Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Pedal na Pedra Grande de Atibaia | Listar publicações | Próxima: Workshop Photoshop para fotógrafos de natureza formato "pay-what-you-want" >

27/10/2010 20:29:59 (#365) - Aula durante curso CSALT para os bombeiros

Pela segunda vez este ano fui convidado pelo Osvaldo (tenente dos bombeiros e grande parceiro de escaladas) para dar uma aula para os bombeiros alunos do CSALT (Curso de Salvamento em Altura) sobre escalada em rocha e seus equipamentos.

A primeira turma que dei essa aula foi em Maio desse ano, em Analândia, na pedra do Cuscuzeiro e hoje foi mais perto de casa, na Pedreira do Dib, em Mairiporã.

Depois de acordar antes das 6h, às 6h30 o Osvaldo me buscou e às 7h30 já encontrávamos com o Sgto Anjo na Pedreira do Dib. Depois de um bate papo pegamos as mochilas e descemos a trilha para a base das vias (trilha que eu não fazia há uns 5 anos já que há algum tempo perdi o "tesão" de escalar no Dib - principalmente depois de tantas brigas que já vi por lá devido aos malditos rapeleiros e por uma vez ter também visto um corpo jogado no fundo da pedreira).

Na base das vias o Osvaldo e eu nos equipamos e assim que vimos que os 17 alunos do curso estavam chegando comecei a escalar a via Só Cristo Silva, via que eu já havia escalado algumas vezes há muuuuitos anos atrás. Fui subindo até que cheguei em sua 4ª ou 5ª proteção (onde era confortável para entrar em auto), avisei o Osvaldo que estava na minha, soltei a corda da minha cadeirinha e disse para os alunos que observavam de baixo: "imagina que sou um escalador bem descuidado e faço essa cagada..." e soltei a corda para baixo, ficando assim preso na parede sem poder subir ou descer, necessitando de resgate. O Osvaldo na base falou para um dos grupos que tinham uma ocorrência e subirem para resgatar o escalador na parede.

Quatro alunos subiram, armaram um rapel por cima, um deles desceu primeiro para caso houvesse necessidade prestar os primeiros socorros e, vendo que eu era apenas "um escalador idiota preso na parede por descuido" desceu até a base para dar segurança ao segundo bombeiro que desceu, montou uma solteira dele até mim e me desceu de rapel até a base da parede.

Com todos aquecidos com o começo prático o Osvaldo passou algumas dicas e em seguida começou a explicar algo sobre a escalada em rocha, falando de croquis, planejamento etc. Na sequência foi minha vez com um caminhão de informações sobre diversos equipamentos e técnicas de escalada (livre, artificial, fixa, móvel, esportiva, tradicional, big wall etc.). A aula foi muito proveitosa e deu para perceber que todos se interessaram muito pelo assunto, principalmente em relação à proteções móveis (é legal ver a cara de desconfiança que as pessoas tem quando olham um micronut, cliff ou copperhead).

Depois da minha explicação mais um tempo para dúvidas e para olharem os equipamentos (interessante que sempre fazem comparação do peso dos mosquetões usados por escaladores e por bombeiros) e em seguida passei novamente a bola para o Osvaldo, que mostrou uma técnica de resgate de escalador em parede quando não é possível acesso por cima e a via possui proteções fixas.

Na sequência os alunos foram se alternando para praticar e com a chegada do almoço o Sol começava a nos castigar, assim como a fome. O tempo foi passando, a prática na base acabou, subimos novamente até o topo da pedreira, lá mais algumas dicas e explicações e fomos então para o merecido almoço no restaurante do Dib.

O almoço estava ótimo (além da comida boa a fome ajudou) e, por volta das 15h, o Osvaldo e eu nos despedíamos do pessoal e pegávamos estrada de volta para São Paulo (com direito a um belo trânsito - pra variar).

A aula foi muito proveitosa tanto para os alunos quanto para mim. Quem me conhece sabe como eu gosto de escalada e conversar sobre equipamentos e técnicas. Além disso é sempre bom saber que o conhecimento que eu passei pode ser útil para ajudar algum outro escalador menos preparado que possa entrar em alguma roubada por ai.

Algumas fotos já estão disponíveis no link Curso CSALT Dib.

- enviado por Tacio Philip às 20:29:59 de 27/10/2010.



< Anterior: Pedal na Pedra Grande de Atibaia | Listar publicações | Próxima: Workshop Photoshop para fotógrafos de natureza formato "pay-what-you-want" >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.