Tacio Philip Sansonovski - fotógrafo macro e montanhista
Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Nesta página postagens de 120 ate 127 de um total de 607 no blog.
< Postagens mais novas | Listar todas postagens |
Postagens mais antigas >

04/08/2008 23:38:00 (#127) - mais escaladas no Rio de Janeiro

Depois de uma tentativa frustrada de vir para o RJ de carro na 5a. feira (agora o carro esta na oficina), na Sexta vim para cá de ônibus mesmo já que o carro não consertaria sozinho e não mudaria em nada eu ficar o final de semana em SP lamentando pelo problema...
No Sábado fui com a Gerusa para o Irmão Menor (aqui do lado) onde nos encontramos com muuuuitos outros escaladores. A Gerusa entrou na via Caixa de Pandora (onde inclusive levou uma queda pendulando e se ralou - como sempre vive caindo :-P) e eu entrei com o Vin na via Paredão Paulista, uma via tranquila que sobe literalmente em zip-zag a parede!
A escalada foi tranquila e o seu final é em um grande platô onde chegamos no total em 4 duplas! Fizemos o rapel já no escuro (3 longos rapeis de 60m cada) e depois de um lanche e algumas cervejas importadas no Herr Brauer no Flamengo (recomendo pra quem aprecie uma boa cerveja) fomos dormir.
No Domingo acordamos com chuva e hoje, 2a. feira também, então não rolaram escaladas e nem fomos para Petrópolis fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis (vai ficar para uma outra semana).
Agora é esperar o tempo melhorar para escalar mais algumas paredes por aqui.

Enviado por Tacio Philip às 23:38:00 de 04/08/2008



30/07/2008 17:31:00 (#126) - Nova tatuagem

Dia 28, depois de uma noite mal dormida dentro de um ônibus voltando do RJ cheguei às 6h15 em São Paulo. Da rodoviária fui direto para casa (isso depois de andar da estação Tietê até a Carandiru para fugir da fila gigante para comprar bilhete - que demoraria muito mais que andar até a estação mais próxima) e tentei dormir algumas horas (de Sábado pra Domingo tinha dormido pouco por causa da escalada na Pedra da Gávea e de Domingo pra 2ª menos ainda por causa da viagem de ônibus de madrugada).
Descansei um pouco e logo tive que acordar e fui então com meu pai até a Led's Tattoo na Av. Ibirapuera. Lá esperei um pouco e logo o Serginho me atendeu e fomos fazer a tatuagem que eu tinha agendado. Logo de cara ele me mostrou o desenho que ele tinha feito, ajustando melhor o que eu havia levado e eu simplesmente adorei as mudanças!
Fomos conversando, ele começou a arrumar as tralhas e tintas para me tatuar e depois de um longo preparativo começamos. A sessão foi tranquila, doia como era de se esperar mas nada insuportável (inclusive como eu estava super cansado da viagem eu quase cochilei enquanto levava as agulhadas).
Durante a tatuagem aproveitei em vários momentos para fazer fotos do making off e também alguns pequenos filmes com a câmera compacta. As fotos já estão no link "tatuagem philip".
Passaram-se algumas horas (acho que quase 2hs) e finalmente o trabalho foi terminado. Essa é minha 2ª tatuagem (a primeira é uma lagartixa nas costas que logo logo será reformada e colorida) e o escrito é meu 2º nome (Philip) com caracteres gregos. Sempre achei que a grafia ficava bem legal e o momento foi oportuno para uma tatoo com meu nome.
Agora estou de castigo sem poder escalar esperando ela cicatrizar e parar de doer (ainda está bem sensível). Mas logo estarei pelas paredes novamente.

