Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Subida do Morro do Urubu e passeio no Abrigo Massena - uma semana no PNI - dia 4 | Listar publicações | Próxima: Vídeo curso operação, planejamento e tratamento de dados GPS >

13/07/2016 16:06:34 (#547) - Travessia Transacamelônica e escaladinhas na Pedra do Camelo - uma semana no PNI - dia 5

Depois de uma quase roubada, no dia anterior, no Morro do Urubu, este último dia no PNI foi reservado para algo mais light.

Já era o 5º dia que estávamos no Abrigo Rebouças e chegara a hora de ir embora. De manhã tomamos café, arrumamos as coisas, limpamos o abrigo e logo seguíamos até a saída do parque.

Após acertar as formalidades (devolver fitas, assinar saída, devolver chaves...) saímos e seguimos caminho então até o antigo Alsene, onde paramos os carros e, enquanto o Flávio, Rogério e Alessandro (o chorão das pernas bambas que precisou dos meus bastões de caminhada emprestados e ainda quebrou um no meio) subiam para a Pedra Furada, a Lorena e eu fomos então fazer a travessia mais difícil, mais temida, que mais necessita de preparo físico e psicológico do Brasil, a Transcamelônica (leia isso com som de programas de sobrevivência da TV...).

Essa longa, difícil e perigosa travessia tem seu início na borda Noroeste da Pedra do Camelo e segue pelos seus muitos cumes e por suas longas e perigosas rampas de pedra até que, quando sobrevivem, os destemidos montanhistas que tem a coragem de enfrentar a verdadeira "travessia mais difícil do Brasil", saem, quebrados, cansados, com quilos corporais perdidos, em sua borda oposta, no Sudeste!!! (me deu uma vontade de voltar lá com tempo e fazer um filme...)

Abaixo panorâmica 360º do cume da Pedra do Camelo com montanhas identificadas - clique e arraste para rodar na panorâmica

Entretanto, a Lorena e eu não conseguimos terminar a travessia. Apesar de entrarmos pela face NO e seguir por seus cumes, acabamos parando para escalar uma de suas vias próximas da cabeça do camelo (esqueci o nome, um VIsup bem encrencado) e depois, em uma medida de desespero, sem completar o trecho final da travessia, descemos de rapel até a base de suas vias mais tranquilas, onde passamos mais alguns minutos escalando até que, perto da hora do almoço, o Flávio foi até lá nos avisar que eles já tinham descido da Furada.

Mesmo assim foi um ótimo dia, podemos dizer que fizemos pelo menos uns 4/5 da Transcamelônica e ainda algumas escaladinhas nas suas íngremes e longas e ameaçadoras paredes. E mais que isso, ainda fiz algumas fotos e pude espalhar o restante das cinzas do meu pai, que agora adubam as vegetações perto dos cumes do Agulhas Negras, Pedra do Altar, Morro do Massena, Prateleiras, Morro do Couto, Morro da Antena, Morro do Urubu e Pedra do Camelo além das proximidades do Abrigo Rebouças, Massena e o terreno da minha casa em Bragança.

De lá, alguns minutos de carro até as compras na Garganta do Registro e então seguir estrada (por uma escolha estúpida passando indo até Caxambu, antes de sair na Fernão Dias), para voltar para casa (e nessa viagem vi que acho que já estou morando em Bragança - como saí de viagem de lá e voltei para lá, acho que já posso considerar moradia oficial, mesmo ainda passando metade da semana lá e metade em São Paulo).

Como sempre, Itatiaia é ótimo (mesmo com roncos no abrigo) e o pessoal do nosso grupo, como sempre, nota 10. Outras oportunidades aparecerão e novamente estarei por lá!

E as fotos do último dia podem ser vistas em Pedra do Camelo.

- enviado por Tacio Philip às 16:06:34 de 13/07/2016.



< Anterior: Subida do Morro do Urubu e passeio no Abrigo Massena - uma semana no PNI - dia 4 | Listar publicações | Próxima: Vídeo curso operação, planejamento e tratamento de dados GPS >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- travessia norte-sul no caparao
- escalada em arcos
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (256 nas últimas 24hs)