Tacio Philip Sansonovski - fotógrafo macro e montanhista
Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Nesta página postagens de 320 ate 327 de um total de 607 no blog.
< Postagens mais novas | Listar todas postagens |
Postagens mais antigas >

21/06/2010 12:34:19 (#327) - Papéis de parede com tema montanhas para download

Hoje resolvi colocar para download alguns papéis de parede que uso no meu computador.

Todas as imagens foram feitas por mim durante viagens para subir montanhas (muitas das fotos foram feitas enquanto escalava alguma outra montanha).

Para acessar a página dos papéis de parede use o link wallpaper e bom proveito! Por enquanto disponíveis apenas em formato 1280x1024 pixels. Na medida que eu for criando novos papéis de parede postarei por aqui.

Tem sugestão para alguma montanha ou paisagem encontrada nas fotografias do meu site como papel de parede? Entre em contato.

Enviado por Tacio Philip às 12:34:19 de 21/06/2010



18/06/2010 22:07:46 (#326) - Escaladas na Pedra da Divisa e Ana Chata em São Bento do Sapucaí

Na 3ª feira, dia 15 de Junho, depois de me recuperar de uma dor de estômago que me derrubou na 2ª, liguei para o Bizu lá da 90 graus enquanto treinava e confirmei nossa ida para São Bento do Sapucaí. Ele passou em casa por volta das 21h20, deixou o carro na minha vaga e em seguida pegamos a estrada, parando só no abrigo do Eliseu Frechou por volta da meia-noite.

Na 4ª acordamos sem pressa por volta das 9h e pouco depois saímos à procura de um café da manhã para tomar. A padaria que eu estava acostumado a usar havia fechado e acabamos encontrando um café bem simpático em uma nova praça no centro da cidade. Comemos alguns pães na chapa (o local é caro, R$2,00 cada pão na chapa!) e depois mais um pouquinho de estrada e estávamos já na caminhada de acesso à base da Pedra da Divisa.

Subimos a trilha que estava muito bonita com o mato verde e vermelho e logo chegamos na base da parede. Alguns poucos minutos de descanso e entrei então pra aquecer na Hellraiser (6ºsup) sendo seguido depois pelo Bizu (que sofreu depois no seu primeiro rapel para limpar as costuras da via). Mais uns minutos de descanso e, como estava me sentindo bem, resolvi entrar na via Pânico (7b), uma via bem atlética que eu já tinha feito com queda em outra tentativa. Respirei fundo, me concentrei e comecei a escalada. O começo é bem tranquilo, no máximo um 6º até uma caverninha onde mora um Urubu (ele estava lá). Nesse ponto descansei alguns segundos, mais uma vez respirei fundo e aí sim fui para o lance forte da via, uma saída de um grande teto em agarras razoáveis que continua por uma parede levemente negativa até quase chegar na sua parada. Lembrando dos movimentos que eu havia feito na última vez que lá estive toquei pra cima, praticamente no meu limite, e consegui terminar a via sem cair e sacando as costuras (mas completamente exausto!). E como o nível dela é bem forte dei a segurança para o Bizu lá de cima da parada, sendo que ele chegou até mim depois de fazer um caminho alternativo fugindo um pouco do teto pela esquerda.

De volta ao chão um bom almoço com pão e queijo que haviamos comprado no supermercado, uma banana e mais um bom tempo de descanso. Tentei então entrar na via Só as Cachorras (7a) que ajudei o Eliseu a conquistar mas desisti ao chegar na 2ª proteção por estar infestada de abelhas e marimbondos. De lá segui então para a Chão de Giz (7a) onde fiz uma parada alternativa para fotografar o Bizu escalando (e nessa via consegui uma coisa inédita: durante a subida enrosquei a perna da cadeirinha no mosquetão da costura!).


Bizu descendo a trilha colorida da Divisa

Com o final da tarde chegando voltamos para o chão, guardamos as coisas e fomos para o centro da cidade para um merecido açaí, compras no supermercado, um treininho com o Eliseu em sua garagem, um macarrão com Kaiser Bock na janta batendo papo com o Luiz (que estava lá fazendo curso com o Eliseu durante alguns dias) e depois a merecida cama em uma noite com 10ºC de temperatura dentro do abrigo.

