busca

página inícial
últimas notícias
lojinha novo!

sobre
Tacio Philip
currículo
meu blog

calendário
temporada 2010
temporada 2009
old

montanhismo
brasil
alta montanha

arquivos
gps
cartas
wallpaper novo!

contato
email
msn online


ePortateis eletrônicos

Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

03/01/2010 23:16:00 - Virada do ano no Acampamento Base Marins

No último dia do ano passado saímos de São Paulo a Paula e eu, rumo à Piquete, ignorando a previsão do tempo que confirmava que teria muita chuva mas ainda com a intenção de subir e passar a virada do ano no cume do Pico dos Marins.

Depois de algumas horas de estrada chegamos no estacionamento do Acampamento Base Marins, embaixo de chuva fraca, e enquanto conversavamos com o Milton acabamos de arrumar nossas mochilas para começar a subida. Minha idéia de passar a virada do ano por lá veio pelo fato de eu considerar o meu início no montanhismo naquela montanha, há 10 anos em 2000, e seria uma boa começar 2010 por lá.

Com as mochilas nas costas, às 15h45 começamos a caminhada pela trilha molhada enquanto a chuva dava uma pausa. Em alguns momentos voltava a chover mas logo em seguida parava e logo estávamos no Morro do Careca fazendo uma rápida pausa para lanche.


Eu - ainda não muito molhado - no Morro do Careca (foto por Paula)

Continuamos a caminhada e a cada metro de altitude que ganhávamos pela trilha super escorregadia a chuva ficava mais forte. Por um tempo insistimos na subida até que, às 17h30, virei para a Paula e falei: "É roubada continuar" e ela concordou totalmente. Nesse momento devíamos estar por volta de 2000 m de altitude, a trilha já tinha virado uma corredeira e a chuva que havia engrossado, além de nos deixar encharcados, fazia a visibilidade cair para poucos metros. Além disso, como o GPS estava com as baterias fracas, mesmo conhecendo a montanha seria muito fácil nos perdermos sem ter nenhuma referência visual e continuar a subida naquelas condições seria acender uma vela, ou melhor, fazer um despacho caprichado, para Murphy.

Imediatamente começamos a descida e, quase às 19hs, chegamos novamente ao Base Marins anciosos por uma roupa seca e para fazer o jantar. Aproveitando que o Milton ainda não havia jantado, fiz no forno a lenha um bom macarrão com atum e milho enquanto ele preparava lentilha e depois que jantamos ficamos horas e horas conversando até chegar a virada do ano, com direito a brinde com champagne.


Eu, Paula e Milton na virada 2009/2010

Mais alguns minutos de bate-papo, eu e a Paula armamos a barraca dentro do salão e por volta das 0h30, mortos de sono, fomos dormir. Apesar de não passar a virada do ano no cume do Marins a virada foi muito legal na base com o Milton. Às vezes, muito ao longe, ouvíamos o barulho de fogos em Piquete mas o som que mais nos acompanhava era da chuva que não parava de cair e dos gafanhotos na mata.

No dia seguinte acordamos tarde, comemos alguma coisa e logo colocamos todas as tralhas molhadas no porta-malas e seguimos estrada. Saí de lá com a idéia de descobrir outro caminho que interligasse o estacionamento do Marins com o Itaguaré (diferente do que eu já percorri a pé retornando da travessia Marins-Itaguaré) então seguimos até uma subida que, pelas placas, seria o caminho para o Marinzinho (próximo a Pousada do Maeda). Só que nem tudo é tão fácil assim: começamos a subida, passamos por um mata-burro e logo o carro começou a derrapar e parou (mesmo com o diferencial bloqueado!). Desci alguns metros, coloquei a reduzida e mais uma tentativa... e nada de subir! Além da subida super escorregadia agora os pneus estavam parecendo pneu slick de fórmula 1 com barro grudado, ou seja, nossa única opção seria para baixo.

Engatei a ré (reduzida) e começamos então a descer, só que ai que tudo piorou e depois de alguns metros o carro escorregou para o lado da "estrada" parando próximo do mata-burro com as rodas do lado esquerdo em um poço de lama. Tentei voltar a subir e o carro mal saia do lugar e ameaçava se afundar mais ainda. Nessa hora tive então que calçar as galochas e, com o pé na lama e embaixo de chuva fraca, fui buscar galhos para calçar as rodas e tentar sair.

Alguns troncos embaixo das rodas, algumas tentativas e nada de sair do lugar! Essa hora o estepe (que fica na tampa traseira) já estava encostada em uma das madeiras da porteira ao lado do mata-burro então tentei, sem muito sucesso, subir e descer aos poucos manobrando o carro de modo que conseguisse passar ao lado da madeira e voltar para a estrada.

Algumas outras muitas tentativas e nada. Havia tentado subir e descer o carro alguns centímetros uma dezena de vezes para tentar manobrar mas mal tinha saido do lugar. Nessa hora, aproveitando que não estava mais encostado na porteira, vi que era possível a tirar e foi o que fiz, tirando o tronco principal de modo que consegui de ré voltar para cima do mata-burro e em seguida para a estrada. De volta a estrada, e vendo que agora a descida seria mais tranquila, coloquei o tronco de volta ao lugar e então descemos passando ao lado de um outro carro (um Toyota) que também desistiu de subir por causa da pista escorregadia.

Para passear e conhecer novos caminhos pegamos a estrada passando por Marmelópolis e depois saindo em Delfim Moreira (onde a fome já estava batendo e não encontramos onde almoçar). De lá finalmente asfalto e, de volta à Piquete, conseguimos fazer nosso merecido almoço.

O resto do caminho foi tranquilo - tirando a forte chuva que deixou vários pastos ao lado da Rod Dutra muito alagados e ainda a fez ruir próximo de Pindamonhangaba - e no final da tarde estávamos em casa para o merecido banho, jantar e noite de sono!

Agora é só esperar o verão acabar - e com ele espero que também as chuvas - para poder voltar às montanhas e paredes. Esse ano completo 10 anos das montanhas/paredes e com certeza quero comemorar com muitas e muitas escaladas!

- enviado por Tacio Philip às 23:16:00 de 03/01/2010.


Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- Escalada em Rocha
- 1ºs socorros
- Uso de GPS Garmin
- Calculadora hp50g

cursos fotografia
- Fotografia Básica*
- Macrofotografia e close-up*
- Adobe Lightroom 3*
- Fotometria aplicada*
- Workshops*

fotografias macro
- mais recentes*

fotos recentes
- desmatamento pedra grande - atibaia
- show eluveitie sp
- reveillon com escaladas no sul
- escaladas em arenales - argentina
- escaladas em la ola - argentina
- escaladas em los gigantes - argentina
- reflexos na av paulista - sp
- pedal biritiba mirim
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters

© Tacio Philip - 2005/11
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
10 Usuários Online (439 nas últimas 24hs)