Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Livro Os quase 35 pontos mais altos do Brasil: histórias sobre a escalada de 31 deles e porque abandonei o projeto | Listar publicações |

28/11/2018 21:50:08 (#588) - Palestras, exposição e muitas escaladas no Cuscuzeiro, em Analândia

Há alguns meses recebi um convite do Alexandre para dar uma palestra de macrofotografia no 2o. evento Analândia - Cidade Fotográfica e a primeira coisa que veio a cabeça foi: escalar no Cuscuzeiro!

Conversamos, vimos se seria viável (tanto para ele quanto para mim) e, no final, acabamos fechando duas palestras: uma de macrofotografia, no dia 17 de novembro, e outra de fotografia no montanhismo e na escalada, dia 18, além de uma exposição com algumas das minhas fotos feitas com a técnica de empilhamento de imagens.

Sendo assim, no dia 16 de novembro a Lorena e eu pegamos estrada de Bragança para Analândia, onde chegamos no começo da tarde, indo direto para o Cuscuzeiro, para nosso primeiro dia de escalada. Nesse dia aproveitando para nos "aclimatar" com o arenito entramos em umas vias mais tranquilas, curtindo a "maciez" daquela rocha (com agarrões, negativos e ainda assim, com aderência).

Saindo de lá demos uma passada no local onde seriam as palestras para eu "me achar na cidade", no centro, por pura coincidência encontramos o Werter (amigo de infância da Lorena), jantamos na praça em um trailer (uma comida japonesa gostosa, mas quase do tamanho de um copo descartável de cafezinho de tão pequena) e, à noite estávamos hospedados no Orquidário Tico e Teco, onde ficaríamos hospedados pelos próximos dias (e onde foi minha exposição fotográfica, dentro de sua estufa principal).

No dia seguinte acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã (aproveitando o evento "Café com orquídeas") e seguimos então, mais uma vez, para o Cuscuzeiro (a menos de 5 minutos de onde havíamos ficado). Por lá mais um dia de escaladas e agora, além de "brincar" nas vias negativas, mas com agarrões, pude "brincar+sofrer" um pouco em dois 7a, um deles que só tem essa graduação por causa da saída-mais-que-estúpida (via A Insaciável) e depois fechar o dia na clássica "Sunday Bloody Sunday" (se for escalar no Cuscuzeiro peça o guia direto com o Rodrigo Genja em https://queroescalar.com.br/guia-completo-de-escalada-do-cuscuzeiro/.

Logo na saída um almoço no local, depois uma pausa para descanso e banho no orquidário e, no final da tarde, depois de um lanche-janta (com direito a várias degustações em eventos no centro de Analândia) dei minha palestra sobre macrofotografia, com cerca de 2 horas de duração (e possivelmente minha última palestra). A fotografia está tão valorizada que uma palestra que custava R$ 30,00 para o participante - se ele não tivesse comprado na promoção com 50% de desconto - ficou quase vazia, com umas 8 pessoas (mas minha parte fiz e foi gostoso falar de macro, equipamento, linguagem, arte etc etc etc).

À noite, de volta ao orquidário, uma merecida noite de sono (nesse dia havíamos comprado "cobrinhas" para espantar um pouco os pernilongos) e, no dia seguinte, de manhã, minha outra palestra, agora sobre fotografia no montanhismo e na escalada, já que cursos de escalada é um dos meus trabalhos "mais oficiais" (conheça meu site climbing).

Nessa outra palestra, gratuita, além da organização tinham umas 6 pessoas, sendo que 3 delas eu tinha conhecido e convidado no dia anterior, enquanto a Lorena e eu escalávamos no Cuscuzeiro (ou seja, eram escaladores)... Isso só confirma mais ainda uma coisa que eu já tinha certeza e que é o motivo de eu ter parado de dar cursos, palestras, workshops há alguns anos: estupidez insistir no ensino de temas de fotografia que precisam de estudo e que são principalmente foto autoral! As pessoas só querem foto de "newborn", "trash the dress", "wedding", os mais-que-na-moda drones e qualquer outro nome bonitinho-gringo-estúpido que possam vender para clientes que querem fotinhas da moda e que tenham "receita barata" para serem feitas, sem precisar de estudo (afinal, estudar foto para que se a maioria só é "profissional" de final de semana mesmo, não? Trouxa sou eu com uma pós-graduação em foto e por gostar de discutir imagem, arte, filosofia da fotografia etc.).

Mas, ignorando tudo isso (a falta de público interessado nos temas que eu gosto), a viagem foi muito legal! Dei as palestras da maneira que sempre fiz (dando o meu melhor), durante as palestras me diverti muito (gosto de mostrar minhas fotos, falar sobre elas e ensinar) e, na hora do almoço estávamos em um restaurante comendo para, em seguida, pegar estrada de volta para Bragança (nem que aguentássemos escalar nesse dia poderíamos: choveu!).

De volta à Bragança cuidamos do gato Elbrus e fomos então passar uns dias em São Paulo, na casa da minha mãe. Agora estamos de volta em casa, aproveitando os dias para escrever mais um livro que espero lançar esse ano (agora sobre o uso das calculadoras hp Prime, que ensino em vídeo cursos que ofereço pelo hpclub do Brasil (além de varrer folha, reorganizar mudas de árvores, limpar telhas onde tinha goteira...) e, hoje, uma quarta-feira de escaladas no Visual das Águas, do "lado" de casa (e amanhã tem mais). ;-)

Algumas fotos de Analândia (fotos do local e algumas em infravermelho) em Escaladas no Cuscuzeiro - Analândia.

- enviado por Tacio Philip às 21:50:08 de 28/11/2018.



< Anterior: Livro Os quase 35 pontos mais altos do Brasil: histórias sobre a escalada de 31 deles e porque abandonei o projeto | Listar publicações |

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos
- Consultoria fotográfica

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- escaladas no cuscuzeiro - analandia
- folk festival ii - tyr e arkona
- travessia serra fina 2.0 em 1 dia
- serra do lopo - acesso vargem
- travessia serra fina 2.0
- travessia marins itaguare
- show ozzy osbourne - sp
- vila industrial - campinas
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/18
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
11 Usuários Online (448 nas últimas 24hs)