Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Vendo Land Rover Defender 110 CSW 2003 - verde metálico - excelente estado! | Listar publicações | Próxima: Vírus enviando milhares de Spam por dia... >

04/05/2009 17:13:00 (#201) - Subida dos Picos Itaguaré, Agulhas Negras e escalada no Morro do Camelo

Em pleno dia do trabalho acordei às 5hs da noite (sim, 5hs para mim ainda é noite, madrugada seria algumas horas mais tarde!) e às 6hs eu e a Paula nos encontramos na estação São Judas do metrô com o Eduardo Sanhudo, Camila "Sanhuda" e Thunder.
De lá seguimos estrada nos encontrando com dois amigos do RJ, o Rafael (Vin) e André Requeijo, na rotatória de Cruzeiro e em seguida seguimos direção à Passa-Quatro - MG, onde próximo a entrada de acesso à Toca do Lobo (início da travessia Serra Fina) entramos pela estrada de terra que segue em direção oposta levando até a base do Pico Itaguaré. No começo a estrada segue bem mas depois de alguns quilometros fica bem mais esburacada e com subidas em terra fofa onde o coitado do carro alugado pelo Requeijo e Vin não conseguiu subir, a solução foi deixar então o Prisma onde estavamos, transferir algumas mochilas do meu carro para ele e seguirmos todos no meu carro até a base da montanha, onde chegamos pro volta das 11hs da manhã.
No início da trilha de subida do Itaguaré nos arrumamos, pegamos apenas o necessário para a subida e começamos a caminhada às 11h30. O Sanhudo, se recuperando de uma fratura no pé foi em ritmo mais lento e disse para continuarmos e não se preocupar e foi o que fizemos seguindo a trilha até o cume do Itaguaré onde chegamos por volta das 14h40 depois 3 km de trilha e ascensão acumulada de 773 m!
No cume fizemos algumas fotos, comemos um lanche e logo começamos a descida chegando no carro às 17h30 onde o Sanhudo e a Camila nos esperavam. De lá foi só jogar tudo no carro, pegar estrada, recuperar o coitado do Prisma e seguir para Passa-Quatro para um merecido jantar.
Saindo de Passa-Quatro seguimos rumo Itamonte, de lá para a Garganta do Registro e depois de uma breve pausa para um milho verde subimos a estrada de terra para o PNI parando para acampar na m*&%a do Alsene (único lugar permitido acampar na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia que extorque as pessoas cobrando R$20,00 por pessoa por dia para acampar em um gramado dentro da área do parque e poder usar um banheiro sujo, realmente um lixo de lugar com atendimento de mesmo nível). Mas esquecendo esse detalhe armamos nossas barracas e logo fomos dormir.
No dia seguinte acordamos às 6hs, arrumamos nossas coisas e às 7hs quando entramos no carro e fomos subir para o parque vimos que um pneu estava vazio! Fizemos uma troca quase em velocidade de F1, em uns 15 minutos e a menos de 10ºC de temperatura  trocamos o "pequeno" pneu do Defender e subimos para o parque onde fizemos nosso café da manhã e começamos a caminhada rumo ao Pico das Agulhas Negras.
No abrigo Rebouças fizemos uma pausa para pegar água e seguimos então pela trilha, onde nos encontramos com o Leandro (com quem eu tinha feito a travessia Marins-Itaguaré há 2 semanas) e sua namorada. Fomos seguindo a trilha, cada vez mais lotada com um verdadeiro trânsito de farofeiros subindo a montanha e depois de algumas horas, 5,5 km de caminhada e 403 m de desnível acumulado estávamos no cume lotado do Agulhas Negras (onde graças à lotação e fila desistimos de fazer o rapel e subir até onde se encontra o livro de cume para evitar muito trânsito na descida).
A descida foi bem, passando por alguns poucos grupos de pessoas e durante alguns minutos embaixo de uma bonita chuva de granizo que deixou a montanha com muitas partes cobertas de bolinhas de gelo como se tivessem derramado sagu na montanha. Fizemos então mais uma longa pausa próximo ao abrigo Rebouças e às 17 hs saímos do parque e voltamos para o nosso acampamento na m&*#a do Alsene onde jantamos e depois fomos dormir.
No dia seguinte acordamos e cobertos de preguiça fomos então escalar no Morro do Camelo, uma das montanhas mais altas do Brasil mas pouco valorizada devido seu acesso absurdamente fácil: menos de 5 min de caminhada até o cume! Subimos por sua trilha até seu cume, o Vin montou o top rope em uma de suas vias (Dedos Sangrentos - VI sup), uma via com começo bem tranquilo que vai ganhando inclinação com crux na passagem vertical para o final da parede, uma via muito bonita que passei tranquilamente por ser bem no estilo que eu gosto de escalar: pequenos regletes e bom trabalho de pés. Ela foi ainda escalada pelo Vin com apenas uma queda (idiota para ressaltar) logo depois do crux e em parte pela Paulinha, Camila e Thunder.
De lá descemos para o carro e sem perder tempo começamos a nossa descida para a Garganta do Registro onde fizemos mais uma pausa para milho verde e pinhão cozido. Nos depedimos e seguimos cada um seu caminho com o Vin e o Requeijo voltando para o RJ e eu, Paula, Sanhudo, camila e Thunder voltando para São Paulo onde chegamos por volta das 20 hs.
O feriado e final de semana foram muito bem aproveitados, dois cumes muito gostosos de subir e uma escalada curta mas bonita para fechar. Ambos os locais eu já havia visitado algumas vezes e pretendo voltar a visitar muitas outras vezes.
Os arquivos para GPS atualizados já estão disponíveis para download e as fotografias nos links Pico Itaguaré e Itatiaia.
- enviado por Tacio Philip às 17:13:00 de 04/05/2009.



< Anterior: Vendo Land Rover Defender 110 CSW 2003 - verde metálico - excelente estado! | Listar publicações | Próxima: Vírus enviando milhares de Spam por dia... >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.