Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

28/11/2014 15:35:22 - Parque Estadual do Ibitipoca - passeios e workshops fotográficos

No dia 20 de Novembro, logo pela manhã, a Lorena e eu pegamos estrada rumo ao Parque Estadual do Ibitipoca, próximo da cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais onde, nos dias 22 e 23, eu daria dois workshops: um de fotografia de natureza e outro de macrofotografia.

Diferente do que podia imaginar, a saída de São Paulo em si foi muito tranquila, sem trânsito algum, o que mudou bastante quando já estávamos na Ayrton Senna/Carvalho Pinto, com diversos pontos de trânsito próximo aos pedágios e um, muito pior, que tomou mais de 1h do nosso tempo, para sair na Dutra.

De lá, depois de uma pausa para almoço fomos seguindo e, orientados pelo GPS e por um caminho indicado pelo Google Maps, saímos na Dutra no km 291, na pior escolha que podíamos ter feito. Apesar desse ser o caminho mais curto, logo estávamos em estrada de terra, próximos de Quatis, vendo postos de combustível vendendo álcool por R$2,69! Entretanto, como voltar seria pior, fomos seguindo e então, depois de um bom tempo, saímos na BR-267, de onde seguimos para Lima Duarte e de lá, mais uns 25km até a entrada do PE Ibitipoca, onde chegamos por volta das 20h, com quase 500km rodados e 10h depois de sair de casa.

No parque logo encontramos a casa onde ficaríamos hospedados e logo depois o Edson (idealizador dos workshops), a Rose (uma das organizadoras do evento, que trabalha no parque) e o José Carlos (diretor do parque). Com o cansaço pesando, logo voltamos para a casa para o merecido descanso.

No dia seguinte, dia 21, acordamos cedo, fizemos nosso café da manhã e logo fomos fazer uma caminhada com o Edson e um pessoal de espeleologia que estava por lá, fazendo o "circuito das cachoeiras", um roteiro com cerca de 6km que passa por diversas cachoeiras e mirantes acompanhando um dos rios que cruza o parque. Ao final da volta uma pausa para almoço e então, a Lorena e eu seguimos para a "Janela do Céu", uma cachoeira no outro extremo do parque, indo por um caminho e voltando por outro, fazendo um belo circuito com mais de 16km de caminhada (nesse dia andamos mais de 22km). Nesse mesmo dia o pessoal que participaria dos workshops foi chegando.

No dia 22 nos encontramos no auditório do centro de visitantes do parque pouco antes das 8h, tomamos café, nos apresentamos formalmente e logo começamos o Workshop fotografia de natureza, onde falei sobre câmeras, lentes, fotometria, composição etc etc etc. Com o término da parte teórica fomos almoçar e na sequência para a prática, fotografando pelo parque.

No dia seguinte, Domingo, foi o dia do Workshop macrofotografia e close-up, onde falei sobre as características e definições desse tipo de fotografia, equipamentos específicos, adaptações e a técnica em si, que tem algumas peculiaridades. Novamente, como no dia anterior, pausa para almoço e depois uma tarde fotografando pelo parque.

Com o final da tarde/início da noite chegando os alunos começaram a se organizar e aos poucos foram indo embora, já que, quem estava mais próximo "de casa" era o Flávio, de Juiz de Fora, enquanto que o Marco e o André eram do Rio de Janeiro e o Luiz, Rose, Antônio e Nelson de São Paulo. Assim, "sobraram" apenas o Edson, do Rio de Janeiro e a Rose, que trabalha e mora no parque, além da Lorena e eu.

No final da noite o Edson e eu ficamos conversando até de madrugada e, na manhã, ele também foi embora. Nesse dia, a Lorena e eu aproveitamos para preguiça, só saindo da casa perto da hora do almoço, e para muitas fotografias nas proximidades, indo em alguns pontos que não tivemos como ir junto com os alunos. Na metade da tarde, com a chuva chegando, ficamos em um dos quiosques perto do restaurante (fechado nesse dia já que o parque estava fechado para visitação - só estavam no parque funcionários e quem estava hospedado lá dentro) esperando a chuva passar para voltar para a casa onde estávamos alojados.

Após o jantar mais fotos ao redor da casa, uma visita para a Rose e então arrumamos todas as tralhas e fomos dormir. No dia seguinte, 3ª feira dia 25, acordamos, tomamos café e logo pegamos estrada de volta para São Paulo, dessa vez retornando por um caminho um pouco mais longo mas muito melhor, seguindo para Caxambu e, de lá, passando por Itanhandu para almoço e depois via Dutra e rodoanel, até chegar em casa no começo da noite.

Além de conhecer um parque que eu nunca havia visitado foi uma ótima oportunidade de passar um pouco mais do que aprendi nesses anos de fotografia para alguns alunos. Entre eles tinha amigos que conheço há alguns anos, ex-alunos de outros cursos e gente nova, mas todos com a mesma paixão pela natureza e fotografia.

Nesse final de semana terei a 21ª turma do Curso Básico de Escalada em Rocha, nos dias 6 e 7 de Dezembro um Curso macrofotografia e close-up (curso completo) no Rio de Janeiro e, dia 13, uma saída fotográfica para o Zooparque de Itatiba. Todos com vagas e inscrições abertas!

E algumas fotos feitas no PE Ibitipoca antes, durante e depois os workshops podem ser vistas no link Parque Estadual do Ibitipoca.

- enviado por Tacio Philip às 15:35:22 de 28/11/2014.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (207 nas últimas 24hs)