Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

08/01/2008 21:17:00 - Serra da Canastra

Entre os dias 29 de Dezembro e 6 de Janeiro estive com a Jade na Serra da Canastra em MG. Essa viagem foi muito proveitosa para trilhas 4x4, tomar alguns banhos de cachoeira e fotografar (em breve colocarei as fotos e vídeos por aqui).
No dia 29 saimos cedo de Bragança e navegando pela rota colocada no dia anterior no GPS (como fizemos todos os dias da viagem) seguimos para São José da Barra, de onde seguimos direto para Furnas e pra São João Batista do Glória, onde depois de passar em algumas pousadas nos hospedamos no Hotel Glória, saindo apenas para um passeio em um milharal e para algumas fotografias.
No dia seguinte acordamos cedo e saímos para nosso primeiro plano de percurso, sendo impedidos logo no começo da trilha 4x4 por algumas erosões grandes que resolvemos nem tentar passar já que um pessoal de lá disse que estava impossível passar uma outra erosão que encontraríamos mais para a frente na trilha. Voltamos então, fizemos uma breve pausa na cachoeira do Falcão (uma quedinha de água) e depois fomos para a Cachoeira Sto Antônio, que realmente vale a pena! Só para chegar na cachoeira já vale a pena a trilha 4x4 que passa por um rio razoavelmente fundo e depois por algumas erosões. Chegando na cachoeira tem um grande poço e uma grande e larga cachoeira, pena estava lotada. Saindo de lá voltamos para o hotel para um merecido descanço e para planejarmos o passeio do dia seguinte.
Dia 31, último dia do ano saimos por uma trilha 4x4 na Babilônia, que depois de algum sobe e desce nos levou até São José do Barreiro, onde nos hospedamos na pousada da Dindinha, uma casa familiar ampliada com alguns quartos e suítes, ambiente bem familiar. Ficamos na pousada descansando até a meia-noite, quando ouvimos alguns poucos fogos de artifício e brindamos o ano novo.
Dia 1º saímos para mais trilhas, indo agora fazer a trilha da Serra Branca, uma estrada com algumas partes para 4x4 com um visual espetacular, indo novamente até o vale da Babilônia, de onde voltamos por uma trilha que passa por uma grande escadaria de pedra com uns 500m de extensão, a cada minuto nos surpreendiamos mais com o que conseguíamos subir com o carro. Como chegamos cedo na cidade, aproveitamos e fomos até uma trilha que sobe em um pico com antena e depois até Vargem Bonita, aproveitando para encher o tanque, dar uma ducha no carro e algumas fotos na volta. Chegando em SJ Barreiro fizemos um lanche e logo fomos dormir.
No dia seguinte saímos e fomos pela primeira vez para dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra, entrando pela portaria 4 e visitando a cachoeira Casca D´Anta. Saindo de lá, mesmo com um pessoal tendo nos dito que a trilha que pretendíamos subir estava fechada fomos tentá-la. No começo foi tudo bem, atravessamos um rio onde fiquei indo e voltando algumas vezes enquanto a Jade filmava e fotografava (chegou a molhar o capô do carro) e logo em seguida a trilha acabava em uma placa de "Entrada Proibida Multa" colocada provavelmente pelo Ibama já que ele que interditou essa trilha. O jeito foi voltar e seguir por muitos e muitos quilômetros de estrada de terra até Vargem Bonita e de lá para São Roque de Minas, onde nos hospedamos na pousada Casca D´Anta, saindo para um passeio pela cidade, bem maior que as anteriores, e depois ficamos no hotel, onde pedimos uma pizza.
No dia 3 saímos de São Roque e fomos então para a portaria 1 do PN Canastra, visitando agora a nascente do Rio São Francisco, a parte de cima da cachoeira Casca D´Anta, Curral de Pedra e indo até o final da trilha fechada que havíamos tentado subir no dia anterior ao lado da Garagem de Pedra. De lá fomos para São João Batista da Serra da Canastra, nos hospedando na pousada da Serra (única do lugar) e como era cedo, deu tempo ainda pra um banho na cachoeira Gurita, logo atras da pousada.
Dia 4 saímos quase na hora do almoço e seguimos uma trilha passada pelo Ricardo da pousada. Essa trilha era uma alternativa para irmos até Delfinópolis. Foi um dia bem cansativo e a cidade não chegava nunca. Além disso, algumas trilhas mapeadas no GPS acabavam e mais de uma vez tivemos que voltar e fazer outro caminho. Apesar de estarmos perto em linha reta esse dia rodamos por volta de 150km em estrada de terra até chegarmos em Delfinópolis, onde a primeira coisa que fizemos foi parar em um restaurante para um bom almoço às 16hs! Depois foi só procurar pousada, nos hospedar na Casarão e passear pela cidade.
Dia 5, penúltimo dia de viagem fomos conhecer a Cachoeira do Ouro, uma bela cachoeira com 3 grandes quedas onde renderam boas fotos macro de borboletas e libélulas. De lá, com uma planilha feita na hora pelo Wiliam da Pousada Rosa dos Ventos descemos por uma trilha 4x4 até Delfinópolis (depois vimos que era exatamente a trilha desenhado no GPS e que tínhamos planejado descer). Quase chegando na cidade aproveitei para atravessar um rio e por pouco não tive que rebocar uma Pajeito TR4 que também atravessou o rio mas depois não conseguia subir novamente para a rua por causa das erosões, mas no final depois de algumas tentativas ela conseguiu (que pena, seria divertido puxar ela pra cima!). Voltamos então para a pousada, de noite fomos na Rosa dos Ventos pegar mais dicas de passeio com o Wiliam (dono da pousada e também Landeiro) e fomos então dormir.
No dia de irmos embora acordamos embaixo de chuva e isso levou por água abaixo nosso último roteiro de passeio antes de irmos embora. Ficamos tranquilos arrumando as malas e depois pegamos estrada, indo agora só por asfalto até Bragança Paulista seguindo por Cassia, São Sebastião do Paraíso, Mococa, Mogi Mirim, Amparo e finalmente Bragança, pegando uma bela tempestade no caminho.
Em Bragança demos uma limpada rápida por dentro do carro (balde e água) e fomos descansar. Ontem na 2ª feira antes do almoço sai de lá e voltei para São Paulo, completando 1700km de viagem.
Essa viagem foi muito legal e aproveitamos muito cada dia, conhecendo lugares novos, fotografando e fazendo muitas trilhas com o Defender. A parte que mais gostei da região é fora do parque, ao Sul, nas cidades de São João Batista do Glória, São José do Barreiro e Delfinópolis. Quero voltar porque ainda tem muita estrada para explorar.
E aproveitando, já estão disponíveis os tracks dessa viagem no link arquivos GPS. Em breve as fotos e vídeos!

- enviado por Tacio Philip às 21:17:00 de 08/01/2008.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
6 Usuários Online (246 nas últimas 24hs)