Na 5ª feira acordamos, tomamos nosso café, acabamos de arrumar as coisas e pegamos a estrada rumo à Ana Chata. Deixamos o carro no começo da trilha, caminhamos rápido e em 30 minutos estávamos na base da rocha procurando o início da via Elektra (4ºV), a via mais longa da Ana Chata com 7 enfiadas e calculo eu, cerca de 200m de extensão.

Nos arrumamos e logo comecei a subida da 1ª enfiada, fazendo um caminho alternativo e saindo um pouco acima da 1ª parada da via (é muito estranho o começo, 2ª vez que entro nessa via e 2ª vez que não passei no meio do mato para sair na parada). Em seguida o Bizu subiu e já esticou até a 2ª. De lá mais uma enfiada tranquila e novamente mais uma para o Bizu que agora montou a 4ª parada na árvore do platô das corujas.

Da 4ª parada segui guiando mais uma vez e agora no filé da via, um 5º grau em uma bonita laca diagonal e totalmente protegida em móvel. Chegando à parada dei a segurança e logo o Bizu chegou até onde eu estava e seguiu para a próxima (e literalmente bem próxima) 6ª parada.

Continuei a escalada e às 14h10 estava na última parada da via esperando o Bizu que chegou logo em seguida, depois de pouco menos de 2h30 de escalada. Da parada 1 min de caminhada e pudemos então comer nossos lanches na sombra da grande rocha no cume da Ana Chata e olhando a imponente Pedra do Bau.

Fizemos algumas fotos, arrumamos as coisas e começamos a descida fazendo só algumas breves pausas para fotos. Chegamos no carro depois de uns 45 min e seguimos direto para o centro para o esperado açaí e depois para o mais esperado ainda banho no alojamento.

O Bizu, que estava com dor de cabeça deu uma dormida enquanto arrumei minhas coisas e fiquei conversando e logo depois acabamos de guardar as tralhas, comemos o restante do macarrão do dia anterior, nos despedimos e pegamos a estrada no caminho de volta pra São Paulo. O retorno foi tranquilo e rápido, só fizemos uma parada para combustível e ducha e depois aqui em casa por volta das 22h45.

Como sempre escalar em São Bento é muito bom. Tem vias para todos os gostos e estilos. Essa temporada pretendo voltar por lá mais algumaS vezES :-) E as fotos (o tempo estava perfeito) já estão no link Pedra da Divisa e Ana Chata SBS.

Enviado por Tacio Philip às 22:07:46 de 18/06/2010



12/06/2010 19:37:56 (#325) - Novo Projeto 2010

Com o início da temporada 2010 de escalada e montanhismo anuncio meu novo projeto, um projeto com um título bem minimalista mas que expressa exatamente o que quero dizer.

O destaque para o 10 tem diversos motivos:
10 novas montanhas a serem escaladas esse ano;
10 anos desde quando terminei meu curso básico de escalada em rocha;
10 anos subindo montanhas;

Durante esse ano de 2010 pretendo subir 10 montanhas localizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com certeza alcançarei o cume de mais de 10 montanhas, principalmente porque o acesso a algumas delas é próximo ou até depois de ter escalado outro cume, mas o projeto está embasado em 10 montanhas até o momento inéditas para mim e todas alcançando mais de 2000m de altitude.

Algumas delas são montanhas com acesso facil, que pode ter seu cume alcançado em apenas 1 dia por trilha bem aberta enquanto outras precisarão de mais planejamento e muito mais tempo por estarem em locais remotos e sem trilha de acesso. Entre elas há também cume que só pode ser alcançado através de escalada em rocha.

O nome e local exato das montanhas só será divulgado assim que forem escaladas, mas adianto que o início desse projeto já aconteceu e algumas delas já foram tentadas no ano passado e esse ano (alguns parceiros de caminhada e pessoas que me conhecem ou acompanham meu blog devem saber quais são ou pelo menos ter uma idéia sobre algumas delas).

