Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Vídeos das escaladas em Salinas e Dedo de deus | Listar publicações | Próxima: Vídeo da escalada da via Evolução em Pedralva (de 2006!!!) >

25/08/2011 23:36:25 (#427) - Escalada das vias Caninana e Nirvana na Pedra do Pantano e lançamento do guia de escaladas de Andradas

No final de semana, aproveitando a folga da Aline, no Sábado cedo pegamos estrada e seguimos rumo ao Abrigo Pantano onde, no começo da noite aconteceria o lançamento do Guia de Escalada de Andradas, lançado pelo Pedro Zeneti Jr (Jacaré), Daniela C. Lopes e Filippo Croso.

A viagem foi tranquila e, por volta das 15h, estávamos no abrigo em Andradas sem ter muito o que fazer já que o clima não colaborava com uma garôa que ia e voltava - além de já ser tarde. O tempo foi passando, ficamos batendo papo e à noite teve o lançamento oficial do guia (o recomendo!) com sessão de autografo dos autores.

No dia seguinte, Domingo, o dia amanheceu bem molhado e, mais uma vez, a vontade de escalar foi por água abaixo. Depois da hora do almoço, cansados de não fazer nada, resolvemos dar uma volta e fomos então até Poços de Caldas conhecer a cidade. Ao chegar fomos surpresos por trios elétricos e muita gente na rua em algum evento GLS, tudo cor de arco íris! Tivemos que esperar uns 10 minutos para atravessar um cruzamento e depois demos uma passada rápida pela praça da cidade onde comemos uma Tapioca, tomamos um frapê de café (muito bom!) e logo seguimos (ou melhor: fugimos da baderna e shows que estavam por vir) para mais tarde jantar uma pizza no centro de Andradas, em um ambiente bem menos colorido e muito mais agradável e tranquilo.

No dia seguinte o clima começou a melhorar. Mesmo tendo acordado tarde subimos para a Pedra do Pantano e escalamos a via Caninana (6º VIIb E1 170m). Essa via começa com duas enfiadas bem verticais em pequenos regletes para, na 3ª enfiada, entrar no crux da via, uma enfiada que sobe um lindo negativo com "boas" agarras e depois continua por um diedro protegido em móvel até sua parada (achei o diedro mais difícil que o negativo). De lá mais duas enfiadas de 5º grau e, no final, nem seguimos as duas últimas, em rocha com mato (3º grau), até o cume, descendo pela mesma via até a base onde a Aline ficou praticando colocação de proteções móveis (nuts e friends) em algumas fendas próximas da base da via Savamu antes de irmos embora vendo o pôr-do-Sol.

De volta ao abrigo preparamos o jantar e depois de mais um longo bate papo com a Nice (que cuida do abrigo) fomos dormir.

No dia seguinte, 3ª feira e nosso último dia por lá, também acordamos tarde mas logo seguimos para o Campo Escola do Pantano. Lá, depois de uma longa busca encontramos a base da via Não Pise na Grama (3º 15m) que dá acesso à base que realmente queríamos escalar, a Nirvana (4º Vsup E1 90m).

Sem perder muito tempo fomos subindo e logo estávamos no final da via iniciando a descida por outras vias que nos levaram direto à base do "campo escola". Apesar de ter sido uma via bem mais tranquila que no dia anterior, vale a pena escalá-la!

De volta ao chão voltamos para o carro e, em seguida, para o abrigo onde almoçamos e ficamos enrolando até decidirmos pegar a estrada de volta para São Paulo às 18h30. O retorno foi bem tranquilo e, em menos de 3h, estavamos próximo de casa parando para uma salada no Ragazzo e depois a merecida noite de sono.

Mesmo Andradas sendo razoavelmente longe (mais de 250km) e com estrada cheia de pedágios, eu ainda pretendo retornar por lá algumas vezes. Principalmente agora com o guia que serve de referência para saber melhor o que existe de vias por lá, e tem algumas que ainda quero escalar!

Algumas das poucas fotos tiradas durante as escaladas estão no link Escaladas em Andradas.

- enviado por Tacio Philip às 23:36:25 de 25/08/2011.



< Anterior: Vídeos das escaladas em Salinas e Dedo de deus | Listar publicações | Próxima: Vídeo da escalada da via Evolução em Pedralva (de 2006!!!) >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show alice cooper e guns n roses
- expo nirvana
- show def leppard e aerosmith
- show bon jovi
- travessia norte-sul no caparao
- escalada em arcos
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
3 Usuários Online (308 nas últimas 24hs)