Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

21/06/2011 18:39:53 - Escalada das vias Galba Athaide (Bauzinho), Justiceiro e Elektra (Ana Chata) em São Bento do Sapucaí

Depois de um final de semana escalando na Pedra do Bau e Bauzinho com o Victor veio uma "semana" bem curta com apenas 2 dias e na 4ª feira cedo busquei a Aline e pegamos estrada mais uma vez rumo a São Bento do Sapucaí.

Chegamos no centro de São Bento na hora do almoço, paramos para almoçar e em seguida subimos para o estacionamento do Bauzinho onde, por volta das 13h, começamos a caminhada rumo a base da via Galba Athaide (5º Vsup), na face Norte da parede.

Na base nos equipamos e logo comecei a guiar a primeira enfiada a achando um pouco exposta em um lance, depois descobrindo que achei isso por ter pulado uma das suas proteções. Da parada fiz a segurança para a Aline que em seguida continuou guiando a 2ª enfiada.

Da 2ª parada segui passando pelo crux e logo dava segurança para a Aline que continuou guiando até o final da parede, me dando segurança das grades de proteção já quase no topo do Bauzinho. Já no final da via guardamos as coisas e fomos então caminhando até o topo para umas fotos e depois para a merecida descida para São Bento.

Na cidade comemos o esperado Açaí, compramos comida e fomos para o abrigo para um bom banho e depois preparar o jantar (depois de bater um papo, beber um chá quente e ver o Eclipse com o Eliseu). O jantar foi o de sempre macarrão com atum e milho (mas muito bom) junto com uma cerveja Xingu e em seguida fomos deitar.

No dia seguinte acordamos, tomamos nosso café da manhã, arrumamos todas as tralhas e seguimos de carro para o começo da trilha que leva até a Ana Chata. Pouco antes da hora do almoço começamos a subida e, depois de 40 minutos, estávamos na base nos equipando e eu começando a subir a 1ª enfiada da via Justiceiro (4º VIsup), via que eu havia feito apenas a 1ª enfiada há alguns meses com o Rodrigo. O crux dessa enfiada é bem na saída, em uma sequência com pouquíssimas e minúsculas agarras e abaulados antes de chegar na 1ª proteção, uma chapeleta antiga a uns 6 metros do chão.

Com o tempo a via foi melhorando até chegar em uma sequência de fendas protegidas em móvel, alcançando em seguida a 1ª parada, a uns 40 metros do chão. De lá fiz a segurança para a Aline e logo que ela chegou segui a 2ª enfiada em lances muito bonitos com fendas e lacas protegidas em móvel. Na parada mais uma vez esperei a Aline e de lá já via o real crux da via: um grande teto!

Me preparei psicologicamente e logo comecei a subida até a base do teto que felizmente possui boas proteções fixas (uma sequência de 3 chapeletas). Lá descansei e então entrei na sequência de lances atléticos em uma parede bem negativa com grandes agarras, um lance que pelo croqui é um VIsup mas que me lembrou muito os lances de teto das vias Rock n Roll e Pânico na Pedra da Divisa!

Depois de vencer o teto em um movimento de boulder segui por lances fáceis até umas fendas onde montei uma parada em móvel e esperei que a Aline se juntasse até mim. Nessa hora seguimos pela crista até a parada da via Lixeiros, onde nos encontramos com 2 pessoas que haviam subido pela Peter Pan e, em vez de subir ao cume, rapelamos para a trilha e seguimos de volta para a base da parede para escalarmos mais uma via.

Durante a descida fiquei de olho no horário e por volta das 15h30 comecei a guiar a primeira enfiada da via Elektra (4ºV), a via mais longa e que eu mais repeti na Ana Chata (e a mais bonita também). Da parada dei a segurança para a Aline que seguiu guiando emendando a 2ª e 3ª enfiadas, parando na base da parede mais vertical.

De lá segui para a 4ª parada (feita em uma árvore em local muito confortável e bonito) e logo que a Aline chegou segui pelo filé da via, a 5ª enfiada em móvel por uma sequência de arestas, emendando até a 6ª parada, sendo seguido logo pela Aline.

Da 6ª parada vimos o Sol de pôr no horizonte então sai pelo lance que considero o crux da via, um lance em um balcão sem agarras ou pequenos regletes arredondados que segue com sequência de ótimas agarras até a última parada, bem abaixo do cume da Ana Chata.

No cume guardamos os equipamentos, fizemos umas fotos, bebemos o restante da água, colocamos as headlamps e começamos a descida por trilha até o carro, onde chegamos por volta das 19h.

De volta à cidade paramos para jantar e mudamos então o plano inicial, que era de voltar no mesmo dia para São Paulo, mas resolvemos voltar ao abrigo e pegar estrada somente no dia seguinte, pela manhã. Depois da ótima janta no Sabor da Serra com Lasanha e morango com creme e sorvete de sobremesa voltamos para o abrigo para o merecido banho e noite de sono.

No dia seguinte, 6ª feira, acordamos cedo, levamos todas as tralhas para o carro e fomos então até uma padaria tomar o café da manhã. De lá uma pausa para colocar combustível, dar uma ducha no carro e depois estrada sem parar de volta a São Paulo.

Esse "final de semana" no meio da semana foi muito proveitoso. Mesmo repetindo a via Elektra (acho que pela 5ª ou 6ª vez) escalei duas vias inéditas, a Justiceiro e a Galba Athaide, ambas vias muito recomendadas! Também foi bom porque foi a primeira vez que a Aline escalou nessas paredes de São Bento.

E algumas das fotos feitas durante essa viagem já estão no link Escaladas no Bauzinho e Ana Chata.

- enviado por Tacio Philip às 18:39:53 de 21/06/2011.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
1 Usuário Online (344 nas últimas 24hs)