Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

13/06/2011 19:06:21 - Review: Grigri 2 Petzl e Mosquetão Gridlock Black Diamond

No último final de semana estive em São Bento do Sapucaí (SP) com o Victor Carvalho para algumas escaladas na região da Pedra do Bau. Além das escaladas, aproveitei para testar dois itens recém adquiridos: o novo freio autoblocante Grigri 2 da Petzl e o mosquetão Gridlock da Black Diamond.

GriGri 2 - Petzl
http://www.petzl.com/en/outdoor/belay-devices/grigri
O Grigri é um freio autoblocante da Petzl que com certeza é o sistema mais utilizado no mundo. O lançamento do primeiro modelo foi há mais de uma década e, ano passado, a Petzl anunciou o seu substituto, chamado de Grigri 2.

As diferenças principais entre o antigo modelo e o novo são o tamanho - o novo modelo é 25% menor e com isso 20% mais leve (185g) que o modelo anterior - e a possibilidade de uso com uma faixa maior de diâmetro de cordas únicas de escalada - antes de 10 a 11mm e agora de 8.9 a 11mm, alteração importante já que, com o avanço dos equipamentos de escalada, as cordas estão se tornando cada vez mais finas.

Eu possuo o Grigri desde 2002 e gosto de seu funcionamento pela praticidade e segurança - tanto para segurança do guia quanto para segurança do segundo em uma cordada tanto no loop da cadeirinha quanto na equalização da parada. O grigri 2 eu recebi há menos de um mês e esse final de semana fiz pela primeira vez seu uso.

Como diferença marcante ao comparar ambos os freios está o tamanho: o novo é bem menor, mais leve e possui um desenho mais moderno, arredondado. O funcionamento é exatamente o mesmo, ele possui um sistema móvel que, ao ser tracionado, "morde" a corda fazendo com que a mesma trave, podendo ser liberado com o uso de sua alavanca.

Com um olhar mais minucioso você percebe as especificações para cordas mais finas (marcado com 3 estrelas para diâmetros entre 9.4 e 10.3mm e com duas estrelas para os diametros entre 8.9 e 9.4mm e 10.3 e 11mm, ou seja, caso não puxe a corda com cuidado ele continuará a travando quando usado com cordas mais grossas (fato percebido na prática como com o modelo anterior).

Na internet achei relato falando sobre a possibilidade da corda passar por local errado no frio após sua montagem e com isso prejudicar o seu funcionamento, travando a corda. Eu o testei com cordas entre 9.5 e 10.5mm e a única possibilidade da corda passar pela abertura lateral do grigri 2 é com muita força de vontade e má intenção. De qualquer forma, um diretor técnico da Petzl respondeu sobre esse comentário (postado no site Desnivel) informando que não há nenhuma falha no projeto do equipamento. Ao meu ver isso foi feito apenas com o intuito de prejudicar a marca.

Para o meu uso o grigri 2 foi totalmente aprovado.

Mosquetão Gridlock - Black Diamond (BD)
http://www.blackdiamondequipment.com/en-us/shop/climb/carabiners/gridlock-screwgate-carabiner/
O novo mosquetão Gridlock recebeu premiações como "inovação tecnológica" e "escolha do editor" devido a um sistema que "divide" o mosquetão em duas partes evitando que o mesmo se mova ao dar segurança, impedindo que o mesmo seja usado em uma direção na qual a sua resistência a carga é menor. E mesmo com isso, continua com um tamanho bom para uso e baixo peso (76g).

A inovação no sistema desse mosquetão é com uma alavanca que separa a base do mosquetão, que deve ficar próxima ao loop da cadeirinha quando se dá segurança (não importa o freio usado) do topo do mosquetão, onde passará o sistema de freio e em alguns casos a corda.

Com essa alavanca, após colocar o mosquetão no loop da cadeirinha, a única maneira de invertê-lo é abrindo novamente o seu gatilho, que faz com que a alavanca se abra junto a sua parede e permita assim a passagem. Após a colocação correta do mesmo na cadeirinha, montagem do sistema de freio e trava de seu gatilho, não vi possibilidade do mesmo "sair do lugar".

Essa característica é importante já que quase todos os mosquetões possuem uma resistência maior de carga em um eixo distinto e, muitas vezes, ao usar algum sistema de freio, com a movimentação do mesmo, o mosquetão pode se inverter ou, em situação pior, ficar com o freio e loop o forçando no seu eixo mais fraco, contra o gatilho. Com esse novo sistema isso não acontece.

Eu recebi esse mosquetão há pouco menos de um mês e o testei com os freios grigri2 e ATC Guide usando corda simples de 10.5mm e dupla de 8.2mm, respectivamente. Em ambos os casos, em nenhuma situação o mosquetão se inverteu ou posicionou o freio de modo a sobrecarregar o gatilho. Sua colocação no loop é um pouco mais trabalhosa que um mosquetão com trava "normal" mas, para pessoas que prezam por segurança, é um detalhe que não desmerece sua característica principal de segurança e eu recomendo seu uso.

Para o meu uso o mosquetão GridLock foi totalmente aprovado.


Sistema de segurança com o Grigri 2 e mosquetão Gridlock

- enviado por Tacio Philip às 19:06:21 de 13/06/2011.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (207 nas últimas 24hs)