Depois de um mês com poucas coisas fora da "agenda comum" (pedalar, escalar, cuidar da casa e encontrar nela um morador não muito desejado - veja o vídeo abaixo), no final de semana passado, após uma espera de quase 1 ano desde a compra do ingresso, chegou a hora da Lorena e eu irmos (mais uma vez), até o Espaço das Américas, para o show da tão esperada reunião do Helloween, turnê "Pumpkins United", com todos seus vocalistas (Kai Hansen, Michael Kiske e Andi Deris).
Eu já havia assistido mais de um show do Helloween (que eu lembre Monsters of Rock em 1996 e no Espaço das Américas, com Gamma Ray, em 2013), já tendo visto tanto o Kai Hansen quanto o Andi Deris, mas ainda faltava assistir como eu mais queria: com o Michael Kiske no vocal.
Michael Kiske e Andi Deris
Eu não acompanhei a carreira inteira da banda mas, como um bom velho saudosista que conheceu a banda na época do lançamento dos "Keepers" (sim, faz tempo isso), obviamente fui doutrinado com o vocal do Kiske que, até hoje, é o que mais me agrada. Cheguei até a ouvir algumas coisas com o Andi na sequência mas o tímpano já estava calibrado e não tinha volta (e também gosto muito do estilo diferente do Kai).
Sendo assim, no dia 29 de Outubro, antes das 18 horas a Lorena e eu já estávamos, como sempre, sentados no chão do Espaço das Américas, aguardando o início do show. A espera foi curta e logo entrou no palco um produtor pedindo que "fossemos insanos" na apresentação já que o show seria gravado para o lançamento de um DVD. Atendendo ao pedido, poucos minutos depois, com o público muito animado (coisa que anda rara de se ver hoje em dia), a banda entrou no palco com a música Halloween.
Michael Kiske e Kai Hansen
Não tenho muito a falar do show a não ser que foi ESPETACULAR! Foram tocadas músicas de todas as fases da banda (setlist mais abaixo), com participação de todos os vocalistas e com muitos duetos e "trietos". Realmente uma apresentação excelente (apesar dos problemas técnicos que pausaram o show por mais de 20 minutos e deu uma esfriada no público - mas que aqueceu rapidamente depois).
Não tinha como ouvir clássicos como Dr. Stein, Rise and Fall, Future World, I Want Out e How Many Tears com o Kiske e não lembrar do ótimo álbum "Live in the U.K." de 1989 (um dos álbuns que eu considero "absolutos" - com todas as músicas excelentes, sem nenhuma que vala a pena "pular para a próxima"). Ou seja, valeu muito a pena e cada minuto do show foi muito bem aproveitado (o suficiente para estar meio rouco até o dia seguinte) e que venha o lançamento do DVD :-)
Setlist
Halloween (com Michael Kiske & Andi Deris)
Dr. Stein (com Michael Kiske & Andi Deris)
Im Alive (com Michael Kiske)
If I Could Fly (com Andi Deris)
Are You Metal? (com Andi Deris)
Rise and Fall (com Michael Kiske)
Waiting for the Thunder (com Andi Deris)
Perfect Gentleman (com Andi Deris)
Starlight / Ride the Sky / Judas / Heavy Metal (Is the Law) (com Kai Hansen)
Forever and One (Neverland) (com Michael Kiske & Andi Deris)
A Tale That Wasnt Right (com Michael Kiske & Andi Deris)
I Can (com Andi Deris)
Solo de bateria (com homenagem e vídeo do Ingo Schwichtenberg)
Livin Aint No Crime / A Little Time (com Michael Kiske)
Why? (com Michael Kiske & Andi Deris)
Sole Survivor (com Andi Deris)
Power (com Andi Deris)
How Many Tears (com Michael Kiske, Andi Deris & Kai Hansen)
Eagle Fly Free (com Michael Kiske)
Keeper of the Seven Keys (com Michael Kiske & Andi Deris)
Future World (com Michael Kiske. Com introdução solo de ?In the Hall of the Mountain King? por Kai Hansen)
I Want Out (com Michael Kiske & Andi Deris)