Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

28/06/2010 16:13:28 - Subida do Pico do Garrafão (Santo Agostinho)

O Pico do Garrafão (ou Santo Agostinho), é 29ª montanha mais alta do Brasil de acordo com o anuário estatístico do IBGE e faz parte do meu Projeto 2010 onde pretendo, esse ano, escalar 10 montanhas ainda inéditas para mim (os nomes das montanhas serão apresentados à medida que elas forem sendo escaladas, mas já adianto que isso faz parte de um projeto maior, já em andamento para o ano que vem). E agora tendo alcançado seu cume no último dia 27/06, faltam "apenas" 9 ;-)

No Sábado, dia 26/06, depois de buscar a Paula em sua casa pegamos estrada e seguimos para Itamonte (MG). O caminho foi tranquilo com pausa para almoço próximo de Roseira, algumas fotos na região de Cruzeiro e passeio pela estrada indo pelo caminho que passa por Passa-Quatro, Itanhandu e finalmente Itamonte onde, na 3ª tentativa, conseguimos um hotel com vaga para casal.

No dia seguinte, depois de uma longa noite de sono, acordamos às 6h30, tomamos café da manhã, arrumamos as coisas e às 8h saímos em direção a estrada que leva de Itamonte a Alagoa. O começo da estrada é excelente, em asfalto, depois segue por um trecho com calçamento de blocos de cimento para finalmente pegar um trecho final em estrada de terra. A ida foi bem tranquila e basta seguir as placas para Pousada Campos de Altitude, exceto a última bifurcação que leva à pousada em si. De lá é só continuar sempre contornando a Serra do Santo Agostinho virando para à esquerda nas bifurcações e chegar assim a casa do Sr. Odir, muito simpático, que nos indicou onde deixar o carro e por onde segue a trilha de subida.

Por volta das 9h30 estávamos prontos e começando a subida. A trilha é super aberta e impossível de se perder, ela segue pela crista até que, logo que estiver chegando no topo da pedra, a contorna pela esquerda chegando ao cume do seu maciço rochoso, de onde é possível ver bem embaixo a casa do Sr. Odir.

Chegamos no cume pouco menos de 2h depois do início da caminhada e ficamos alguns minutos fotografando e comendo um lanche de cima da pedra e olhando a paisagem. Fomos então até seu extremo Oeste, de onde se tem uma vista espetacular das montanhas do planalto do Itatiaia, Serra Fina e Marins-Itaguaré, onde ficamos mais muitos e muitos minutos fotografando e apreciando a paisagem (com certeza a melhor visão que já tive da Mantiqueira!).

O tempo foi passando e, quando era por volta das 13h, decidimos pegar o caminho de volta. Passamos então pelo cume mais próximo da marcação oficial do IBGE, mais umas fotos, marcação no GPS e depois cerca de 1h30 de caminhada até chegarmos novamente ao carro.

Na volta fizemos uma pausa para pegar água com o Sr. Odir, algumas outras pausas para foto e depois só a pausa para o merecido Açaí às 16h em Itamonte (e estupidamente caro para o local!). De lá novamente estrada, agora com pausa na Garganta do Registro para o milho de sempre e depois algumas explorações em estradas que saem da BR354 e seguem em direção às montanhas do planalto (é uma região a ser explorada). De lá, já com o cair da noite seguimos para o pão de queijo em Engenheiro Passos, combustível na Dutra e depois estrada direta até em casa em São Paulo.

Além disso é uma caminhada muito boa com trilha aberta e bom desnível (quase 700m de desnível). Também é um dos melhores locais para visualizar o planalto de Itatiaia, Serra Fina e Marins-Itaguaré, realmente vale a viagem!

Algumas fotos já estão disponíveis no link Pico do Garrafão e o playlist dos 8 vídeos pode ser visto logo abaixo.

- enviado por Tacio Philip às 16:13:28 de 28/06/2010.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
5 Usuários Online (245 nas últimas 24hs)