Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Apartamento à venda na Vila Moraes - Rua Simão Lopes - 3 dormitórios | Listar publicações | Próxima: Passando um pouquinho de estresse no trecho final de um pedal e outros pensamentos... >

03/04/2018 20:31:19 (#578) - Se você sonha escalar uma montanha não busque atalhos, evolua!

Mesmo sendo a minha página www.climbing.com.br uma das minhas fontes de renda, através dos meus cursos de escalada, isso não faz com que eu seja menos montanhista/escalador e me importe menos com as montanhas e o impacto que as pessoas causam à ela.

Acho um absurdo a quantidade de pessoas despreparadas que tem frequentado o ambiente de montanha, muitas vezes guiadas por pessoas que deviam se importar com o ambiente e que, de uma maneira bem negativa, vão deixado sua "marca" no local.

Eu não sou contra acesso à montanha, muito pelo contrário, sou totalmente a favor do livre acesso para todo montanhista/escalador, sem burocracias, sem limitações e sem essa tentativa atual de "ecoturismar" o montanhismo, fazendo com que muitas trilhas virem estradas e proibindo o acesso a trilhas menos conhecidas ou inexistentes. Entretanto, sou contra o acesso irrestrito e fácil para quem não tem experiência para tal e que as punições para quem o prejudicar, seja um iniciante ou alguém com experiência, sejam realmente rígidas.


Trânsito de pessoas, em trilha com degraus de metal, em uma famosa travessia

Inclusive, esse é um dos motivos de eu oferecer CURSOS de escalada onde, espero eu, mostro aos meus alunos, além da técnica, como respeitar e ajudar o local e as pessoas relacionadas, ou seja, como agir eticamente de modo a não prejudicar o ambiente e ainda levar algum benefício à região e sua população local.

Também não sou contra a contratação de guia mas, nesses casos, acho que devia realmente haver regras rígidas limitando a quantidade de pessoas nos grupos, o número de grupos e as taxando devidamente já que são operações comerciais que, normalmente, só estão preocupadas com uma coisa: o dinheiro que o cliente está pagando.

Se você tem o sonho de escalar uma montanha não vá até ela com um guia. Você não estará realizando seu sonho, só estará sendo carregado até o cume. Em vez disso, como diz o ditado: "comece pelo começo". Faça caminhadas mais simples, escaladas mais simples, montanhas mais simples, ganhe experiência, segurança, independência e, quando sentir que está preparado, realize o seu sonho com suas próprias capacidades, valorize o que conquista, não busque um atalho fácil só para "dizer que fez" e para postar uma foto nas redes sociais. Faça a experiência da evolução e conhecimento ser significativa, não apenas uma medalha para exibir no pescoço.

Esse meu modo de pensar, inclusive, é o responsável por eu não guiar pessoas em trilhas ou escaladas (e muita gente já tentou me contratar para isso - mas já dei dica e incentivei muita gente que conseguiu, com o tempo, realizar seus sonhos e ter suas conquistas por mérito próprio).

O meu respeito pelas montanhas é maior que a necessidade de alguém chegar ao cume e não consigo me ver na posição de "arrastar pessoas pela trilha à qualquer custo".

- enviado por Tacio Philip às 20:31:19 de 03/04/2018.



< Anterior: Apartamento à venda na Vila Moraes - Rua Simão Lopes - 3 dormitórios | Listar publicações | Próxima: Passando um pouquinho de estresse no trecho final de um pedal e outros pensamentos... >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos
- Consultoria fotográfica

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- travessia serra fina 2.0 em 1 dia
- serra do lopo - acesso vargem
- travessia serra fina 2.0
- travessia marins itaguare
- show ozzy osbourne - sp
- vila industrial - campinas
- pico do selado - monte verde
- folk festival
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/18
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (223 nas últimas 24hs)