Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Jogo dos 7 erros do 11 de Setembro | Listar publicações | Próxima: Escaladas na Pedra do Pântano e Pedra do Boi em Andradas >

13/09/2010 23:54:09 (#353) - Escaladas na Maria Antônia e nova via na Pedreira do Jd Garcia em Campinas

No último Sábado, precisando de um relax e depois de ter negado no dia anterior alguns convites para escalar na Falésia Paraíso, Andradas etc, fomos o Patrick e eu para Pedra Bela escalar alguma via light na Maria Antônia.

A viagem foi tranquila e pouco antes do horário do almoço estávamos nos equipando e começando a escalar a via Chapéu do Padre (5º). Subi guiando e aproveitando que estou acostumado com a parede estiquei quase os 60m de corda e parei em um dos "P"s da via. De lá comecei a puxar a corda e, para minha surpresa, a corda não parava de vir! Olhei para baixo e o Patrick não tinha se encordado ainda e já tinha puxado muitos metros da corda acima do chão (normal acontecer isso, foi a 1ª vez que ele foi para uma via com mais de uma enfiada). Deixei a corda descer mas infelizmente ela não chegou ao chão então tive que rapelar até o chão para que o Patrick pudesse se encordar na outra ponta e novamente subir guiando até onde eu havia ido.

De lá dei a segurança, o Patrick chegou logo onde eu estava e de lá segui esticando novamente quase todo o comprimento da corda até uma outra parada dupla (se não me engano a 5ª, já emendando na via Febre Amarela). Novamente o Patrick subiu e de lá ele seguiu guiando a última enfiada até a penúltima parada da via Mãe de Ouro, de onde deu a segurança para que eu também chegasse ao final da parede.

A partir desse ponto existe ainda uma última parada a cerca de 10m de distância mas deixamos as cordas e subimos sem as cordas até o topo da pedra, onde fizemos uma pausa para lanche antes de começarmos a descer e fazer os 2 longos rapéis (com 2 cordas de 60m) até o chão (descemos por uma linha direta, não pela via de subida).

No chão, mesmo sendo ainda cedo, como estávamos torrando no calor resolvemos ir embora e então fizemos a pausa para o merecido Açaí no lago em Bragança Paulista. De lá mais um pouco de estrada e na metade da tarde estávamos de volta a São Paulo.

O Domingo foi dia de descanso mas o dia de hoje não foi muito diferente. Logo cedo nos encontramos o Bizu, Osvaldo, Dário e eu e seguimos estrada rumo a Campinas. Lá chegando uma pausa para comprar lanche no supermercado e logo estávamos na Pedreira do Jd Garcia para mais um dia de escaladas.

Seguimos para a parede direita da pedreira onde entramos em uma via que ainda não está no croqui do Davi Marski mas fica bem a direita da parede, depois da via Rala que Rola. A via é razoavelmente tranquila, um 5º VI, e logo depois que a escalei, aproveitando que o Osvaldo havia levado um jogo de friends, me animei com uma linha na direita dessa via e que oferecia boa possibilidade de proteção em móvel. Olhei a parede, pensei nas fendas onde podia ser protegida, peguei os móveis e em seguida estava começando a conquistar uma nova linha na rocha.

A via (ainda sem nome), ao meu ver é um 5º/5ºsup e foi toda conquistada em móvel de baixo para cima. Ela oferece boas opções de colocação de peças (friends pequenos e médios) e pretendo agora voltar para bater 2 proteções em sua parada (já está com local definido). Para descer, evitando abandonar equipamento e depois de jogar para baixo alguns blocos soltos que se empilhavam sobre o platô da futura parada, fiz uma travessia horizontal para a esquerda e alcancei a parada da via que havia escalado anteriormente. De lá mesmo fiz a segurança para que o Osvaldo a escalasse de segundo e a limpasse de duas maneiras: tirando as proteções que eu havia usado na conquista e também limpando mais algumas pedras soltas na linha da via. De volta ao chão e com o Sol começando a nos fritar guardamos as coisas e fomos então para a sombra da parede central.

Na parede central o Osvaldo entrou na via da Lu e enquanto a escalava pela n_ézima vez (ele tinha se enroscado no crux) o Dário e eu fomos para a parede da esquerda, que já estava na sombra, para escalar a via Homem Cobra (6ºsup/VIIa). O Dário entrou primeiro a equipando e depois que chegou ao chão foi a minha vez e depois o Osvaldo. Essa via é bem bonita e tem uma movimentação diferente e agarras bem variadas, vale a pena!

De volta ao chão e com o final da tarde chegando, enquanto o Osvaldo escalava a Homem Cobra e a Calangocídio dei segurança para o Bizu e escalei também a Cacaio, via que também foi escalada pelo Dário e novamente pelo Bizu, que havia levado uma queda na tentativa anterior mas fechou o dia também a encadenando.

Com as últimas luzes do dia guardamos nossas coisas nas mochilas, fizemos a curta caminhada de volta até o carro então fomos até o parque Taquaral comer um Açaí. De lá, no começo da noite, mais um pouco de estrada e o caminho de volta para São Paulo.

Hoje o dia foi bem aproveitado, foi o meu aniversário de 33 anos (espero que ninguém queira me pregar que nem um espantalho em uma cruz esse ano) e o comemorei com amigos escalando. E teve ainda um gostinho especial, a conquista de uma nova via (que logo espero finalizar).

Assim que eu colocar no ar as fotos estarão no ar no link nova via e escaladas no Jardim Garcia e abaixo um vídeo feito quando estávamos indo embora da pedreira no começo da noite.

Comemorando meu aniversário escalando em Campinas

- enviado por Tacio Philip às 23:54:09 de 13/09/2010.



< Anterior: Jogo dos 7 erros do 11 de Setembro | Listar publicações | Próxima: Escaladas na Pedra do Pântano e Pedra do Boi em Andradas >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.