Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Vídeos e fotos do Morro do Cristal, Pico Serra Negra e Agulhas Negras | Listar publicações | Próxima: Subida da Serra Negra (Pedra Preta) no Parque Nacional do Itatiaia >

13/10/2010 22:16:10 (#360) - Subida do Morro do Cristal de Itatiaia e meia travessia Serra Negra

Aproveitando que eu tinha conseguido fazer a reserva no Abrigo Rebouças para mim e para alguns amigos assim que o parque foi reaberto (devido as queimadas esse ano), na Sexta feira à noite saímos de São Paulo a Paulinha e eu rumo à Itatiaia.

A viagem foi super tranquila, fizemos apenas uma pausa para torta de maçã e banana no Mc (única coisa que presta além do sorvete) e antes da 1h da madrugada estacionava o carro nas proximidades do Brejo da Lapa, jogávamos as mochilas para o banco dianteiro, rebatíamos o banco traseiro, abríamos os sacos de dormir e deitávamos no porta-malas-cama.

No dia seguinte o despertador do celular não tocou mas acordei assim mesmo no horário programado: 6h45. Logo colocamos as mochilas de volta para o porta-mala e seguimos pela estrada até o Posto 3 do PNI, que dá acesso ao abrigo Rebouças e maior parte de suas montanhas.

Na portaria efetuamos o pagamento e logo seguimos de carro até o abrigo onde já se encontravam o Parofes, Dom Miranda e Patrick Ceolin que haviam chegado na Sexta de manhã e o Pedro Hauck, Davi Marski, Cintia Marski e Rafael Ribeiro que haviam chegado na Sexta à tarde.

No abrigo preparamos nosso café da manhã e enquanto comíamos o Davi, Cintia, Patrick e Rafael saíam para escalar no Agulhas Negras. Passaram mais uns minutos então começamos a arrumar nossas mochilas para nossa 1º empreitada do final de semana: subir o Morro do Cristal, descer até o bairro Serra Negra, subir o Pico Serra Negra e voltar para o abrigo.

Às 9h30 estávamos prontos então depois de deixarmos um dos carros no estacionamento próximo da portaria (não tem lógica só um carro poder ficar próximo ao Rebouças à noite) começamos nossa caminhada pela trilha que leva à Pedra do Altar, onde passamos contornando seu lado 1h depois de iniciarmos a caminhada.

De lá seguimos pela trilha da travessia Rebouças-Maromba começando a descer para o vale do Aiuruoca (o lugar mais bonito do PNI na minha opinião) e, assim que chegamos ao lado do Rio Aiuruoca, enquanto o Parofes e o Pedro faziam um almoço e com preguiça ficavam descansando, a Paula, o Dom e eu subimos até o cume do Morro do Cristal, uma pequena montanha esquecida em Itatiaia mas que proporciona uma vista espetacular para a Pedra do Sino de Itatiaia, Altar e vale do Aiuruoca. Além disso com esse cume eu completava a 9º montanha do meu Projeto 2010, que consiste na subida de 10 montanhas ainda inéditas para mim nesse ano de 2010.

No cume fizemos algumas fotos, algumas marcações no GPS e em seguida começamos a descida para nos encontrar novamente com os preguiçosos que nos aguardavam na base. Lá, novamente com as mochilas nas costas continuamos a caminhada até a Cachoeira do Aiuruoca então desviamos a trilha para sua esquerda, começando a descer rumo ao vale do Serra Negra.

O começo da trilha segue por uma crista que ainda mostrava vestígios da queimada de pouco mais de 1 mês atrás e logo entra em mata mais fechada, mas com trilha sempre bem definida. Fomos descendo, descendo, descendo, nos trechos finais a trilha fica mais fechada e nos perdemos um pouco mas logo saímos no vale na base da Serra Negra onde passa o Rio Aiuruoca e ao fundo víamos uma grande cachoeira.

Mais uma pausa para lanche e depois seguíamos a caminhada já com os joelhos sofrendo por causa do grande desnível. Fomos seguindo o rio pelo vale, passamos ao lado de uma pequena casa e pouco tempo depois e mais uma casa saímos no entroncamento da travessia Serra Negra, local onde a trilha vira praticamente uma estrada (e há muitos anos atrás era possível descer até onde estávamos de carro).

Agora na travessia da Serra Negra, caminho que eu havia percorrido em 2003, seguimos sempre pela trilha bem aberta até que chegamos ao Bairro Serra Negra. Lá procuramos local para acampar/bivacar e acabamos ficando na casa da Sonia que trabalhava no Alsene antes do seu fechamento.

Na casa um merecido jantar e assumo que fiquei muito decepcionado com comida liofilizada, a não ser que você queira misturar tudo e comer uma ração, ela não é nem um pouco prática de preparar (preparar os itens separadamente). Mas o gosto é bom e talvez alguns ítens liofilizados, como carne moída, valam a pena ser comprados.

Depois do jantar um bom tempo de bate papo na varanda fechada da casa e com o cair da noite o Pedro, Parofes e Dom foram dormir em suas barracas enquanto a Paula e eu bivacávamos na varanda (a Paula ainda aproveitou e dormiu no sofá!).

O caminho que percorremos foi bem longo (quase 18 km) e com um belo desnível para baixo (1400 m) percorridos em cerca de 8 horas, o que fez com que sofressemos mais de dor nos joelhos por causa da descida do que de cansaço da trilha em si. E mesmo sendo possível alcançar o ponto onde estávamos de carro, a descida valeu a pena já que, durante seu caminho, subimos o Morro do Cristal e eu queria também conhecer a trilha que interliga as travessias Rebouças-Maromba e Serra Negra. Mas esse era só o primeiro dia, ainda tínhamos muitos dias e muito o que fazer no restante do feriado no PNI.

E esse relato sobre o feriado no PNI continua com a Subida da Serra Negra (Pedra Preta) no Parque Nacional do Itatiaia.

As fotos dessa viagem já podem ser vistas no link Subida da Serra Negra, Morro do Cristal e Agulhas Negras no PNI e os vídeos no link Vídeos e fotos do Morro do Cristal, Pico Serra Negra e Agulhas Negras .

- enviado por Tacio Philip às 22:16:10 de 13/10/2010.



< Anterior: Vídeos e fotos do Morro do Cristal, Pico Serra Negra e Agulhas Negras | Listar publicações | Próxima: Subida da Serra Negra (Pedra Preta) no Parque Nacional do Itatiaia >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.