Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

05/01/2009 21:05:00 - Pseudo Cientistas provando passagens bíblicas...

Ontem assistindo a um programa no Discovey Channel sobre as pragas bíblicas (A Bíblia: Misterios Revelados) um pensamento não saia da minha cabeça: o que leva um cientista a querer provar passagens bíblicas? Por mais que alguém possa querer justificar, ao meu ver não é possível a coexistência da ciência e da religião. Sem ir muito longe, para começar minha observações, abaixo as definições das palavras religião e ciência encontradas na página Wikipedia:
Ciência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciência Ciência refere-se tanto a: * Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico; * O corpo organizado de conhecimento adquirido por tal pesquisa. A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. O conhecimento científico depende muito da lógica.
Religião: http://pt.wikipedia.org/wiki/Religião A Religião (do latim: "religio" usado na Vulgata, que significa "prestar culto a uma divindade", "ligar novamente", ou simplesmente "religar") pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino, sagrado e transcendental, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.
Notou a diferença? De um lado investigação racional, metódica, conhecimento empírico e lógica e do outro crenças, sobrenatural, divino, sagrado e transcendental. Misturar um com o outro é tão lógico quanto querer misturar óleo e água.
Agora voltando ao programa da Discovery, que realmente me desapontou por ser apresentado nesse canal e não em um canal evangélico, ele mostrou diversos cientistas com hipóteses para as 10 pragas bíblicas e para a abertura do mar vermelho por Moisés durante a fuga do Egito. Para começar, alguns argumentos até que eram válidos, tudo bem que a morte de muitos peixes pode causar uma proliferação de moscar na cidade, mas agora me pergunto: para que isso?
Voltando a Wikipedia, uma definição da Bíblia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bíblia A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão, que são o Cristianismo, o Judaismo e o Islamismo. São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".
Aos cientistas ou apoiadores desse tipo de programa: PAREM DE SE CONTRADIZER!!! Se você acredita na bíblia, mas não tanto a ponto de crer cegamente na "Palavra de Deus" saia de cima do muro!!! Escolha um lado da moeda, você deve acreditar cegamente no que está escrito no seu livro sagrado, sem questionar e sem querer provar nada ou você deve pensar logicamente, racionalmente e baseado em fatos. Não é possível, ou melhor, não é lógico um cristão querer provar alguma passagem da bíblia baseado em fatos.
Agora voltando um pouco mais ao programa, para mostrar como até um programa na Discovery Channel mostra coisas absurdas tentando catequizar seus telespectadores, me senti um idiota com uma justificativa experimental que justificaria a abertura do Mar Vermelho por Moisés. Primeiro se basearam nas escrituras onde diz que havia vento, então eles simplesmente colocaram dois barcos para pântano nas bordas de uma lagoa, ligaram suas grandes helices e fizeram um vento que, de acordo com eles, com mais de 160km/h e mostraram maravilhados no chão uma fina película de água que não devia ter mais de 10cm ser afastada da borda. Bingo! Não foi Deus que abriu o mar a pedido de Moisés, foi um forte vento que abriu o mar em um local menos fundo e com isso puderam atravessá-lo caminhando! Parece simples, não? Agora esqueceram de falar uma coisa: alguém conseguiria andar sob um vento lateral de 160km/h? Você que esta lendo esse texto, já tentou andar com vento de 60km/h, eu já, e digo que mesmo com 1,82m quase fui derrubado mais de uma vez! E mais, o vendo de 160km/h das duas helices conseguiu remover alguns poucos centímetros de água da margem do lado, qual teria que ser o vento para separar as águas do mar vermelho???
Depois de ver isso, o programa que no começo tentava mostrar um lado histórico das possíveis pragas que podem ter acontecido no Egito pelo suposto relato bíblico passou a um programa baseado em exageros e verdades incompletas e absolutas com conclusões de mesa de bar para justificar seus parágrafos sagrados. Igual ao que acontece dentro de uma igreja quando um pastor, padre ou qualquer título que seja justifica um parágrafo com um exemplo tosco que só engana pessoas empolgadas com palavras fortes em momentos de fraqueza.
Pelo site esse foi o episódio 1 do programa, não vejo a hora dos próximos e já começo a imaginar quais serão os próximos parágrafos a serem provados. Será que mostrarão a construção de uma arca e a inundação do planeta (só que nisso esqueceram de colocar os dinossauros na arca, por isso se extinguiram...) ou vão provar o milagre da conversão de água em vinho e acabar com o mercado das vinícolas francesas e chilenas?
Se você quer acreditar na bíblia, ok. Mas por favor não questione seu livro, não queira provar seus parágrafos, você deve simplesmente crer em TUDO que esta escrito e seguí-lo, é simples assim!!! Agora se você não pensa assim, se você acha que as coisas devem ser provadas, ter fundamentos baseados em fatos, saiba que você já esta a meio caminho de se tornar um ateu, basta usar um pouco mais a cabeça e você perceberá que o mundo não é um conto de fadas onde devemos viver mediocramente para não sofrermos pela eternidade um castigo dado pelo seu deus todo piedoso.

- enviado por Tacio Philip às 21:05:00 de 05/01/2009.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
4 Usuários Online (336 nas últimas 24hs)