< Anterior: Dicas de acesso às montanhas do Parque Nacional do Itatiaia | Listar publicações | Próxima: Subida do Pico Cabeça de Touro, Morro do Tartarugão e Pedra da Mina na Serra Fina >

02/09/2010 23:44:58 (#349) - Escaladas na Pedreira do Jd Garcia - Campinas

Depois de acertar os detalhes ontem, hoje às 8h30 saí de casa, peguei o Dário perto do Parque Villa Lobos às 9h30 e seguimos então para a Pedreira do Jardim Garcia em Campinas.

O caminho foi tranquilo, fizemos apenas uma pausa no mercado para comprar um lanche e pouco depois das 11h estávamos na base da pedreira nos equipando para começar a escalar.

Começamos com a via No Brejo (5ºVI) e em seguida entramos na Perdido no Brejo (5ºsup/VIsup). De volta ao chão e de olho no croqui (que pode ser baixado no site do Davi Marski) fomos procurar então algumas vias que ainda não tínhamos escalado e seguimos então para o canto direito da pedreira, onde escalamos as vias Lactante (6ºsup) e Estressante (6ºsup), duas vias muito bonitas (leve costura longa para a 5ª proteção da Estressante!) sendo que essa segunda possui duas enfiadas e chega no topo da parede.

Novamente alguns rapéis para voltar ao chão, mais um lanche, mais uma olhada no croqui e fomos então para a via Homem Cobra (6ºsup VIIa). Já sofrendo com o cansaço do dia - e com um bom motivo extra: marimbondos na via - acabei desistindo de escalá-la, voltando ao chão logo depois de subir apenas até sua primeira proteção.

O final da tarde começava a chegar mas ainda havia um restante de energia pra queimar. Entramos então na última via do dia, e com certeza a com movimentação mais diferente, a Calangocídio (6ºsup). Essa via tem movimentos logos e que precisam de muita atenção e boa leitura (tem boas agarras, mas tem que encontrá-las e se posicionar bem para alcançá-las). Do seu topo, também no final da parede - mas em uma parte mais baixa - outro rapel até o chão, dei a última segurança do dia para que o Dário também a escalasse e logo em seguida começamos a guardar as coisas na mochila.

Na saída da pedreira fomos procurar uma coisa que ainda não tinhamos encontrado por lá: um Açaí. Aparentemente não tem mesmo nenhum próximo da pedreira então fomos até o Taquaral (acho que é um parque) onde comemos o merecido e esperado açaí. De lá mais um pouco de estrada, deixei o Dário no Carrefour do Villa Lobos por volta das 20h e às 21h já estava aqui em casa.

Para um bate-volta preguiçoso de escalada lá ainda é uma das melhores opções. É próximo de São Paulo, estrada boa (só asfalto), praticamente zero de caminhada no acesso à base das vias e vias bonitas de dificuldade média. E olhando o croqui ainda existem pendências a serem escaladas, logo volto por lá para resolvê-las!

- enviado por Tacio Philip às 23:44:58 de 02/09/2010.