Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Mais escaladas na Pedreira do Jd Garcia - Campinas | Listar publicações | Próxima: O primeiro 7c a gente nunca esquece >

17/04/2010 19:57:00 (#304) - Você confia em serviços grátis e "eternos" na internet? Cuidado com seu blog!

Você usa internet, tem um email grátis com espaço ilimitado e interface de última geração, tem um perfil pessoal e profissional em outro site gratuito, um album de fotografias gratuito, um blog gratuito, usa uma página de relacionamento social pra manter contato com as pessoas que você conhece e tudo com uma promessa: "para sempre".

Se você acredita nisso, tenha cuidado! Há algumas semanas, ao acessar o portal do blogger do google (o mesmo que ainda estou usando para postar), vi um simples texto, bem direto e reto dizendo:

A publicação via FTP não estará mais disponível após 1 de Maio de 2010
No momento, você possui blogs que são publicados via FTP. Você deve migrar os seus blogs para um novo URL de domínio personalizado ou para um URL de blogspot. Para saber mais, consulte a documentação de ajuda e o blog dedicado.
Iniciar migração agora

O problema é que eu uso exatamente esse formato, as páginas publicadas nos meus blogs são transferidos e salvos na minha hospedagem (essa sim paga, e até ela me deixa na mão de vez em quando) via FTP. Cheguei até a fazer um teste com um outro blog meu que está no início (uns 10 posts) e cliquei no botão "iniciar migração" , que informa ser irreversível, e percebi o que eu temia: meus sites simplesmente não funcionam se eu migrar para a hospedagem do google por causa do formato dos meus arquivos e seus "includes" que tornam a página com formato mais dinâmico e mais fácil para eu atualizar.

Agora você pensa: mas isso é um problema pontual, o google nunca vai me deixar na mão, eles são legais, tem textos amigáveis, tem muitos blogs no ar etc etc etc. Se você pensa assim, pense duas, três, quarenta vezes. Só para ilustrar isso, meu primeiro projeto de site pessoal foi hospedado pelo geocities em 1997/98, lembro até o endereço: http://www.geocities.com/Colosseum/Loge/9585. Se você chegou a pegar a internet nessa época onde se pagava R$ 22,00 por 10 horas de acesso discado mensais, você deve ter acessado muitas páginas hospadedas no geocities, que prometiam sempre estar no ar. Mas faça um teste, clique no link acima e veja o que aconteceu (com o meu e com mais alguns outros milhares de sites).

Na mesma época tive ainda outros projetos de site, tudo em uma fase de testes e principalmente para aprender html. Em um deles eu falava sobre a série de filmes Hellraiser (que eu sou fã), o link é http://members.tripod.com/~Pinhead_666. Tente acessar.

Houve ainda outros serviços de hospedagem, alguns menos conhecidos, outros do próprio serviço de acesso à internet, alguns são: http://www.angelfire.com/tx/Tacio/; http://users.sti.com.br/hpclub/; e até alguns que criavam um domínio mais curto e faziam redirecionamento para não ter que decorar endereços longos como o do geocities (coisa que voltou à moda agora com o twitter, só um pouco diferente), um deles era o http://hello.to/ que aparentemente ainda funciona, mas isso depois de ter simplesmente apagado os links que eu usava e agora ser desnecessário para mim (felizmente!).

Se você clicou em um desses links, você percebeu o que quero dizer: serviço grátis e eterno de internet não existe. Graças a mudança repentina do blogger eu tenho que programar uma rotina para continuar publicando meus blogs na minha hospedagem (eu não vou confiar meus arquivos a algum outro lugar, principalmente com backups em formatos estranhos, esse é até um dos problemas que estou tendo pra colocar as postagens antigas em um banco de dados MySQL). Inclusive essa página ficará no ar, no mesmo formato, no mesmo link (pelo menos por enquanto), mas se você acessar essa página através de um site de busca a partir de 1º de Maio perceberá que links como comentários não funcionarão mais, esse é um dos meus problemas que não sei como resolver para postagens antigas: ou perco os comentários antigos ou não permitirei postagens novas em conteúdo antigo, ainda estou na dúvida do que sacrificar. Mas o blog continuará no ar, isso pelo menos eu garanto!

Se você usa essas plataformas boazinhas e gratuitas, tenha cuidado! O google é o maior na internet hoje em dia, mas um dia foi o geocities, o yahoo e muitos outros que vieram, surpreenderam, decepcionaram e sumiram (ou quase). Uma coisa que percebi nesses 13 anos com sites na internet é que tudo muda muito rápido e que não se deve confiar seus conteudos a ninguém (e sempre faça backup)!

- enviado por Tacio Philip às 19:57:00 de 17/04/2010.



< Anterior: Mais escaladas na Pedreira do Jd Garcia - Campinas | Listar publicações | Próxima: O primeiro 7c a gente nunca esquece >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- travessia norte-sul no caparao
- escalada em arcos
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (279 nas últimas 24hs)