinho, Pedra do Sapo e Sacerdotisa em Extrema >

27/05/2015 19:11:53 (#521) - Big 1000 São Bento do Sapucaí II e Maria Antônia

No dia 23, Sábado, depois de uma semana de trabalho, muita mudança trabalhando como mula carregando coisas no haulbag e um pouco de treino, busquei a Lorena logo cedo no metrô e seguimos para Pedra Bela, desta vez sem alunos e para escalar na Maria Antônia, onde a Lo queria escalar até o topo.

A ida foi tranquila, chegando na cidade a pausa básica para um pão na chapa e por volta das 11h já estávamos nos equipando e subindo a via "Mãe de Ouro", indo até seu cume.

No topo algumas fotos, lanche e, com a fome apertando de verdade e pensando no açaí em Bragança, descemos via rapel (com a corda dupla e pela lateral da pedra foram apenas 2 até o chão) e seguimos nosso caminho. O resto do final de semana foi de descanso e, no Domingo, às 16h30 busquei o Osvaldo em sua casa, deixamos a Lorena no metrô e seguimos nosso caminho para São Bento do Sapucaí, para mais uma investida no "Big Mil", projeto que consiste em escalar 1000 metros de vias em um intervalo menor de 24 horas.

Eu havia feito uma primeira investida Big 1000 com o Michel no dia 14 e não conseguimos completar os 1000m, parando em 630m de escalada (escolhemos vias mais fortes e por achar que seria mais tranquilo não puxamos o ritmo). Dessa vez, sabendo como seria a pegada, a logística foi diferente. Sendo assim, chegamos no abrigo do Eliseu em São Bento do Sapucaí de noite e logo fomos dormir já que o dia seguinte seria puxado.

Na 2ª feira, dia 25, acordamos às 4h30, tomamos nosso café da manhã, acabamos de arrumar as coisas e logo pegamos estrada rumo ao Bauzinho, onde chegamos pouco depois das 6h da manhã. Com as mochilas nas costas e animados com as escaladas, às 6h10 começamos a caminhada rumo a primeira via do dia, "Galba Athaide" (3ºV 140m).

Na base nos equipamos e com o clarear do dia começamos a primeira escalada, em simultâneo, levando 46 minutos para chegar até seu topo, na grade do Bauzinho. De lá, sem perder tempo, novamente trilha morro abaixo e fomos para a base da "V de Vingança" (5ºVIsup 190m), nos perdendo um pouco para achar sua base (passamos direto na trilha).

Parte da "V" escalamos em simultâneo e parte escalamos na maneira "normal" de segurança, onde havia mais risco de queda. Com isso, essa escalada foi um pouco mais demorada, levando 1h25 até o seu final (mesmo assim um ótimo tempo para essa via).

Com as vias do Bauzinho concluídas era hora de seguir caminho, indo então até a ponta do Bauzinho onde rapelamos para o col pela via "normal". De lá mais um pouco de caminhada e logo estávamos na base da "Cresta" que emendaríamos na "Normal do Bau" (4ºIVsup 60m). Essa escalada foi super rápida, também em simultâneo e, em 19 minutos, estávamos na trilha final que nos levou até o cume da Pedra do Bau.

No cume o atravessamos na direção da Ana Chata e descemos então pela escada da face Sul, seguindo agora para a base da Ana Chata, onde havia uma longa lista de vias a nossa espera.

A primeira via foi a "Johny Quest" (4ºVsup 120m), que escalamos em 26 minutos, rapelamos de volta ao chão e logo em seguida subimos a "Surfista Prateado" (4ºVsup 120m), que escalamos em 22 minutos, ambas feitas em simultâneo. Rapelamos de volta ao chão e, com o calor começando a apertar e nossa água já acabando, seguimos para a próxima via do dia, a via que mais escalei na região e uma das que considero mais bonitas, a "Elektra" (4ºVsup 150m).

A subida da Elektra foi sob forte calor e com os "sintomas" do cansaço e desidratação começando a aparecer. A subida foi parte em simultâneo, parte "normal" e, 1h10 depois do nosso início, estávamos no topo, cansados e pensando que "só" faltavam mais duas vias para concluir o projeto.

Descemos pela trilha da Ana Chata e em 15 minutos estávamos outra vez na base da parede, entrando agora na "Tom Sawyer" com final na "Lixeiros" (4ºVsup 140m). Essa via é mais tranquila e subimos toda em simultâneo, levando apenas 36 minutos até o topo da Ana Chata, de onde, mais uma vez, seguimos pela trilha até a base da parede, chegando, finalmente, já muito cansados, na base da última via do dia, a "Peter Pan" (4ºIVsup 120m), que terminaríamos também com o final da Lixeiros.

Com a energia já na reserva mas sem pensar em desistir subimos também essa via em simultâneo, chegando ao topo da Ana Chata, já no final da tarde com o Sol se pondo, 45 minutos depois do nosso início. Estávamos muito cansados, com sede, dores no corpo mas também muito felizes de termos completado o projeto em 10h40 (do início da escalada da 1ª via até o final da 8ª e última).

No topo arrumamos os equipamentos sem muita pressa e, só pensando na água que nos esperava no carro, começamos a caminhada de volta pelos intermináveis 2km de trilha até o estacionamento do Bauzinho, onde chegamos já de noite, às 19h, e 11h50 após nossa saída. No carro a merecida água e de lá estrada de volta pra São Paulo (com uma indicação estúpida do GPS que nos levou por uns 12km de estrada de terra até Campos do Jordão).

Esse projeto "Big 1000" foi muito legal e ficamos muito felizes de termos o completado. E o Osvaldo já disse que um dos nossos próximos objetivos, mais para o final dessaa temporada, é voltar por lá pra abaixar o tempo! Vamos que vamos que essa temporada de escalada promete!!!

- enviado por Tacio Philip às 19:11:53 de 27/05/2015.



< Anterior: Big 1000 São Bento do Sapucaí I e Visual das Águas | Listar publicações | Próxima: Trilha do Pinheirinho, Pedra do Sapo e Sacerdotisa em Extrema >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- travessia norte-sul no caparao
- escalada em arcos
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
7 Usuários Online (280 nas últimas 24hs)