Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Fugindo do Sorojchi em La Paz | Listar publicações | Próxima: Fazendo compras em La Paz >

30/08/2009 23:50:00 (#243) - Se aclimatando (passeando) em La Paz

Nos últimos dois dias o Alcides e eu não fizemos nada demais. Ontem acordamos, tomamos nosso café da manhã aqui no hotel e fomos então andar um pouco pela cidade.

Saindo do hotel resolvemos subir para o lado da calle Uyustus (não sei se é assim que se escreve). Passamos por ruas que vendem todos tipos de eletrônicos (em 2004 comprei um som para auto aqui mas hoje em dia, apesar de preços melhores que no Brasil, não estão mais tão melhores como há alguns anos), ruas com móveis, comida, roupas até chegar na própria Uyustus, uma verdadeira 25 de Março só que mais apertada e com muito mais camelôs. Lá aproveitei para comprar protetor solar, uns cremes para minha mãe (ela sempre faz essas encomendas) e depois, já na hora do almoço, descemos de taxi até o Dumbo na Av. 16 de Julio.

Ficamos um bom tempo por lá e depois fomos andar mais um pouco pela cidade, agora indo sentido Sul onde a paisagem muda completamente. Enquanto que próximo as ruas das agências (Sagarnaga, Illampu) e mais acima onde fomos é tudo muito precário pra não dizer muitas vezes sujo, descendo para o Sul a cidade melhora a cada metro com ruas mais largas e bonitas, prédios, bons restaurantes, lanchonetes, hotéis e por ai vai. Fomos andando, andando, meio que sem rumo e fazendo algumas fotos até que voltamos para o hotel e só saímos então no final da noite para comer alguma coisa antes de dormir.

Hoje não foi muito diferente. Acordamos, tomamos café e saímos para andar pela cidade. Descemos para a Iglesia de San Francisco onde já começamos a fazer algumas fotos e de lá seguimos descendo. Desta vez, em vez de descer pela 16 de Julio fomos por uma paralela, meio que seguindo em direção do Illimani bem ao final da paisagem.

Algumas poucas centenas de metros abaixo achamos o mirante Simon Bolivar com uma visão espetacular de La Paz e do Illimani. De lá começava uma passarela elevada que seguia até longe então resolvemos ver onde iria dar. Até hoje é com certeza o melhor lugar para fotografar a cidade de La Paz que eu estive e aproveitei para uma boa quantidade de fotografias, inclusive panorâmicas. Essa passarela segue bem alta meio que paralela ao vale onde antes passava um rio (agora canalizado) e no final chega em um parque público muito bem cuidado e limpo voltado às crianças, o parque Laikacota. Pagamos a entrada, Bs 3.50 por pessoa, tomamos um refrigerante e então mais fotografias antes de sair e então seguir em direção a Puente de Las Américas, com direito a uma pausa para uma salteña.

Voltando a caminhar eu, curioso em saber se em algum prédio deixariam que subissemos até o seu terraço para fotografar parei em um deles para perguntar e, como era de se esperar, não podia. Entretanto, nos disseram para tentar no Edifício Santa Inês. Andamos alguns metros até ele e não encontramos nenhum porteiro então aproveitando uma porta aberta subimos até seu último andar (23o.) e depois de um lance de escada saímos em duas portas trancadas, não tinha dado certo.

De volta ao térreo perguntamos a um policial no prédio se era possível e ele disse para falarmos com o porteiro (que não estava lá). Fomos então fazer compras em um supermercado (Ketal) e depois de comermos uns doces na calçada voltamos ao prédio onde na entrada encontramos com o porteiro que nos disse muito educadamente que era proibido subir. Agradecemos e seguimos então nosso caminho fotografando pela rua. Nem dois minutos se passaram e o porteiro veio então até nós e disse que se dessemos uma propina (gorjeta) ele nos levaria até lá. Pensamos um pouco e resolvemos subir. Seguimos o mesmo caminho que tinhamos ido antes só que agora ele tinha as chaves das portas e tivemos acesso ao terraço, ou melhor, ao telhado já que não é um lugar para passeio do prédio (não tinha nenhum parapeito, chegando próximo a beirada dava para ver que era mesmo o final do prédio e só teria chão novamente 23 andares abaixo).

Lá demos uma pequena propina (Bs 10, o equivalente a uns R$3) e enquanto o Alcides o distraia (que já queria descer logo quando chegamos, principalmente porque a gorjeta não deve ter sido o que ele esperava) eu aproveitei para fazer umas fotos. A vista é realmente linda e para todos os lados que olhávamos percebíamos que estávamos mais altos. Acho que é o prédio mais alto de La Paz!

Saindo do prédio continuamos nossa caminhada agora de volta para o hotel. No caminho mais fotos, mais sorvete no Brosso (um restaurante no estilo do Dumbo que é outro mais antigo aqui) e depois mais algumas fotos e pequenas compras na calle Sagarnaga e na calle de las Brujas.

De volta ao hotel tomamos banho e agora a noite saímos para comer um hamburguer no Pollos Copacabana. Amanhã o dia será mais corrido e com metas mais definidas. De manhã vamos comprar alguns equipamentos de escalada que ainda nos faltam e depois comprar o restante da comida que vamos precisar nas montanhas. Se tudo correr bem acertamos tudo isso amanhã e na 3a. feira vamos para o Chacaltaya passar uma noite em seu refúgio a 5200m de altitude para acelerar um pouco o processo de aclimatação. Depois disso estaremos prontos para ir para o Condoriri escalar algumas de suas montanhas.

E como os dias de ontem e de hoje foram bem reservados para fotografias e passeios por La Paz já estão no ar duas pastas de fotografias aqui no site (pelo menos estou tentando acabar de fazer o upload e colocar as legendas já que a internet hoje está muito lenta e instável). Uma pasta contém as fotos feitas com a Canon EOS 5D (apenas algumas poucas fotos de Sta Cruz de la Sierra) e outra com as fotos feitas ontem e hoje com a Canon G10 aqui em La Paz (é muito menos intimador fotografar com a compacta e hoje rendeu!).

Os links para os albuns são: Bolívia 2009 (G10) e Bolívia 2009 (EOS 5D).

- enviado por Tacio Philip às 23:50:00 de 30/08/2009.



< Anterior: Fugindo do Sorojchi em La Paz | Listar publicações | Próxima: Fazendo compras em La Paz >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.