Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

10/08/2010 11:48:24 - Escaladas, escaladas e mais escaladas em Salinas

Depois do meu post sobre escalada das vias Cidade dos Ventos e Sol Celeste em Salinas no meu dia de descanso todos os dias seguintes foram bem cheios.

Na 4ª feira, como o clima estava bem instável (para não falar feio) resolvemos fazer apenas caminhada. Para aproveitar a viagem fui subir então o Pico Médio de Friburgo, 30º ponto mais alto do Brasil de acordo com o Anuário estatistico do IBGE e parte do meu Projeto 2010 de subida de montanhas.

A subida, apesar de longa e com um bom desnível (cerca de 6 km e 1200 m de desnível a partir do refúgio do Sérgio Tartari) é bem aberta e tranquila (apesar de algumas boas pirambeiras para subir). na manhã o Osvaldo, Daniel, Lena e eu tomamos nosso café da manhã sem pressa e em seguida começamos a caminhada rumo à montanha. Algumas horas se passaram, fomos ganhando altitude e às 13h fizemos o cume do Pico Menor e às 13h30 o cume do Pico Médio. Infelizmente não deu para aproveitar a paisagem porque estava completamente nublado e ventando muito (em breve postarei os vídeos). De lá uma longa descida de volta e no final da tarde estávamos no abrigo para o merecido jantar.

Na 5ª feira, mesmo com o tempo ainda nublado - o que acabou com nosso plano de uma outra via no Pico Maior - começamos a subir para o Capacete o Sérgio, Osvaldo, Daniel, Lena e eu. A idéia inicial era uma cordada com o Sérgio e a Lena, outra com o Osvaldo e o Daniel e eu faria outra via em solitário. Entretanto, no começo da trilha que leva à base da via Sérgio Jacob o Daniel e a Lena desistiram então subimos para a parede apenas o Osvaldo, Sérgio e eu.

Na base do Capacete o Sérgio deu a dica da via Cagões e Mercenários (D2 6º VIIa E3) e então fomos escalá-la. O Osvaldo guiou a sua primeira enfiada, eu a segunda e o Sérgio finalizou a via com sua 3ª e última enfiada. De lá 2 longos rapéis e estávamos de volta ao chão. Como o tempo estava bem nublado, ventando e frio decidimos ficar só nessa via mesmo, não entrando em outra (apesar de haver tempo) e logo descemos de volta para o abrigo.

A 6ª feira foi mais um dia de escalada no Capacete. Às 6h30 o Osvaldo e eu começamos a caminhada e pouco antes das 9h eu estava começando a escalar a primeira enfiada da via Sólidas Ilusões (D3 5ºV (A0/VI+) E3). A escalada é muito bonita e variada, com destaque para algumas lindas fendas protegidas em móvel e às 13h10 já estávamos no cume do Capacete assinando o livro de cume e apreciando a paisagem. Pouco depois chegou também a Luciana (amiga nômade com quem escalei em Pedralva há alguns anos) e o Andréa, um italiano que também estava hospedado no abrigo.

Ficamos mais um bom tempo no cume batendo papo, tirando fotos e depois todos nós rapelamos pela via Sérgio Jacob e seguimos a trilha de volta ao abrigo.

No Sábado, último dia de escalada antes da minha partida de volta à São Paulo acordei às 5h30 quando o Osvaldo, Lena, Daniel e Sérgio saiam para escalar a via Leste no Pico Maior e às 6h45 a Luciana chegou. Começamos então mais uma vez a caminhada rumo ao Capacete e dessa vez escalamos a via El Kabong (D3 5º VI E2). Essa via difere um pouco das outras vias que eu já escalei em Salinas por ser bem protegida. Na maior parte dos lances é só seguir os grampos, coisa que não acontece nas vias mais expostas. Apesar disso a via é muito bonita com algumas enfiadas bem interessantes e às 13h15 estávamos mais uma vez no cume do Capacete apreciando a paisagem e tirando algumas fotos do pessoal no cume do Pico Maior. Pouco tempo depois chegou também o Alexandre Portela e o seu primo e estreante na escalada Pedro, que haviam subido pela via CERJ. Ficamos mais de 1h no cume conversando e logo depois os rapéis e trilha de volta ao abrigo.

No abrigo uma noite de pizza feita pelo italiano (Andréa) e depois mais uma longa noite de sono depois de uma viagem muito bem sucedida de escaladas. Esse foi o dia que fui dormir mais tarde, eram quase 22h!!!

No Domingo também acordei sem pressa, tomei café, arrumei minhas coisas e às 9h, pouco depois de chegarem o Pedro que aproveitaria carona de volta pra SP e a Luciana que iria até a BR para seguir para uma feira de artesanato pegamos estrada. Na mesma hora saiu também o Daniel, Lena, Osvaldo e Sérgio.

A volta para casa é longa (pouco mais de 600 km) mas correu tudo bem. No final da tarde estava em casa e de volta a vida normal na cidade (se eu não tivesse curso para dar no próximo Domingo com certeza não teria voltado ainda!).

Essa viagem foi muito boa e durante esses 15 dias escalei quase todos os dias (com excessão dos 3 dias no volante, 1 dia de pedal no Cipó, 1 dia de caminhada em Salinas e 1 dia de descanso de verdade em Nova Friburgo). Além disso as escaladas foram muito boas, assim como as parcerias. Seria bom se todo mês tivesse pelo menos 15 dias como foram esses!

Mas a temporada e o ano ainda não acabaram! Em breve mais montanhas e mais escaladas!

- enviado por Tacio Philip às 11:48:24 de 10/08/2010.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (244 nas últimas 24hs)