Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

27/06/2011 14:22:24 - Escalada das vias Savamu, Nini van Prehn e Monstro do Pântano na Pedra do Pântano - Andradas - MG

Na sexta feira antes do final de semana passado (dia 17), depois de ter acabado de voltar de São Bento de Sapucaí, à noite o Osvaldo, Victor e eu pegamos estrada rumo a Andradas, MG. A viagem foi tranquila com apenas uma pausa para lanche e, por volta da meia-noite, estávamos no Abrigo Pântano nos preparando para dormir.

No dia seguinte acordamos sem muita pressa, tomamos café da manhã e subimos até a base da Pedra do Pântano onde nos equipamos e o Osvaldo começou guiando a 1ª enfiada da via Savamu (5º VIsup). Na sequência foi o Victor e, para evitar que a parada ficasse congestionada com nós 3, antes de eu entrar na parede o Osvaldo seguiu para a 2ª parada, de lá deu novamente seg para o Victor e ai sim entrei na parede, esticando direto até a parada onde me aguardavam.

Lá, sem perder muito tempo peguei o resto de equipo que eu precisaria e segui então pela 3ª (e linda!) enfiada da via (um diedro em móvel), dei segurança para o Osvaldo e na sequência subi para a 4ª parada, onde o Osvaldo chegou logo em seguida e de onde demos segurança para que o Victor emendasse as 3ª e 4ª enfiadas.

De lá o Victor seguiu sem parar e foi então até o final da via, na 6ª parada, onde logo subimos o Osvaldo e eu para depois fazermos os longos rapéis de volta ao chão.

Mesmo tendo demorado para escalarmos em 3, ainda havia tempo e muito dedo para queimar, entrei então na via Nini van Prehn 5ºVsup (essa graduação é da conquista da via, hoje em dia é um VIsup porque quebraram muitas agarras). Eu entrei achando que seria um passeio na parede, mas a via é exigente e dolorida, é bem vertical e toda em minúsculos regletes afiados. Da 1ª parada dei seg para o Osvaldo que se juntou a mim, seguiu até o final e de cima deu a seg para que eu também concluisse a via.

De volta ao chão o Victor entrou na Monstro do Pântano (6ºVI) e, depois de ter desistido na 3ª ou 4ª proteção entrei para escalá-la, tendo ido até a 1ª parada e descido. De lá trilha de volta para o abrigo, um merecido banho e depois jantar próximo da Praça da Cidade antes de voltar ao abrigo para capotar na cama.

No dia seguinte acordamos bem preguiçosos, tomamos café e novamente seguimos até a base da Pedra do Pântano. Lá enrolamos bastante e depois o Osvaldo entrou na Monstro do Pântano (6ºVI), emendando as 2 enfiadas como eu havia feito na 1ª vez que a escalei. Na sequência foi o Victor, indo até mais ou menos metade da 1ª enfiada e depois eu, indo até sua parada e dando seg para que o Victor se juntasse a mim na parada e me desse segurança para eu ir até o seu final.

De volta ao chão, por volta da hora do almoço, descemos para o abrigo, arrumamos as coisas e seguimos estrada de volta para São Paulo, onde chegamos no começo da noite.

Apesar da distância (quase 300km) e número de pedágios (mais de R$54 ida e volta) a região é interessante e possui vias bonitas que valem a pena serem escaladas, principalmente se a pessoa procura um "campo escola" para vias tradicionais protegidas em móvel. Com certeza voltarei!

E algumas das fotos (feitas por mim, Victor e Osvaldo) estão no link Escaladas em Andradas.

- enviado por Tacio Philip às 14:22:24 de 27/06/2011.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (244 nas últimas 24hs)