Fanpage Tacio Philip
>
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- mapas gps
- trilhas gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Escaladas em São Luis do Purunã | Listar publicações | Próxima: Locaweb é realmente um lixo >

11/06/2008 12:21:00 (#118) - mais escaladas na região de Curitiba

Ontem fui com o Pedro para o setor 3 de escalada de São Luis do Purunã. Esse setor é meio escondido e pouco frequentado principalmente por ter a maioria das suas vias protegidas apenas em móvel.
Depois que deixamos o carro próximo do pedágio começamos a longa caminhada até o setor. O lugar é meio escondido e o GPS ajudou a achamos a entrada para descer para a base das vias. Fomos descendo, em muitos lugares enroscando em mato em uma trilha quase fechada e esquecida e depois de olhar muito os croquis e mapas vimos que não conseguiamos de maneira alguma identificar em qual lugar estavamos. Devido as vias serem quase todas em móvel, ou seja, sem chapeletas ou "P"s na parede, ficou muito dificl localizar as vias. Passamos crio eu que mais de uma hora tentando nos achar e quando tinhamos quase desistido seguimos rumo a entrada 2 e achamos a via que procurávamos, o Diedro de Isys. Um 6o. grau todo em m[ovel que segue uma linda fenda negativa (bem fácil de identificar).
Nos equipamos e o Pedro começo a escalar guiando a via. Logo no começo colocou um friend grande em uma posição "à prova de bomba", passou pelo bico de pedra facilmente e chegou na primeira fenda vertical. Lá ele começou a xingar, reclamar que odiava fenda, que não dava pra escalar e por ai vai. O tempo passava e nessa via se você entrou, tem que terminar ou abandonar algum equipamento para descer. Passaram mais alguns minutos e então o Pedro mandou o lance da via e continuou a subida.
Mas o stress não acabava por lá, o resto da subida também é forte, sempre negativa sem ter descansos bons e tendo que protege em móvel. O Pedro foi indo, indo e depois de algum tempo e muitos xingamentos chegou na parada da via, a uns 25m do chão e com o nível de adrenalina umas 25 vezes maior que o normal.
Ai então foi minha vez de entrar na via de 2o. e limpá-la (tirar as proteções). Como a via é bem negativa é a única maneira de tirar as peças, no rapel seria praticamente impossível.
Coloquei a sapatilha, amarrei a corda na cadeirinha e comecei. Pra mim o 2o. lance dela já foi ruim (o bicão de pedra). O Pedro tinha passado em oposicão mas eu achei melhor passar entalando a mão nela. Foi dolorido, alguns hematomas na mão mas foi. No final o lance saiu.
Depois disso cheguei no começo da fenda vertical que o Pedro xingou tanto. Essa não achei tão ruim, consegui me encaixar bem e subi usando entalamento tanto de mão quanto de pés. Mas a via não estava nem na metade. Continuei subindo retirando os friends e costuras no caminho e depois de alguns minutos, em um lance idiota onde eu não tinha visto um platô razoável para a mão esquerda do meu lado fui dar uma "roubadinha" na via. Fui meio que cruzando a mão direita (a esquerda estava em posição boa) e peguei em uma costura para melhorar minha posição. No que eu peguei na costura o friend que estava entalado em uma fenda vertical saiu e eu caí. Essa hora o nível de adrenalina foi lá em cima!!! E pior que foi em um movimento estúpido, depois fiz o lance sem nenhum esforço usando o platô na esquerda que eu não tinha visto. A sorte foi que onde eu caí tinha uma outra proteção logo acima, senão eu podia ficar pendurado para fora da parede sem conseguir voltar!
Mas a escalada continuou e essa hora eu já estava bem adrenado. Continuei a subida, descansando onde dava e sem poder cair porque alguns lugares não permitiam erro e logo cheguei no platô final quase na parada. Nesse paltô fiquei um tempo descansando e depois mais um susto, quando fui fazer a travessia pra esquerda pra chegar na parada uma rocha dentro da fenda onde me segurava se moveu! Na hora larguei, fui direto pro platô na esquerda e meio no instinto cheguei no final da via.
A via é linda, os movimentos muito bons mas é uma via de responsabilidade! Pra quem guia é complicada por causa das posições estranhas e pouco descanso, pra quem sobe de segundo também é estressante por ser bem negativa e você não poder cair senão não volta pra parede! Mas no final correu tudo bem! Fizemos umas fotos, descemos e seguimos de volta pra Ctba.
Em Curitiba jantamos e de noite fomos no ginásio de escalada Acampamento Base, muito legal com paredes bem altas e todos níveis de vias. Lá escalamos mais um pouco, conversamos com um pessoal (inclusive o Irivan que tinha conhecido em 2002 na Bolívia e me dado aula no curso do Cosmo em 2003 e acabava de retornar do cume do Makalu no Himalaia) e no final da noite fomos dormir.
Hoje acordamos, o Pedro foi pra faculdade e estou aquina casa do Hilton do site www.altamontanha.com. Talvez role alguma escalada mais tarde, mas estou completamente quebrado nesse 3o. dia consecutivo de escalada. Mas sem reclamações!
Coloquei mais algumas fotos aqui no site no link http://www.tacio.com.br/tacio/fotografia/index.php?pasta=2008-06-09_sao_luis_do_puruna/ (ou acesse pelo menu da direita: Fotos recentes - São Luis do Purunã)
- enviado por Tacio Philip às 12:21:00 de 11/06/2008.



< Anterior: Escaladas em São Luis do Purunã | Listar publicações | Próxima: Locaweb é realmente um lixo >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show oswaldo montenegro - braganca
- show blaze bayley - sp
- concerto vika - unibes cultural - sp
- show iron maiden - sp
- show oswaldo montenegro - braganca
- show sepultura extrema - mg
- escaladas ana chata - sbs
- travessia serra do lopo - transmantiqueira
.: ver mais :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/2022
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.