Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

27/12/2010 21:33:45 - Pedra do Selado em Monte Verde

Hoje, acreditando na previsão do tempo que indicava tempo nublado e 40% de probabilidade de chuva (se algum dia eu achar um investimento que me dê 40% de probabilidade de ganhar dinheiro assim como eu pego chuva quando é essa probabilidade nos sites de previsão do tempo eu ficarei muito rico), pouco depois das 8h da manhã peguei a Paula em sua casa e seguimos estrada rumo a Monte Verde (distrito hiper-mega-super-blaster-turístico de Camanducaia, MG, tentando ser a nova "Campos do Jordão" - e infelizmente conseguindo).

Os quase 200 km de estrada passou razoavelmente rápido e às 11h deixávamos o carro estacionado no começo da trilha e começavamos a caminhada rumo ao Selado. Logo no começo da subida passamos por um enorme grupo com umas 30 pessoas descendo, provavelmente do mirante, onde chegamos já embaixo de chuva depois de uns 30 minutos de caminhada e onde se encontravam mais uma dezena de pessoas.

Sem visibilidade nenhuma não perdemos tempo e seguimos direto para a trilha que leva ao Selado. Essa estava mais vazia e, mesmo sendo uma 2ª feira de tarde, encontramos no total umas 8 a 10 pessoas na trilha e no mirante do Selado, onde chegamos por volta das 12h30.

No Mirante uma breve pausa para lanche e algumas poucas fotos em um intervalo de 5 minutos sem chuva e então começamos nosso retorno, procurando agora o cume do Selado onde fica uma caixa de metal com um livro de cume. Voltamos rodeando umas pedras mais altas e logo achamos o caminho para o verdadeiro topo da montanha. Mesmo com as rochas bem molhadas foi possível subir até seu topo e deixar nosso registro no livro de cume e por volta das 13h30 começamos, novamente embaixo de chuva, a descida para Monte Verde.

O caminho de descida foi bem mais molhado, a trilha tinha virado uma corredeira mas mesmo assim foi bem rápida e, 50 minutos depois estávamos ao lado do carro trocando as roupas encharcadas por outras secas (felizmente lembrei de levar). De lá alguns poucos minutos e uma outra pausa, agora para o nosso "almoço" às 14h30 em um restaurante da cidade (onde "infelizmente" tive que me divertir com um babaca que reclamava da comida do lugar...) :-D

Mesmo sendo uma montanha próxima de São Paulo e com acesso fácil essa foi a primeira vez que estive em seu cume. Minha primeira trilha em Monte Verde foi em 97 ou 98 e na época nem pensava em subir montanhas e fui só até o 1º mirante (eu não imaginava que montanhismo viraria esse vício de hoje). Além disso, a Pedra do Selado é o 9º ponto mais alto do estado de São Paulo de acordo com o Anuário Estatístico do IBGE e inicialmente ela fazia parte do meu Projeto 2010, um projeto para subir 10 montanhas inéditas no ano de 2010 que acabou rendendo, com o cume de hoje e provavelmente o último cume inédito de 2010, 11 montanhas para mim inéditas no decorrer desse ano.

Mesmo assim voltarei para Monte Verde para retornar ao Selado com tempo aberto (outro record desse ano foi o número de montanhas com o cume alcançado com péssimas condições climáticas, simplesmente a maioria!) e para outras montanhas da região.

E, para quem está começando a prática de montanhismo, o Selado é uma montanha com navegação e trilha bem tranquilas e recomendo para quem quer se iniciar no ambiente de montanha. Só não esqueça de nunca fazer fogueira, levar TODO seu lixo de volta (hoje achei uma lata de Coca-Cola jogada na trilha), planejar sua caminhada e sempre praticar mínimo impacto. O resto vem com o tempo.

Algumas das poucas fotos já estão no link Selado de Monte Verde e abaixo alguns vídeos de hoje:

Descida da Pedra do Selado em Monte Verde

Lavando o tênis na descida da Pedra do Selado

- enviado por Tacio Philip às 21:33:45 de 27/12/2010.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
5 Usuários Online (235 nas últimas 24hs)