Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

07/07/2008 14:53:00 - Um final de semana perfeito na montanha...

Nesse final de semana fomos eu, o Ricardo de Itu, o Eduardo e o Tiago para a Pedra da Mina (4º ponto mais alto do Brasil com 2797m de altitude). Saímos de São Paulo na Sexta-feira de tarde, passamos em Itu e depois seguimos para Passa-Quatro, onde subimos direto para a Fazenda Serra Fina e acampamos.
No Sábado acordamos super cedo, às 5hs, e logo tomamos coragem para sair dos sacos de dormir, fazer um lanche, desarmar acampamento e começar a subida para a Pedra da Mina. Apesar de atrasarmos um pouco em relação ao previsto (6hs) começamos cedo a subida, às 6h30 e com a inclusão de mais um membro na nossa "equipe": o Guilheme, um estudante da AMAN que ia subir sozinho e se juntou a nós durante todo o final de semana.
Começamos a caminhada ainda com muito frio, fomos andando, fazendo logo umas pausas para tirar algumas camadas de roupa e passo após passo íamos ganhando altitude. A subida foi muito bem, um clima perfeito com bastante Sol, céu completamente azul e frio. Fomos subindo em um ritmo quase constante mas sem descartar algumas boas pausas para algumas fotos, lanches e descanso.
A subida continuou, passamos pelos 3 pontos d´água sendo que no último, mais ou menos na metade do caminho, completamos as garrafas e continuamos subindo e subindo, sempre falando muita besteira (começamos a conversar e falar besteiras na Sexta-feira de tarde e só paramos Domingo de noite!).
Mais e mais algumas horas de caminhada, mais alguns géis de carboidrato e água e às 13h30, exatamente 7hs depois de começarmos a caminhar chegamos aos 2797m do cume da Pedra da Mina. Estávamos cansados mas muito felizes por estar lá (minha 4ª vez, 2ª do Ricardo e 1ª do Eduardo e do Tiago). Além disso vimos que fizemos a subida em um ótimo ritmo. Pelo GPS conseguimos as seguintes informações da subida: distância - 8,17km; velocidade média - 1,1km/h; ascensão total - 1359m; descensão total - 326m.
No cume logo armamos o acampamento, tendo tempo para procurar ainda mais pedras para reforçar um dos abrigos e então enquanto alguns descansavam outros andavam pelo cume e faziam fotos (no meu caso optei pelas fotos!).
O tempo foi passando mas sem pressa nenhuma e sem sequer olhar no relógio o pôr-do-Sol chegou. A montanha ficou toda laranja e logo o Sol sumiu no Oeste, deixando em pouco tempo aparecer um céu estupidamente estrelado. Nessa hora o frio realmente chegou então fomos todos para dentro das barracas, exceto o Guilherme que só tinha levado uma lona e bivacaria no cume.
Ficamos dentro das barracas meio cochilando meio acordados (o frio não deixou que dormissemos bem) e o tempo foi passando e passando. Essa hora o relógio marcava 1ºC e muito vento. De madrugada o vento parou mas foi trocado por uma temperatura menor ainda, sendo que percebi isso de madrugada quando passei a mão na lona da barraca e vi que tinha gelo. Com muita coragem abri um pedaço da porta e olhei no relógio que indicava -2ºC. Nessa hora comentei com o Ricardo que estava na mesma barraca que eu e neguei de cara sair do saco de dormir para ele fazer fotos do relógio (mas ele também não insistiu muito).
Fechei novamente a barraca e cochilamos mais um pouco acordando definitivamente só por volta das 6hs quando o céu clareou. Nessa hora abri a barraca e vi que o relógio ainda marcava -2ºC para nossa "felicidade". Rapidamente peguei a câmera e fiz algumas fotos dessa fria recordação de uma noite com muito frio e mal dormida. Alguns minutos depois o Sol aparecia por tras do complexo do Agulhas Negras e finalmente começou a me esquentar.
Meio que como repteis esperando o Sol nos aquecer começamos a arrumar as coisas, desarmar acampamento e às 8h07 começamos a descida. Apesar de judiar bastante dos joelhos e músculos a descida foi tão bem quanto a subida, descemos até o carro em 4h50, um ótimo tempo (principalmente contando algumas pausas curtas pra água e lanche e uma um pouco mais longa para o Tiago buscar a câmera que ele tinha esquecido em uma das paradas - felizmente perto de onde estávamos).
Chegando no carro começamos a descida parando no Rancho do Zé (acho que é isso) onde deixamos o Guilherme e tomamos uma Guaranita (refrigerante de Guaraná local). De lá foram mais alguns km em estrada de terra e às 14hs estavamos no asfalto.
Fizemos poucas pausas, uma delas ainda perto de Passa-Quatro para fotografar a Serra Fina de longe, uma para almoçar e encher o tanque na Dutra e uma em Itu para deixar o Ricardo. Cheguei em casa por volta das 21h30 mas completamente realizado de um final de semana perfeito na montanha. Subida em ótimo ritmo, amigos muito legais e clima perfeito! Nunca tinha estado no cume da Pedra da Mina com um tempo tão bom.
Agradecimentos por esse final de semana ao Ricardo Padovan de Itu, Eduardo "Botox" e Tiago "Visconde". Foi realmente uma subida nota 10! E ao Luiz e a Rose que não foram, podem ficar com inveja vendo as fotos no link pedra da mina ao lado ou clicando aqui.

- enviado por Tacio Philip às 14:53:00 de 07/07/2008.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (236 nas últimas 24hs)