Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Mais uma vez na via Evolução em Pedralva e outras escaladas, canoagem, pedal etc. | Listar publicações |

03/09/2019 19:38:53 (#595) - Escaladas na Pedra de São Domingos - voltando literalmente após mais de uma década!

Na sexta-feira passada, aproveitando a folga do Juvenil pegamos a estrada e seguimos rumo Córrego do Bom Jesus, subindo de carro até quase o topo da Pedra de São Domingos, que eu havia tentado escalar há literalmente mais de uma década, em uma época que não existia uma boa trilha de acesso às bases das vias e, como ainda pouca gente escalava por lá, as vias (que eram também poucas) pareciam "acarpetadas" de tanto musgo, o que fez com que a tentativa anterior não desse muito certo (lembro que rapelamos duas enfiadas de uma das vias e praticamente subimos de "batman" porque era impossível escalar no musgo).

Mas o tempo foi passando, desde o ano passado tenho visto que muita gente tem ido lá escalar e que tem várias vias novas, o que chamou minha atenção. Sendo assim, esse ano, finalmente, voltei por lá, neste Pico que é o primeiro acima de 2000 metros de altitude no Sul da Serra da Mantiqueira (2050 m de altitude) e razoavelmente perto de casa, quase 100 km.

Saímos de Bragança e, depois de um trecho tranquilo de asfalto e um (como antes) trecho ruim de terra (e pior quando calçado chegando ao topo), por volta do meio dia estacionamos o carro, pegamos nossos equipamentos e começamos a descer pela trilha que vai circundando a pedra, aproveitando para mapeá-la no GPS, reconhecer e marcar também no GPS as bases de praticamente todas as vias (algumas não estão no croqui que tínhamos em mãos).

Feito esse reconhecimento entramos então na que acredito ser a via mais antiga de lá, a Luiza Menin - D1 5º Vsup E2 160 m, fácil de identificar por ter sido conquistada com grampos P (que continuam lá firmes e fortes!). A rocha lembra MUITO Pedra Bela (onde é a prática dos meus Cursos de Escalada), com a diferença de ser mais longo e com uma graduação "mais divertida" que a Maria Antônia, que também tem o mesmo tipo de rocha, com vias também longas só que mais tranquilas.

Chegando ao final da via esticamos a caminhada até o cume, fizemos uma pausa para o lanche, passamos no carro onde peguei a bateria extra da câmera fotográfica e fomos então para a próxima via do dia, a Pai Herói - D1 5º Vsup E3 150 m, bem ao lado direito da Luiza, e com uma linha praticamente reta para cima, uma via que vale muito a pena fazer!

De volta ao top,o dessa vez quase não paramos e fomos então fechar nossa tarde de escaladas na via Patagoniana - D1 3ºsup IV E2 52 m, só para quase acumularmos 400 metros de vias escaladas (se contar as caminhadas após a última parada de cada uma das vias deu mais que isso) ;-) Essa última via é bem tranquilinha e logo após ela paramos para mais um lanche e curtir o pôr-do-Sol, antes de pegarmos estrada de volta para Bragança.

A vez que tentei escalar por lá foi em 2004 (ou 2006? não tenho certeza pelas datas nos meus arquivos de GPS) e agora, vendo que as paredes estão limpas (na medida do possível), com muito mais vias e uma boa trilha para a base, certamente voltarei! Um lugar que vale a pena algumas idas e algumas outras vias já me deixaram com água na boca!

E se você quer entrar para o mundo da escalada fazendo um curso ou, se já escala, fazer uma reciclagem em algum local (inclusive pode ser na São Domingos), entre em contato pelo meu site www.climbing.com.br.

- enviado por Tacio Philip às 19:38:53 de 03/09/2019.



< Anterior: Mais uma vez na via Evolução em Pedralva e outras escaladas, canoagem, pedal etc. | Listar publicações |

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos
- Consultoria fotográfica

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
- escalada elektra - ana chata
- escaladas no cuscuzeiro - analandia
- folk festival ii - tyr e arkona
- travessia serra fina 2.0 em 1 dia
- serra do lopo - acesso vargem
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/19
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
8 Usuários Online (210 nas últimas 24hs)