Minhas dicas são:
- tem montanhas na Serra da Mantiqueira próximas de uma travessia muito clássica e outras próximas de duas outras um pouco menos conhecidas;
- algumas montanhas na Serra do Mar, mais especificamente na Serra da Bocaina;
- uma em um lugar espetacular para escaladas clássicas no Brasil;
- outras fora de locais muito acessados e outras em locais muito acessados.

Para esse projeto não tenho apoio de empresas e todos os gastos serão custeados por mim. É muito difícil conseguir um apoio sério no Brasil e, depois de algumas tentativas frustradas, percebi que o retorno financeiro é maior investindo meu tempo em trabalho que montando uma apresentação de projeto e correndo atrás de empresas.

Entretanto, se você é de alguma empresa que acredita no montanhismo nacional e tem possibilidade de me apoiar, entre em contato. Uma coisa eu garanto: esse projeto 2010 é apenas uma perna para um projeto muito maior e inédito a ser concluído em 2011. Para saber mais sobre mim veja meu currículo de montanhismo e escalada.

Mais notícias? A partir da semana que vem aqui no blog e quem quiser me acompanhe também no twitter: http://twitter.com/macrofotografia.

Se quiser entre em contato e deixe seus comentários.

Enviado por Tacio Philip às 19:37:56 de 12/06/2010



10/06/2010 18:58:31 (#324) - Workshop Photoshop para fotógrafos de natureza

Acabo de lançar um novo curso voltado exclusivamente aos fotografos de natureza: Workshop Photoshop para fotógrafos de natureza.

Esse workshop, com duração de 6h, será diferente dos cursos sobre Photoshop existentes no mercado e foi desenvolvido exclusivamente para fotógrafos de natureza que queiram extrair o máximo de qualidade de suas fotografias digitais sem descaracterizá-las.

Mais informações e inscrições pelo link http://www.macrofotografia.com.br/blog/2010-06-10T18-02-45_Workshop_Photoshop_para_fotografos_de_natureza.php

Enviado por Tacio Philip às 18:58:31 de 10/06/2010



07/06/2010 21:33:50 (#323) - Iron Maiden anuncia data do novo album e disponibiliza música El Dorado para download

Hoje às 20h (horário de Brasília), o site oficial do Iron Maiden (www.ironmaiden.com) deixou de mostrar uma contagem regressiva e simplesmente travou! O motivo do travamento é óbvio, milhares (ou milhões) de fans tentando acessar o site para saber o motivo da contagem regressiva e era o esperado: a data de lançamento do novo album.

Após algumas tentativas consegui acessar e, além da informação da data de lançamento do album The Final Frontier, disponibilizaram a arte oficial, o tracklist e uma música para download: El Dorado.

O lançamento oficial do album será dia 16 de Agosto de 2010 (espero que mundial) e o tracklist segue abaixo.

THE FINAL FRONTIER
1. Satellite 15....The Final Frontier
2. El Dorado
3. Mother Of Mercy
4. Coming Home
5. The Alchemist
6. Isle Of Avalon
7. Starblind
8. The Talisman
9. The Man Who Would Be King
10. When The Wild Wind Blows

Esse album tem um total de 76min35s e assim como muitos outros estou ansioso para ouví-lo por completo. Inclusive ele já pode ser pré-comprado em versão mp3 para download por preço promocional no site http://www.7digital.com/cms/ironmaiden/ironmaiden.aspx. Eu já garanti o meu!

A música El Dorado, depois de muita insistência, baixei pelo site oficial mas ela também pode ser baixada mais facilmente por esse link: http://www.megaupload.com/?d=GIP61K82 (eu baixei as duas para saber se o link alternativo não era falso e confirmei que os arquivos são iguais).

Se não quiser esperar o download pode ouvir direto por esse vídeo do youtube:

E que venha o album e a próxima turnê!

UP THE IRONS!

