Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

04/07/2012 23:13:21 - Descida da Serra Velha (SP148) de bike (SP-Santos)

Mesmo com a correria do lançamento do meu livro e organização de mais uma exposição fotográfica, sempre consigo um tempinho para dar uma relaxada na mente estressando meus músculos. E foi isso que fiz no último Sábado, dia 30 de Junho.

Depois de ter conhecido o Lucas por email, quando trocamos alguns arquivos de GPS de trilhas de mtb, há umas duas semanas ele levantou a possibilidade de descermos para Santos, saindo de São Paulo, pela Serra Velha. Esse ano eu já havia estado pela região e tinha visto que o local estava fechado para visitação, então começaram os planejamentos das opções que nos levariam a realizar esse passeio.

Alguns emails indo e vindo, muita troca de info, mais e mais tempo analisando opções pelo Google Earth e, depois de fecharmos o grupo com o Lucas, Baiano, Alexandre, Dom e eu, no Sábado cedo nos encontramos aqui perto de casa e por volta das 8h15 começamos nosso pedal seguindo pela Av Cursino, Ourives, 31/Março e de lá seguindo pela Rod Anchieta.

Nossa primeira pausa para registrar o passeio foi chegando na represa em Riacho Grande, onde uma grande placa nos lembrava : Caminho do Mar - Trecho Serra Proibido para Descida, o que não era novidade nenhuma, e logo seguimos, saindo da Anchieta e entrando na SP-148, a Rodovia Caminho do Mar, também conhecida como "Serra Velha de Santos" por ser bem mais antiga que as outras que descem para essa região do litoral paulista.

Logo no começo uma pausa para um Gatorade e um pé-de-moleque, mais um pouco de pedal e, já chegando no trecho da estrada pouco movimentado, onde muitas pessoas treinavam de bike, seguimos até a 1ª portaria do parque onde disseram que não podíamos seguir.

Ainda era bem cedo, voltamos alguns poucos quilômetros e tentamos um caminho que havia mapeado pelo Google Earth, passando por uma barragem, mas que não nos levou a lugar algum, tendo que voltar. Pelo menos, enquanto estávamos na barragem fazendo um lanche, uma pessoa nos informou onde havia uma trilha que "pulava" a portaria e foi essa que fomos procurar, entrando logo em uma saída na lateral da pista que seguia por uma estrada de terra (muitas vezes um charco) margeando o asfalto até uma saída a uns 50 metros da portaria.

Início da trilha pra descida da Serra Velha de Santos de bike

Quase na borda da estrada paramos, nos juntamos e sem perder tempo começamos a pedalar, atravessando a estrada rapidamente para o estacionamento e seguindo para a trilha que eu havia "experimentado" há alguns meses.

O começo da trilha é o mesmo mas logo pegamos uma bifurcação mais fechada que nos levou até a Calçada do Lorena, uma "trilha" calçada por escravos há alguns séculos. Nessa hora não tínhamos certeza do caminho e resolvemos seguir subindo pela calçada até que saímos no Monumento do Pico, com uma visão espetacular para o litoral.

Lá mais uma longa pausa - principalmente para fotos - e depois resolvemos continuar pela calçada, descendo empurrando a bike por uma trilha de pedras ainda bem aberta mas que o mato começa a ameaçar a encobrir. A descida foi lenta para evitar acidentes - alguns trechos escorregava muito - mas tranquila, saindo no Belvedere Circular, outro monumento no local e agora sim na nossa meta, na estrada!

Calçada do Lorena durante descida para Santos de bike

De lá a descida foi bem tranquila, toda por cimento de ótima qualidade e com várias pausas para fotos. Inclusive, durante uma delas, alguns seguranças que faziam a ronda de carro nos perguntaram como chegamos lá. Ao falar que era por trilha eles só disseram: "só cuidado para não cair", mostrando que a proibição vem de cima e sem motivos. Inclusive, um dos motivos dados para o fechamento são "deslizamentos" na estrada, o que vimos que já foi consertado e que foram pequenas barreiras que caíram sobre a estrada, nada de estrada desbarrancada como fazem entender.

Depois de muitas pausas para fotos chegamos ao final da descida, passamos uma 1ª cancela e depois a portaria oficial da usina da Petrobrás. Lá, o segurança perguntou de onde vínhamos e depois que falamos que tínhamos descido a serra ele só disse: "vou fazer o que, já desceram, vai lá!" em tom irônico e bem humorado sobre nossa saída.

Novamente na legalidade, agora seguimos pelas estradas e ruas de Santos até a praia, fazendo uma longa pausa para um peixe olhando o mar enquanto comentávamos sobre os 80 km percorridos nesse caminho.

Final da descida para Santos pela Serra Velha (SP-148)

Saindo do quiosque na praia mais uns quilômetros até a ponta da praia, bikes no bagageiro do ônibus até o Jabaquara e de lá mais alguns poucos quilômetros de volta até em casa, onde cheguei por volta das 20h.

Essa foi a 3ª vez que desci até o litoral pedalando. A 1ª vez foi há uns 12 anos quando fui para Itanhaém descendo pela Anchieta, no começo do ano fiz a rota márcia prado, que desce pela estrada de manutenção da Imigrantes e agora esta, que ganha das outras pelo visual!

Em Santos depois da descida pela Serra Velha (SP-148)

Além disso um parabéns para o grupo. O Dom e eu depois assumimos que nos assustamos um pouco quando conhecemos o resto do pessoal e vimos que não estão tão acostumados a pedalar, como temos feito, mas todos são muito conscientes e guerreiros! Todos nós chegamos, e juntos, onde queríamos! E esse é um passeio que repetirei muito em breve, mas com algumas pequenas alterações para conhecer melhor a região!

E as fotos do passeio estão no link Descida da Serra Velha (SP148) de bike (SP-Santos) .

- enviado por Tacio Philip às 23:13:21 de 04/07/2012.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (231 nas últimas 24hs)