Enviado por Tacio Philip às 17:31:00 de 30/07/2008



30/07/2008 17:24:00 (#125) - Escaladas no RJ

No dia 22, aproveitando uma promoção da Gol embarquei na hora do almoço para o Rio de Janeiro, onde fui recepcionado no aeroporto pela Gerusa. De lá fomos para seu apto e nesse dia só escalamos no ginásio Limite Vertical em Botafogo.
No dia seguinte acordamos e saímos rumo ao Parque da Tijuca com a intenção de escalar a via P3. No começo foi tudo bem, chegamos no parque e começamos a caminhada para o Pico da Tijuca, o único problema foi que não encontramos a saída da trilha principal que leva até a base da via. Com isso subimos e descemos alguns trechos da trilha várias vezes e, no final, como vimos que não acharíamos mesmo a entrada desistimos e subimos para o cume pela trilha, onde ficamos até o Sol se pôr olhando o RJ acendendo suas luzes bem abaixo de nós (o Pico da Tijuca é o ponto mais alto do RJ).
Na 5ª feira fomos escalar no morro da Babilônia na Urca. Lá chegando entramos na via Fon-Fon, um 4º IVsup bem tranquilo e com um belo visual (exceto pelo temnpo nublado). A 6ª feira foi um dia de descanso forçado, o dia começou bem mas logo o tempo fechou e começou a chover e chover. Nesse dia acabamos não fazendo absolutamente nada além de sair pra jantar e buscar alguns DVDs de filmes de escalada na Limite Vertical mas foi bom pra descansar para os próximos dias de escalada.
No Sábado, com o tempo totalmente aberto e muito Sol fomos mais uma vez para o morro da Babilônia. Lá entramos eu, a Gerusa e o Vin (Rafael) na via Ilusões da Guanabara (4º V). Essa via é simplesmente linda! Com uma saída de 5º grau em agarrinhas depois segue tranquila até a 1ª parada. A 2ª enfiada é a que achei mais bonita da via, com muito trabalho de pés e posicionamento em parede quase totalmente vertical. Entretanto a 3ª enfiada foi a que achei mais estressante, provavelmente pq logo na sua saída quebrou uma agarra na minha mão e no meu próximo movimento uma no pé, isso faz o psicológcio ficar um pouco abalado e a cada movimento eu pensava: "será que vai quebrar?" Mas tudo correu bem e logo terminamos a via, descemos, comemos um cachorro quente e depois jantar e descanso.
No Domingo, meu último dia no RJ acordamos super cedo e saímos para a Pedra da Gávea. No caminho eu e a Gerusa nos encontramos com o Vin, Gabriel e Juan. De lá alguns km e logo começamos a trilha de subida. Foram cerca de 1h30 de caminhada até a base da via Passagem dos Olhos (3º IIIsup). Uma via que á mais uma desescalada que uma escalada já que começa com um lance vertical e depois vai na horizontal meio que descendo até o outro lado da parede. Simplesmente fantástica!!! O visual da parede é lindo, os movimentos bem diferentes (ela desce mais que sobe) e no final ainda tem um lance chato em cabo de aço. Recomendo!
No final da passagem fomos ainda andando até o cume da Pedra da Gávea para algumas fotografias e depois descemos, chegando no carro no início da noite. De lá jantamos e algumas horas depois a Gerusa me deixou na rodoviária, onde às 0h15 embarquei para SP (só voltei porque tinha agendado uma tatuagem para a 2ª feira às 11hs!).
Foi uma semana simplesmente perfeita! A companhia da Gerusa é nota 10, super animada, divertida, amiga que se pode confiar e como ela mesmo fala sobre mim, ela tem "o brilho das montanhas nos olhos". Hoje to aqui em SP trabalhando, colocando tudo em dia pra amanhã voltar para o RJ. Se tudo correr bem faremos a travessia Petrópolis-Teresópolis e quem sabe ainda algumas escaladas pela Serra dos Orgãos. Tendo novidades posto aqui.

Enviado por Tacio Philip às 17:24:00 de 30/07/2008



14/07/2008 19:34:00 (#124) - travessia Marins - Itaguaré - Marins

No último final de semana, entre Sexta à noite e hoje (Terça) antes do almoço, estive na região do Pico dos Marins onde fiz sozinho a travessia Marins - Itaguaré pela rota normal (crista da Mantiqueira) e voltei para o acampamento pela estrada de terra que liga o início das duas trilhas. Ao total foram 37,02km em 2 dias de caminhada (ida e volta) com um total de desnível acumulado de 2403m.
Aproveitei para durante essa viagem retomar meu antigo costume de fazer anotações durante a própria viagem, seguem abaixo as anotações:

