Esse final de semana fui para Pedra Bela com o Ricardo Padovan, um amigo de Itu que começou ano passado com as montanhas e esse ano com as escaladas.
Saí de SP no Sábado cedo e depois de atrasar um pouco por causa do trânsito (trânsito Sábado cedo por causa de obra da porcaria do "fura fila") me encontei com o Ricardo em Bragança Paulista. Lá ele deixou o carro estacionado e fomos então com o meu para Pedra Bela.
Logo chegando pegamos o equipamento e fomos para a base das vias, comecei a escalar um 4º grau para que ele entrasse na sequência e começou a garoar. Desci, a garôa parou, comecei novamente e então o céu caiu de vez. Foi hora então de voltar para o carro, deixar as coisas no porta malas, dar uma andada até o topo da pedra (e ter que ficar dentro da igrejinha esperando a chuva diminuir) e depois uma volta de carro até a cidade de Socorro (onde quase gritamos por socorro por não encontrar uma lanchonete aberta!!!).
Voltamos então para Pedra Bela, o tempo melhorando e por volta das 17h30 fomos escalar com a chuva dando uma trégua. Fizemos alguns 3º e 4º graus na face Oeste onde o Ricardo pode aprender como dar segurança com diferentes equipamentos, escalar, montar e desmontar paradas e até guiar no final do dia. Mesmo começando tarde a escalar acabou rendendo, terminamos de escalar a última via do dia, com duas enfiadas e saída pelo topo às 20h20 com os últimos minutos de claridade.
Voltamos para o carro, fizemos nosso jantar a base de Cup Noodles + bolacha recheada e fomos dormir na varanda das lanchonetes. Abrimos os isolantes e saco de dormir próximo de uma parede protegida do vento e por volta das 22hs deitamos. Só acordei algumas vezes com barulho de gente e carro que vinha de noite subir a pedra mas a noite foi tranquila.
De manhã comemos umas bolachas e então fomos escalar novamente. O Ricardo reclamando de dor nos pés mas eu tinha que colocar ele agora em alguma via de verdade. Entrei então na Adrenalina, um 5ºsup (VI) muito legal e dei a seg para o Ricardo de cima. Ele chegou até o crux da via e depois de algumas tentativas e choro desistiu. Desci então e pra fechar naquela parede escalei um outro 6º grau que também fazia tempo que eu não repetia.
De lá fomos para o carro e então deixei o Ricardo em Bragança e logo voltei para Pedra Bela para terminar o dia de escaladas. Como agora estava sem parceiro resolvi então dar uma reciclada na técnica de escalada em solitário indo para a Maria Antonia. Fiz uma via que já devo ter escalado quase 10 vezes (Mãe de Ouro) mas foi muito legal, há uns 2 anos não escalada em solitário e deu pra revisar bem a técnica. Fiz a subida e rapéis (com direito a caminhada até o cume da pedra) em pouco mais de 2hs, um bom tempo para mim.
Na base, agora finalmente cansado e sentindo que o dia de escalada estava completo encontrei os dois escaladores de Atibaia que tinha encontrado na parede (Ivo e Richard) também se desequipando, batemos um papo e cada um seguiu seu rumo. Eu voltei para SP onde cheguei antes das 16hs.
Algumas fotos das escaladas (mais making of do Ricardo) estão no link escaladas pedra bela. Além de parceiro em montanhas acho que to formando um novo parceiro para escaladas em parede! ;-)
- enviado por
Tacio Philip às 22:33:00 de 25/01/2009.
< Anterior: Vídeo das palestras na Campus Party Brasil 2009 |
Listar publicações |
Próxima: Evolução, por que muitos não entendem? >