Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Qual GPS comprar para simples marcação de pontos e cálculo de áreas | Listar publicações | Próxima: Visitando o PN Itatiaia em 2117 >

23/08/2017 11:57:08 (#569) - Mapa da travessia da Serra Fina para GPS Garmin

RESUMO:
Arquivo de mapa da travessia da Serra Fina (Toca do Loco ao Sítio do Pierre) e trilha do Paiolinho para ser transferido/instalado em GPS Garmin que aceitam mapas (eTrex 20, eTrex 30, série GPSMap etc.).
Arquivo com trilhas, cumes, pontos de água, acampamento, bifurcações pronto para uso e sem ocupar a memória de trilhas/waypoints do aparelho (o arquivo é instalado como mapa de fundo, inclusive minimizando o risco de ser apagado por engano durante a travessia por operação ou configuração errada do aparelho.
Valor do mapa:
Apenas R$ 49,00
Você receberá por email um pacote com o mapa e informações necessárias para uso/instalação.

Comprar mapa

Veja também: Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros.

Há muito tempo eu uso aparelhos GPS (mais de 15 anos) e, nesse tempo, mapeei praticamente todas as trilhas/travessias/escaladas que eu fiz até hoje (e continuo mapeando). Uma delas, acho que entre as mais conhecidas, é a tradicional travessia da Serra Fina, na Serra da Mantiqueira, nas divisas dos estados de SP, MG e RJ, iniciando normalmente na Toca do Lobo (Passa-Quatro-MG) e terminando no Sítio do Pierre (Itamonte-MG), em uma caminhada pela crista da serra que, o mais comum, é ser percorrida em 4 dias.

Em todo esse tempo ajudei muita gente fornecendo informações e arquivos da travessia com tracks e waypoints e notei que, uma das dificuldades, ou por falta de tempo para estudo, ou por preguiça mesmo, é a pré-edição dos arquivos, necessário antes de transferir os dados para os aparelhos GPS (alguns GPS Garmin tem limitações no número de tracks, no número de pontos em cada track, no nome dos waypoints, no formato do arquivo a ser usado, no método de transferência etc. e isso varia de modelo a modelo) - inclusive, esse foi um dos motivos também de eu ter lançado este meu Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros, veja esse link se você quer realmente aproveitar o potencial do seu aparelho GPS.


Mapa da Serra Fina na tela do GPS eTrex 30

Entretanto, para quem quer mais comodidade, facilidade e segurança, estou lançando um arquivo, para servir de base para quem for realizar essa travessia, no formato de mapa de fundo para os GPS Garmin. Dependendo o modelo do seu GPS, para instalar esse mapa basta conectá-lo via USB e arrastar 1 (um!) arquivo para uma pasta específica do aparelho (eu ensino como). No pior dos casos, você executará um arquivo no computador, o mapa passará a aparecer nos programas de transferência de mapas mais comuns da Garmin (MapInstall do Basecamp e MapSource) e então você seleciona e envia o mapa para o aparelho (também ensino isso passo-a-passo).

As vantagens principais desse método é:

  • Não é necessário verificar (e às vezes editar) a quantidade e tamanho das trilhas antes de enviá-las;
  • Não é necessário verificar nomes de waypoints de modo que não estejam repetidos (alguns aparelhos não aceitam);
  • Não há risco de apagar o mapa, no meio da travessia, por operação ou configuração errada no aparelho;
  • Não ocupa a memória usada pelo GPS para armazenamento de tracks e waypoints (permitindo que você tenha mais espaço para seu próprio mapeamento);
  • Basta você conectar seu GPS via USB, arrastar um arquivo para sua pasta ou instalar o mapa a partir do Basecamp ou MapSource, confirmar que ele está ativo no aparelho e está tudo pronto.


Mapa da Serra Fina no software Garmin Basacamp

Neste mapeamento da Serra Fina estão inclusas as estradas de terra de acesso aos pontos iniciais/finais da travessia, a travessia completa da Serra Fina, iniciando no estacionamento antes da Toca do Lobo e passando pelo Alto do Capim Amarelo, Pedra da Mina, Vale do Ruah, Pico Três Estados até sua saída no Sítio do Pierre. Está no arquivo também o acesso à Fazenda Serra Fina e a trilha do Paiolinho, um "atalho" às vezes necessário quando ocorre algum imprevisto durante a travessia. Além disso, no arquivo estão mapeados também os cumes, pontos de água (importante nessa travessia), pontos de acampamento e bifurcações, de modo a garantir a segurança se você estiver na travessia e, por exemplo, o tempo fechar (já peguei lá com neblina e fica difícil enxergar mais que 10 metros de distância).

Esse formato de arquivo, no formato de mapa pronto para seu visualizado no GPS, pode ser usado em praticamente todos os modelos GPS Garmin que aceitam mapas (eTrex 20, eTrex 30, eTrex Vista, GPSmap (60, 62, 64, 72, 76, 78 séries C, Cx, CS, CSx, S, ST, STC etc.), Montana, Colorado, Oregon, Edge, Dakota etc.) - se tiver dúvida se o seu aparelho aceita me pergunte que vejo para você. Veja também este link se você tem dúvida sobre qual GPS comprar para uso em caminhada/trekking/montanhismo.


Mapa da Serra Fina no software Garmin MapSource

Valor do mapa:
Apenas R$ 49,00
Você receberá por email um pacote com o mapa e informações necessárias para uso/instalação.

Comprar mapa

Qualquer dúvida entre em contato e veja também o Vídeo Curso GPS: Operação, tratamento de dados e planejamento de roteiros.

- enviado por Tacio Philip às 11:57:08 de 23/08/2017.



< Anterior: Qual GPS comprar para simples marcação de pontos e cálculo de áreas | Listar publicações | Próxima: Visitando o PN Itatiaia em 2117 >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos
- Consultoria fotográfica

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- pico do selado - monte verde
- folk festival
- show helloween - pumpkins united
- show alice cooper e guns n roses
- expo nirvana
- show def leppard e aerosmith
- show bon jovi
- travessia norte-sul no caparao
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
8 Usuários Online (343 nas últimas 24hs)