11/07 - 22h25 - To dentro do saco de dormir dentro do porta-malas do Defender. Cheguei aqui no campo base Marins deve fazer 1h e as notícias não são muito boas: praticamente não tem água no caminho, então vou ter que carregar pelo menos 4L de água durante a caminhada. Parece que vai ser mais dificil que eu pensava. Mas estou preparado! Agora é dormir para acordar e começar a caminhada bem cedo.
_____
12/07 - 11h10 - Cume do Marinzinho (2370m). O celular despertou 5hs mas resolvi ficar mais um pouco dormindo. Levantei depois que clareou, às 6h20, tomei meu café (capuccino e miojo), arrumei as coisas e comecei a caminhar 7h30. Depois de 40min cheguei ao Careca, peguei +1L água, tirei a blusa e uma calça e segui caminhada. No caminho encontrei muitas pessoas indo para o Marins.
Cheguei na água depois de 2h40 de caminhada, peguei +1,5L de água amarela e, enquanto todo o pessoal seguia para o cume do Marins desviei em direção ao Itaguaré. Agora estou no cume do Marinzinho descansando e para SW (direita) vejo o Marins e para SE (esquerda) vejo a Pedra Redonda, Itaguaré e ao fundo a Serra Fina.
_____
13h08 - Acabo de chegar na Pedra Redonda (2306m). Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom pq estou em um bom ritmo, ruim pq eu tinha pensado que se chegasse aqui antes das 13h30 eu seguiria mais a travessia. :-) Vou dar uma boa descansada, comer e daqui a pouco sigo. Vou ver se acampo na base do Itaguaré. (Obs. Até a P.Redonda desnível 1179m subida / 520m descida - 4hs - 8,13km).
_____
18h05 - Essa travessia não é brincadeira!!!
Comecei a andar 7h30 e só parei agora em um acampamento perto da água do Itaguaré (felizmente tem água!). Graças a essa água amanhã vou poder subir o Itaguaré e depois desço para o começo da trilha (Desisti de fazer o mesmo caminho de volta!).
Deve ter umas 15 pessoas acampadas aqui e vou tentar dormir do lado de uma fogueira que vão fazer (sou contra fogueira mas to em minoria absoluta). Espero que a noite não seja muito fria, ontem foi tranquilo dentro do Land, mas hoje ao ar livre quero ver (bem que tenho bastante roupa).
_____
19h23 - Jantei, tomei um capuccino e daqui a pouco vou dormir ao som de gente cantando (pelo menos não ta vindo cheiro de maconha). O pessoal é todo de Passa-Quatro e não devem dormir tão cedo (não faz nem 3min que um saiu para vomitar e já me ofereceram pinga, cigarro de palha e baseado´). É foda.
Algumas infos do GPS: odometro: 14,44km; tempo deslocamento: 7h29; tempo parado: 3h02; deslocamento médio: 1,9km/h; média geral: 1,4km/h. Elevação no camping: 2184m. Ascensão total: 1697m; descida total: 1156m.
Amanhã cedo subo o Itaguaré e depois desço. Não vou voltar pela travessia. Do final da trilha volto a pé até 2ª feira se não arrumar uma carona.
_____
13/07 - 6h30 - Se não bastasse os -2ºC da Pedra da Mina semana passada agora está -3ºC. Passei frio à noite!!!
_____
9h20 - Às 9h12 cheguei no cume do Itaguaré (2333m). De noite fez mais frio ainda, de manhã o relógio marcou -5ºC. Agora é descer, descer e tentar chegar no acampamento base Marins ainda hoje.
_____
10h24 - De volta ao acamp. só esperando dar 10h30 para começar a descida. Será uma longa caminhada se eu não arrumar alguma carona.
_____
11h45 - base. GPS: asc. 1989m; descida: 2056m; odometro: 19,97km; média 2,1/1,4km/h; 9h43/4h15.
_____
15h47 - To de volta ao acampamento desde às 15h30. A travessia é cansativa e fazer em 1 dia é insano! Ontem saí daqui 7h30 e andei até o acampamento no Itaguaré (6h00). Hoje cedo, depois de um bivaq a -5ºC saí umas 8h20, subi até o topo do Itaguaré, comecei a descer 9h30 e às 10h30 saí do acampamento rumo à base onde cheguei às 11h45. De lá muitos e muitos km em estrada de terra e aqui estou, morto mas feliz por fazer a travessia em pouco tempo.
Hoje ainda fico aqui e amanhã cedo pego estrada. Espero que a embreagem do Land aguente até SP.
Dados GPS: 37,02km; 12h58/4h40; 2,9/2,1km/h; asc. 2403m; desc. 2471m.
_____
22h25 - Depois de 2 dias de miita caminhada e fro to indo dormir (no porta-malas do Defender) a uma tempoeratura de 4ºC. Amanhça tentar sair cedo para SP. Hoje não estou dormindo ainda pq todo mundo aqui foi embora então fiquei conversando até agora com o Milton e seu amigo Hélio. Mas agora é dormir e torcer para não esfriar mais.
_____
14/07 - 17h40 - Acordei hoje umas 6hs e dentro do carro marcava 2ºC. Enrolei bastante e só levantei umas 8hs. Devagar me arrumei, conversei com um pessoal que chegou, me despedi do Milton e 9h30 saí.
Fiz só umas pausas para foto, para comprar fluido DOT4 para embreage e um lanche rápido. Depois só estrada até SP onde cheguei umas 13h30.
Já levei o carro para revisão normal de 110000km, baixei as fotos e daqui a pouco atualizo o site.
Sobre a viagem: sem comentários! Perfeita!!!

