Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Cicloviagem do começo do ano - 360 km de sobe-desce entre interior-litoral-interior | Listar publicações | Próxima: Escaladas no visual, cursos e passeio no PN Itatiaia >

07/03/2013 11:59:44 (#471) - Depois de cursos quase uma semana de escaladas por Minas e São Paulo

No dia 15, a Aline eu estivemos em Pedra Bela para mais uma aula sobre escalada em rocha com prática para os alunos do Curso de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo. Eu já tinha dado essa aula algumas vezes e a mesma consiste em falar brevemente sobre alguns equipamentos usados pelo escalador e, principalmente, sobre ética do esporte e suas vantagens fisiológicas, parte abordada pela Aline. E, para não ficar uma aula só teórica e monótona, sempre monto alguns top ropes para o pessoal experimentar o que realmente é escalar uma rocha.

Já no final de semana, dias 16 e 17, teve a 12ª turma do Curso Básico de Escalada em Rocha, turma lotada com 13 alunos! Como professores, além de mim estavam a Aline, Pedro e o Osvaldo, que deu um bom help nessa turma (faz parte da nossa estrutura de curso um número máximo de alunos por professor na aula prática).

O curso correu muito bem com aula teórica no Sábado e prática no Domingo (só um pouco mais arriscada por causa de uma outra turma de um "curso" que chegou a deixar cair equipamento da parede). Diversos alunos deste turma nunca tinham tido contato com escalada e hoje já me perguntam onde comprar e dicas de equipamentos.

Na semana seguinte ao curso me dediquei mais à internet e finalmente coloquei um site rodando no endereço www.climbing.com.br. Eu já havia adquirido este domínio há algum tempo mas ele estava direcionando para uma página aqui no meu blog, agora é finalmente um site à parte e onde divulgo meus cursos de escalada.

Com o final de tanto trabalho chegou a hora da diversão. Sendo assim, no Sábado dia 23 a Aline e eu pegamos estrada. Não tínhamos um roteiro definido mas uma ideia de lado a seguir então fomos parar no começo da noite em Itajubá - MG, onde depois de rodar um pouco nos hospedamos, saímos para jantar e depois voltamos para o quarto onde a Aline pintou as pontas do meu cabelo (só para variar o visual um pouco) :-)

No Domingo acordamos sem muita pressa, tomamos café da manhã e fomos então para a Pedra da Piedade, local que eu só havia escalado uma vez, em um festival de escalada há alguns anos. Fomos seguindo de carro pela estrada de terra até uma árvore caída, continuamos a pé e na rocha acabamos escalando só uma via (2x). O calor estava absurdo, os mosquitos mais ainda e a chuva estava chegando.

De volta ao carro uma pausa para Açaí na cidade e depois mais estrada. Cheguei a cogitar de irmos para Pedralva, mas como estava chovendo todos os dias no começo da tarde, era muito arriscado perder a viagem e o dia então seguimos para São Bento do Sapucaí - SP, com direito a uma pausa para escalar nesse mesmo dia na Falésia Vista Aérea.

Na segunda-feira, ainda em SBS, fomos para a Ana Chata. Depois da trilha entramos na via Johnny Quest e assim que chegamos ao cume arrumamos logo as coisas e começamos a descer, sendo alcançados pela chuva no meio da trilha (felizmente quando estava mais forte estávamos entre árvores grandes, assim mal chegamos a nos molhar).

De volta ao carro descemos para a cidade para o Acaí e depois uma longa tarde de preguiça enrolando na pousada e pelo centro, antes do jantar.

No dia seguinte saímos de SBS e seguimos para Pindamonhangaba, para escalar na Falésia Paraíso. Chegamos na base da parede com o clima "estranho", subimos uma primeira via e logo veio a chuva. Apostando que seria rápida nos abrigamos e aguardamos que ela passasse, o que aconteceu rapidamente e ainda havia sobrado várias vias secas, sendo assim escalamos mais um pouco antes de ir para o centro da cidade em busca do, como sempre, Açaí!

De volta à estrada com o final do dia (e sendo enganado pelo GPS que me mandou seguir por dentro das cidades até Taubaté) seguimos então para Salesópolis. Rodamos bastante pela cidade até achar uma pousada aberta e com preço decente, saímos para jantar e embaixo de uma forte chuva fomos dormir.

Na manhã seguinte, 4ª feira e último dia de escalada dessa viagem, passamos em uma padaria para o café da manhã (mesma que eu havia tomado café no começo de Janeiro durante uma cicloviagem e então seguimos para a Pedra da Represa.

Apenas "tendo ouvido falar" mas sem saber da situação real, seguimos pelo caminho padrão, que leva ao Aterrado. Lá vi pessoalmente porque não dava para atravessá-lo: tinha desabado um trecho. Nos informamos com um pessoal e seguimos então pelo caminho alternativo que, em vez de ter uns 4 km até a Pedra (do centro da cidade) tem mais de 12 km. Mas chegamos.

Na base da parede logo nos equipamos e aproveitei para escalar 3 vias que ainda não tinha escalado, todas com duas enfiadas e dessa vez uma delas sem marimbondos no tetinho da 2ª enfiada. De volta ao chão e já sentindo o cansaço dos dias guardamos as coisas, descemos e mais uma vez pegamos estrada, agora de volta para São Bernardo, na casa da Aline.

Os dias seguintes foram em São Paulo, mexendo no novo site e colocando tudo em dia os antigos e no Domingo fomos com o Guilherme Ide fazer umas fotos macro no Parque da Cantareira.

Na segunda-feira dei uma aula particular de ajuste de imagens com Photoshop e ainda treinei um pouco na 90 graus. Na terça-feira voltou a minha "rotina": depois de 82 dias de férias voltaram as aulas na pós (e a primeira aula me fez lembrar de uma coisa: não ficar nunca mais 2 meses sem pedalar, como eu vou pra faculdade de bike e são 40 km ao total, a perna sentiu). Hoje será mais um dia de pedal e aula, mas já devo sofrer menos.

E veja no link Escaladas Sul MG e SP algumas fotos das escaladas.

- enviado por Tacio Philip às 11:59:44 de 07/03/2013.



< Anterior: Cicloviagem do começo do ano - 360 km de sobe-desce entre interior-litoral-interior | Listar publicações | Próxima: Escaladas no visual, cursos e passeio no PN Itatiaia >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.