Enviado por Tacio Philip às 21:33:50 de 07/06/2010



06/06/2010 12:49:36 (#322) - Vídeos da travessia SE-N da Pedra do Sino de Itatiaia

Abaixo alguns vídeos feitos durante a travessia Sudeste-Norte da Pedra do Sino de Itatiaia no último feriado. Veja aqui as fotografias.

Veja também o relato sobre os dois dias de caminhada, chuva e muito trepa-pedra na região.

No colo entre Agulhas Negras e Asa de Hermes

Caverninha do bivac próximo da Asa de Hermes e Pedra do Sino de Itatiaia (visão interna)

Caverninha do bivac próximo da Asa de Hermes e Pedra do Sino de Itatiaia (visão externa)

Subida da Pedra do Sino de Itatiaia pela face Sudeste

Quase no cume da Pedra do Sino de Itatiaia (face Sudeste)

Paulinha e eu no cume da Pedra do Sino de Itatiaia (cume do livro)

Paulinha e eu no cume da Pedra do Sino de Itatiaia

Ovos de galinha e planalto vistos da trilha Rebouças-Maua

Chuva e mais chuva no Abrigo Rebouças - Itatiaia

Enviado por Tacio Philip às 12:49:36 de 06/06/2010



05/06/2010 23:10:58 (#321) - Travessia da Pedra do Sino de Itatiaia (SE-N) e subida da Pedra do Altar

Na 4ª feira à noite, aproveitando o feriado prolongado, saímos de São Paulo a Paulinha e eu rumo ao Planalto do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Dessa vez, como o trecho de estrada de terra é pequeno (cerca de 14km) e eu queria chegar mais descansado, em vez de irmos de Defender fomos de Weekend e antes das 2h da madrugada estávamos estacionados próximos ao Brejo da Lapa e colocando as mochilas nos bancos dianteiros, rebatendo o banco traseiro e abrindo os sacos de dormir para uma confortável noite no porta-malas do carro.

No dia seguinte acordamos pouco antes das 7h, arrumamos a cama (ou melhor, o porta-malas) e logo estávamos na portaria 3 entrando no PNI. Deixamos o carro no estacionamento, pegamos as mochilas e seguimos para o abrigo Rebouças onde passaríamos os próximos dias.

No abrigo tomamos nosso café da manhã, rearrumamos as mochilas só com o que precisaríamos para nossa tentativa de chegar ao Pico da Maromba pelo vale atras do Agulhas e às 9h30 começamos a caminhada. No começo estava tudo ótimo, tempo nublado mas com boa visibilidade e logo estávamos na trilha que leva até o colo entre a Asa de Hermes e o Agulhas Negras. Bem nessa hora o clima começou a piorar e a neblina que estava longe desceu sobre nós trazendo uma interminável garôa.

Enchemos nossos camel-back no riacho antes do trepa-pedra que sobe pelo colo entre as montanhas e logo estávamos subindo pedra, descendo pedra, subindo pedra, descendo pedra, etc, etc e etc. Em alguns trechos sofri ainda um pouco mais: para acelerar o processo e ajudar a Paulinha ela seguiu alguns momentos sem mochila enquanto eu ia e voltava para carregar as duas.

Fomos seguindo os poucos totens que indicam o caminho e logo passamos do trecho onde se desvia para a esquerda para subir a asa e continuamos em frente em um trepa-pedra cada vez pior (e mais molhado). Em alguns poucos momentos encontrávamos algum totem antigo, provavelmente da "trilha" que circunda o Agulhas e, como o tempo só piorava, nossa progressão estava muito lenta e não tinhamos mais a mínima esperança de melhora no caminho decidimos abandonar nossa idéia inicial de ir para o Maromba por esse caminho (estávamos a mais de 4km da montanha e só para atravessar um trecho de uns 200m levamos mais de 1h!).