Enviado por Tacio Philip às 19:34:00 de 14/07/2008



11/07/2008 12:18:00 (#123) - Marins - Itaguaré - Marins

Depois de uma semana com pouco descanso onde além do treino de bike e escalada indoor teve a subida da Pedra da Mina no final de semana passado e escaladas no Visual das Águas na 4ª feira (com a cadena de 2 vias 7a e um 7c com queda entre outras) estou indo daqui a pouco para Piquete, onde acamparei no porta-malas do carro e amanhã começo a travessia Marins - Itaguaré - Marins.
Eu estive no Marins 4 vezes até hoje mas ainda não fiz essa travessia e cada lugar que procuro informações diz uma coisa. Já vi desde relatos falando que são necessárias apenas 8hs para a travessia (o que acho difícil) até relatos falando que são necessários pelo menos 3 dias (o que também acho difícil). Vou tirar uma média e, como vou fazer o caminho ida e volta vou preparado para 5 dias de caminhada, sendo que pretendo fazer o "bate-volta" em 4 dias.
Para esses 5 (ou 4 ou 6 dias) de caminhada vou bem leve, levarei só o necessário (saco de dormir, saco de bivaque, roupa, comida, água e como não podia deixar faltar: câmera fotográfica). Não levarei barraca nem nada supérfluo que se torne peso desnecessário na mochila já que sei que em alguns trechos terei que carregar bastante água (isso além da comida pra todos os dias).
Se tudo correr bem 3ª feira à noite estou de volta, aí postarei mais detalhes sobre a travessia, arquivos de GPS e muitas fotografias. A previsão do tempo é Sol para todos os dias, espero que o tempo esteja como na Pedra da Mina, ou seja, perfeito!
Até a volta.

Enviado por Tacio Philip às 12:18:00 de 11/07/2008



07/07/2008 14:53:00 (#122) - Um final de semana perfeito na montanha...

