Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

03/01/2016 17:43:13 - Reveillon no cume do Pico dos Marins

Com a ideia de fugir da agitação e com uma previsão de tempo favorável (leia-se: sem muita chuva), na 4ª feira, dia 30 de Dezembro, a Lorena e eu pegamos estrada rumo ao Pico dos Marins.

Saímos de São Paulo no começo da tarde e, depois de apenas uma pausa para um capuccino e chocolate quente na estrada, chegamos na cidade de Piquete para o programado jantar. Entretanto, como ainda era cedo, em vez de jantarmos compramos nossa comida "para viagem" em uma marmita com arroz, feijão, farofa, bife e ovo frito. De lá, mais um pouco de estrada, agora sempre para cima, até chegarmos a "Base Marins", onde fica o carro (isso logo depois do carro ter completado 123456 km no seu odômetro e termos feito uma pausa para fotografar).

Na base, já no começo da noite mas ainda com luz, arrumamos as mochilas e decidimos então adiantar uma parte da caminhada subindo até o Morro do Careca, a 40 min de caminhada de lá, onde armamos nosso primeiro acampamento (e acompanhados de uma cachorra que nos fez companhia nos dias seguintes).

Tacio delivery de marmita no Morro do Careca (Marins)

Chegando lá buscamos um pouco de água e então aproveitamos para jantar nossa marmita, que eu tinha levado como um garçom na mão durante os 2 km de subida e em seguida nos retiramos para nosso aposento, que foi chicoteado com muito vento não deixando que nós cochilássemos mais que alguns minutos durante a noite toda (não querendo que a barraca ficasse úmida nos acampamentos protegidos acampamos no Morro do Careca mesmo, um belo erro!).

Buscando água no Morro do Careca (Marins)

No dia seguinte, último dia do ano, depois de quase não dormir achando que a barraca iria estourar com a ventania, acordamos, tomamos nosso café da manhã, desarmamos o acampamento, pegamos água e às 9h40 começamos a subida para o Pico dos Marins. Apesar de estarmos no verão o clima estava agradável com nuvens que não nos deixava torrar (tanto) e uma brisa suave, que foi aumentando exponencialmente a medida que subíamos a montanha.

Cume do Pico dos Marins no último dia do ano

Cerca de 3h15 depois do início da caminhada, às 13h55, chegamos no cume do Pico dos Marins, onde havia apenas uma pessoa, chicoteados por um forte vento que fez com que tivéssemos que parar em uns trechos da subida final. Logo procuramos um local mais abrigado do vento, armamos nosso acampamento e então fomos até a pedra do cume para algumas fotos e mais vídeos.

Muito vento no cume do Pico dos Marins dia 31/12/2015

Lorena brincando no vento no cume do Pico dos Marins

De volta a barraca mais um breve descanso (agora nos escondendo tanto do vento quanto do Sol) e pouco tempo depois chegam mais dois casais ao cume. Com o final da tarde chegando e o vento tendo diminuído demos mais uma volta aproveitando para mais algumas fotos e vídeos.

Panorâmica do cume do Pico dos Marins

Com a noite chegando preparamos o jantar e logo que escureceu deitamos para descansar, deixando o despertador ligado para às 23h45 para tentar assistir a queima de fogos das cidades abaixo de nós. Dormimos algumas horas, pouco antes do despertador tocar tive que sair para ir até o banheiro e já percebi que não veríamos nada, uma forte neblina e vento cobria a montanha e deixava uma visibilidade de menos de 10 metros.

Descendo do Pico dos Marins dia 1º jan 2016

No dia seguinte, 1º dia de 2016, mesmo com o despertador programado para às 6h e 7h só acordamos de verdade por volta das 8h, aproveitando para compensar as horas de sono que não tivemos na noite anterior. Preparamos nosso café da manhã, começamos a desarmar o acampamento sem muita pressa deixando a barraca secar, fomos mais uma vez até o cume olhar a paisagem e então, às 9h50, começamos nosso caminho de volta.

A descida foi tranquila e rápida, não paramos muito para evitar a possibilidade da chuva nos alcançar (a previsão do tempo dizia que neste dia, à tarde, o céu despencaria) e, 3h de caminhada depois, estávamos de volta ao acampamento base conversando com o Dito (que felizmente tinha guardado 2 bastões de caminhada que eu havia esquecido por lá em Novembro durante uma tentativa "afogada" de subir a montanha com o Sanhudo).

No carro depois de descer o Pico dos Marins (com recado pro Sanhudo)

Com tudo dentro do porta malas (agora sem esquecer nada) e roupas trocadas nos despedimos (principalmente da cachorrinha que nos acompanhou na montanha e ainda nos seguiu um bom trecho na estrada) e então começamos nossa descida de volta à civilização, parando apenas para algumas fotos do conjunto do Marins antes de chegamos em Piquete para o merecido almoço (no mesmo restaurante de sempre mas agora em uma mesa e acompanhado de uma jarra de suco de laranja).

Devidamente alimentados e hidratados pegamos novamente estrada, agora de volta pra São Paulo. A viagem foi tranquila e como esperado, pegamos bastante chuva (eu até queria isso para dar uma lavada no carro).

Tempestade na Carvalho Pinto

Mais algumas horas se passaram e, antes da chuva chegar em São Paulo, estávamos em casa prontos para o merecido banho e descanso.

Apesar de não termos conseguido ver os fogos de cima, a viagem foi muito boa e estar na montanha é sempre excelente. Além disso, essa foi a minha 10ª vez neste cume que considero ser o meu começo no montanhismo (a primeira vez foi em 03/11/2000). Além disso teve um gosto especial por ser a virada do ano e com a Lorena, sendo sua primeira vez lá.

Essa é uma época péssima para montanhismo (sempre chove) mas no final tivemos sorte. E com certeza voltaremos para a região daqui alguns meses, quando chegar a verdadeira temporada de montanhismo.

E algumas das fotos estão disponíveis no link Reveillon no Pico dos Marins.

- enviado por Tacio Philip às 17:43:13 de 03/01/2016.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
6 Usuários Online (235 nas últimas 24hs)