Apesar de um pouco decepcionado por ter que abandonar a idéia inicial tão cedo não queríamos voltar para o abrigo (e muito menos pelo caminho que tinhamos ido). Olhei então no GPS e vi que estávamos "perto" da Pedra do Sino de Itatiaia, a 3ª montanha mais alta do PNI e 9ª mais alta do Brasil de acordo com o anuário estatístico do IBGE. Eu havia subido essa montanha em 2006 e não me importaria nem um pouco de repetí-la, então dei a idéia para a Paulinha e ela topou na hora.

Paramos de descer para o vale e começamos então a circundar a montanha onde fica a Asa de Hermes (por sua face Leste - lado oposto da Asa) em um vara mato ruim mas muito melhor que o trepa-pedra anterior (onde eu sempre dizia: Tá ruim mas ta bom!). Fomos seguindo por onde dava e logo encontrei o melhor lugar para bivac que eu estive na minha vida: uma grande pedra que deve ter uns 20 metros de altura e com um vão formando uma canerninha totalmente plana e protegida do vento e chuva. Quando cheguei nesse lugar, às 14h30, pensei: hoje não saio daqui! E foi o que fizemos, montamos nosso acampamento, preparamos nosso jantar e ficamos descansando e conversando até pegarmos no sono com o cair da noite.

A noite foi fria (5ºC) mas com certeza não há lugar no parque tão bom para um bivac como aquele e fiquei muito feliz por tê-lo descoberto.

Na manhã seguinte tomamos café, enrolamos um bom tempo e às 9h30 começamos a caminhar. Minha idéia inicial foi tentar subir um pouco contornando a pedra da caverninha e seguir para Nordeste na direção do Sino mas logo tive que mudar de idéia porque chegamos em um trecho onde os trepa-pedra ficaram muito altos e tivemos que voltar para nosso acampamento. De lá às 10h30 saímos pelo caminho sugerido pela Paula: descer para o vale do Rio (onde aproveitamos para recarregar nossa água) e contornar a face Sul da Pedra do Sino de Itatiaia sentido Leste até encontrarmos lajes de Pedra que nos levasse até o cume e foi o que fizemos. A trilha foi desgastante com muito vara-mato mas às 13h30 estávamos embaixo de muito vento e frio assinando alguns restos de papel molhados que encontramos em um pote plástico próximo do cume (onde era a casa de uma grande aranha). Esse livro de cume esta em péssima condição, tentei recuperá-lo um pouco e colocá-lo em uma sacola plástica antes de colocá-lo no lugar e foi assinado apenas uma vez, em 2006! É provável que outras pessoas tenham subido até o cume da montanha nesse período, mas como o livro não está no cume mais alto pouca gente deve encontrá-lo.

Fizemos algumas poucas fotos e vídeo e fomos então para o cume mais alto da Pedra para mais uma breve sessão de fotos e vídeo. De lá, sem visibilidade alguma, achamos mais prudente voltar pela trilha marcada por totens que nos levou até o Vale dos Dinossauros e depois para a base dos Ovos de Galinha na travessia Rebouças-Mauá (se o clima estivesse bom tentaríamos seguir direto para a Pedra do Altar, um caminho muito mais curto mas também sem trilha aberta.

De volta a uma trilha aberta, em uma parte da travessia Rebouças-Mauá (que inclusive está sendo muito bem conservada com diversos trechos com mato cortado e jogado sobre a trilha para mantê-la aberta e evitar erosão) seguimos até chegarmos ao lado da Pedra do Altar (onde aproveitamos para uma esticadinha até seu cume para mais algumas fotos) e com o cair da noite e headlamps na cabeça descemos por sua trilha de volta para o Abrigo Rebouças, onde chegamos por volta das 19h.

No abrigo um banho rápido mas quente (isso mesmo!) graças a um galão de plástico com chuveiro adaptado pelo Anderson, um mais que merecido jantar e uma noite de sono em uma cama com agradáveis 15ºC (bem que eu havia dormido muito melhor no bivac, lá pelo menos não precisei dormir com o mp3 no ouvido por causa de uma grande sinfonia de roncos no quarto do abrigo).