Nesse final de semana fomos eu, o Ricardo de Itu, o Eduardo e o Tiago para a Pedra da Mina (4º ponto mais alto do Brasil com 2797m de altitude). Saímos de São Paulo na Sexta-feira de tarde, passamos em Itu e depois seguimos para Passa-Quatro, onde subimos direto para a Fazenda Serra Fina e acampamos.
No Sábado acordamos super cedo, às 5hs, e logo tomamos coragem para sair dos sacos de dormir, fazer um lanche, desarmar acampamento e começar a subida para a Pedra da Mina. Apesar de atrasarmos um pouco em relação ao previsto (6hs) começamos cedo a subida, às 6h30 e com a inclusão de mais um membro na nossa "equipe": o Guilheme, um estudante da AMAN que ia subir sozinho e se juntou a nós durante todo o final de semana.
Começamos a caminhada ainda com muito frio, fomos andando, fazendo logo umas pausas para tirar algumas camadas de roupa e passo após passo íamos ganhando altitude. A subida foi muito bem, um clima perfeito com bastante Sol, céu completamente azul e frio. Fomos subindo em um ritmo quase constante mas sem descartar algumas boas pausas para algumas fotos, lanches e descanso.
A subida continuou, passamos pelos 3 pontos d´água sendo que no último, mais ou menos na metade do caminho, completamos as garrafas e continuamos subindo e subindo, sempre falando muita besteira (começamos a conversar e falar besteiras na Sexta-feira de tarde e só paramos Domingo de noite!).
Mais e mais algumas horas de caminhada, mais alguns géis de carboidrato e água e às 13h30, exatamente 7hs depois de começarmos a caminhar chegamos aos 2797m do cume da Pedra da Mina. Estávamos cansados mas muito felizes por estar lá (minha 4ª vez, 2ª do Ricardo e 1ª do Eduardo e do Tiago). Além disso vimos que fizemos a subida em um ótimo ritmo. Pelo GPS conseguimos as seguintes informações da subida: distância - 8,17km; velocidade média - 1,1km/h; ascensão total - 1359m; descensão total - 326m.
No cume logo armamos o acampamento, tendo tempo para procurar ainda mais pedras para reforçar um dos abrigos e então enquanto alguns descansavam outros andavam pelo cume e faziam fotos (no meu caso optei pelas fotos!).
O tempo foi passando mas sem pressa nenhuma e sem sequer olhar no relógio o pôr-do-Sol chegou. A montanha ficou toda laranja e logo o Sol sumiu no Oeste, deixando em pouco tempo aparecer um céu estupidamente estrelado. Nessa hora o frio realmente chegou então fomos todos para dentro das barracas, exceto o Guilherme que só tinha levado uma lona e bivacaria no cume.
Ficamos dentro das barracas meio cochilando meio acordados (o frio não deixou que dormissemos bem) e o tempo foi passando e passando. Essa hora o relógio marcava 1ºC e muito vento. De madrugada o vento parou mas foi trocado por uma temperatura menor ainda, sendo que percebi isso de madrugada quando passei a mão na lona da barraca e vi que tinha gelo. Com muita coragem abri um pedaço da porta e olhei no relógio que indicava -2ºC. Nessa hora comentei com o Ricardo que estava na mesma barraca que eu e neguei de cara sair do saco de dormir para ele fazer fotos do relógio (mas ele também não insistiu muito).
Fechei novamente a barraca e cochilamos mais um pouco acordando definitivamente só por volta das 6hs quando o céu clareou. Nessa hora abri a barraca e vi que o relógio ainda marcava -2ºC para nossa "felicidade". Rapidamente peguei a câmera e fiz algumas fotos dessa fria recordação de uma noite com muito frio e mal dormida. Alguns minutos depois o Sol aparecia por tras do complexo do Agulhas Negras e finalmente começou a me esquentar.
Meio que como repteis esperando o Sol nos aquecer começamos a arrumar as coisas, desarmar acampamento e às 8h07 começamos a descida. Apesar de judiar bastante dos joelhos e músculos a descida foi tão bem quanto a subida, descemos até o carro em 4h50, um ótimo tempo (principalmente contando algumas pausas curtas pra água e lanche e uma um pouco mais longa para o Tiago buscar a câmera que ele tinha esquecido em uma das paradas - felizmente perto de onde estávamos).
Chegando no carro começamos a descida parando no Rancho do Zé (acho que é isso) onde deixamos o Guilherme e tomamos uma Guaranita (refrigerante de Guaraná local). De lá foram mais alguns km em estrada de terra e às 14hs estavamos no asfalto.
Fizemos poucas pausas, uma delas ainda perto de Passa-Quatro para fotografar a Serra Fina de longe, uma para almoçar e encher o tanque na Dutra e uma em Itu para deixar o Ricardo. Cheguei em casa por volta das 21h30 mas completamente realizado de um final de semana perfeito na montanha. Subida em ótimo ritmo, amigos muito legais e clima perfeito! Nunca tinha estado no cume da Pedra da Mina com um tempo tão bom.
Agradecimentos por esse final de semana ao Ricardo Padovan de Itu, Eduardo "Botox" e Tiago "Visconde". Foi realmente uma subida nota 10! E ao Luiz e a Rose que não foram, podem ficar com inveja vendo as fotos no link pedra da mina ao lado ou clicando aqui.

Enviado por Tacio Philip às 14:53:00 de 07/07/2008



02/07/2008 13:00:00 (#121) - semana passada, essa semana e próximo final de semana...

Semana passada vários dos meus dias foram voltados ao treinamento. Nas 2ª, 4ª e 6ª feira treinei escalada indoor na 90 graus (www.90graus.com.br), 3ª e 4ª feira pedalei em Itu com o Alessando e com o Edinho e na 5ª e Domingo pedalei aqui por São Paulo mesmo. Na 6ª ainda tinha a idéia de subir a Pedra Grande em Atibaia pela trilha que começa no Flambuiã mas o transito em São Paulo não permitiu que eu sequer chegasse na Fernão Dias! Depois disso tentei ir no Parque Estadual da Cantareira (que estava fechado) e no final acabei só dando uma volta no Horto Florestal para não perder a viagem já que moro do outro lado da cidade!
Essa semana também tenho treinado, ontem fui na 90 graus e hoje, agora de tarde, saio para pedalar alguns km por São Paulo. No final de semana, ou melhor já na Sexta saio pra Itu e de lá sigo para Passa-Quatro onde eu, o Ricardo Padovan de Itu, o Eduardo e seu amigo do museu de biologia, o Luiz e a Rose subiremos a Pedra da Mina, 4º ponto mais alto do Brasil, pela trilha do Paiolinho, caminho que subi esse ano há alguns meses. Voltando posto mais informações e fotos, enquanto isso veja aqui fotos da subida anterior.
Todo esse treinamento tem um motivo especial: me preparar para a Expedição Cielos de los Andes, onde se tudo correr bem escalarei com alguns amigos o Aconcágua (Argentina) e Ojos de Salado (Chile) em Dez/Jan. Mais informações sobre essa expedição em http://www.altamontanha.com.br/colunas.asp?NewsID=369.

Enviado por Tacio Philip às 13:00:00 de 02/07/2008



17/06/2008 16:17:00 (#120) - mais viagens...

Na 5ª feira passada e chuvosa em Ctba, depois de escalar no ginásio Via Ventura o Pedro me deixou de tarde no aeroporto e voltei pra São Paulo. Em São Paulo foi a rotina de sempre mas logo na Sexta já arrumei as malas pra outra viagem, agora para São Lourenço em MG no 2º Evento LandCamp (www.land4x4.com.br).
Em São Lourenço foi super tranquilo, viagem bem familiar com muito bate-papo, gastando pouco e comendo bem e alguns passeios, com destaque pras escadarias da igreja de Pouso Alto (ficamos subindo e descendo as escadarias com os carros). Saímos de SP no Sábado cedo e voltamos no Domingo à noite - fotos e vídeo no site www.land4x4.com.br.
De novidade mesmo só a minha participação na Expedição Cielos de los Andes (http://www.cielos.altamontanha.com/ - http://www.altamontanha.com.br/colunas.asp?NewsID=369) com o Pedro e Hilton de Curitiba entre outros. Nessa expedição vamos para a Argentina e Chile de carro para escalar o Cerro Plata, Aconcágua e Ojos del Salado. Mais informações em breve nos links acima.
Essa semana estarei aqui em SP passando frio e treinando, se tudo correr bem até o final do mês vou para o RJ para algumas escaladas e no começo do mês que vem já está confimada outra subida da Pedra da Mina pelo Paiolinho.

Enviado por Tacio Philip às 16:17:00 de 17/06/2008



< Postagens mais novas
Listar todas postagens
Postagens mais antigas >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2025
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.