A noite demorou mas passou, acordamos cedo e logo fomos ver como estava o clima: péssimo! Minha idéia de aproveitar o dia para repetir mais alguma montanha (quem sabe o Urubu onde tivemos embaixo de chuva) foi por água abaixo. Com o clima ruim e querendo evitar o trânsito na chegada em São Paulo do Domingo resolvemos partir então no mesmo dia.

Ficamos no abrigo conversando olhando a chuva, por volta das 12h almoçamos e às 13h começamos a longa e muito molhada caminhada até o carro (apenas 2km mas o suficiente para nos molhar bem!). No carro trocamos as roupas, passamos pela portaria e de lá o caminho de sempre por mais 300km até chegar em São Paulo.

Apesar do feriado no PNI não ter sido como haviamos planejado não temos o que reclamar: Percebemos que acessar o Pico da Maromba por aquele caminho é realmente inviável, achamos um excelente ponto para bivac (se você já esteve por lá entre em contato), subimos a Pedra do Sino de Itatiaia por uma nova rota por sua face Sudeste a atravessando rumo ao Norte e também fizemos o cume da Pedra do Altar (11ª mais alta do Brasil). Com certeza não foi uma viagem perdida e muito em breve espero voltar para lá mais subidas de montanha.

Veja aqui os vídeos e as fotos feitas durante esses dois longos e molhados dias de caminhada.

Enviado por Tacio Philip às 23:10:58 de 05/06/2010



02/06/2010 18:01:13 (#320) - De malas prontas para o PNI

Aproveitando o feriado prolongado, hoje sairei mais uma vez rumo ao planalto do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Não é de hoje que esse é um dos parques que mais gosto de visitar devido suas montanhas e "proximidade" de São Paulo (ta certo que são 300 km, mas o outro que gosto da mesma maneira é o Parque Nacional Caparaó que está a 900 km).

No PNI estão diversas das montanhas mais altas do Brasil de acordo com o IBGE como o famoso Agulhas Negras, os menos conhecidos Couto, Pedra do Altar, Massena, Pedra do Sino de Itatiaia e ainda os muito menos conhecidos Pico Serra Negra, Cabeça de Leão, Cabeça de Leoa, Cara de Gorila, Urubu e outros mais.

Nesse feriado estarei por lá hospedado no Abrigo Rebouças (o único lugar para dormir no parque que permite uma boa logística para a subida de montanhas) e tentarei alguns cumes mais remotos. Já fiz uma tentativa nessa região no final do ano passado, em Novembro, quando com a Paulinha, Parofes e Edson subimos o Pico da Maromba e Cabeça de Leão. Nessa ocasião não conseguimos esticar a caminhada até todas montanhas que pretendíamos devido ao tempo cronológico curto e tempo climático ruim, que nos presenteou com uma bela tempestade durante a noite (vale a pena ver os vídeos), dessa vez, indo por outro caminho, vamos ver o que vai dar.

Além disso ir pro PNI e ficar no Rebouças é sempre uma ótima oportunidade de encontrar amigos, conhecer novos amigos (nesse feriado conhecerei pessoalmente pessoas que só conheço por internet) e respirar o ar da montanha entre outros montanhistas. Diferente do Caparaó que fica cheio de pivete bebendo e fazendo baderna para subir o Bandeira, no Rebouças nunca tive problema com as companhias.

Agora o haulbag já está pronto (é a melhor mochila, é só jogar tudo dentro e pronto) e mais tarde pego a Paulinha em sua casa e seguimos estrada. Voltando de lá posto as novidades, espero que boas. A previsão do tempo para 5ª e 6ª é boa, já no Sábado irá piorar. E falando nisso, link do melhor site que conheço de previsão do tempo em montanhas (e não só nas cidades no entorno): www.mountain-forecast.com. Foi inclusive graças a esse site que consegui escalar a Aguja de la "S" com o Victor na única janela de bom tempo que tivemos em Chalten.

Até a volta!

Enviado por Tacio Philip às 18:01:13 de 02/06/2010



< Postagens mais novas
Listar todas postagens
Postagens mais antigas >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2025
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.