Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

27/08/2007 22:37:00 - Revista Fotografe Melhor: seja usado, escreva matérias

Muitas pessoas lêem a revista Fotografe Melhor e devem pensar que as matérias publicadas na revista são compradas, encomendadas, que as pessoas que as escrevem tem seu trabalho reconhecido e pago. Afinal, é uma revista que se vangloria de ter uma grande tiragem nacional e ainda ser enviada para alguns países no exterior. Mas na verdade não é isso que acontece.
Há dois meses, após ser contatado pelo Mário Bock (um dos repórteres da revista) por indicação do Sérgio Branco (editor da revista), fui com o Bock ao Jardim Botânico de São Paulo onde ajudaria na elaboração de uma matéria sobre macrofotografia com o uso de câmeras compactas digitais.
No começo parecia tudo bem e que havia uma consideração mútua entre mim (um fotógrafo profissional da área da macrofotografia e leitor antigo da revista - tenho a coleção completa desde a primeira edição) e a revista. O normal de se esperar nesse tipo de "parceria", por mais simples que seja, é que uma pessoa forneça informações, ajude a montar uma boa matéria sobre o tema que conhece e a revista também ajude a pessoa, a divulgando de maneira que não apenas a revista ganhe com vendas e matéria, mas o escritor, tenha algum retorno também, principalmente pensando que eu trabalho com fotografia e matéria em revista para mim não é apenas para encher ego, é trabalho.
Resumindo bem o que aconteceu é que fui no botânico com o Mario Bock, dei todas as explicações e dicas possíveis e imagináveis para uma boa matéria, fiz diversas fotografias com o equipamento que queriam que fosse usado e acho que meu único pedido foi: "publiquem meu site na revista", o que é um pedido bem modesto já que não ganharia um centavo sequer com a matéria (e a revista não é distribuida de graça nas bancas).
O tempo passou, voltei ao botânico ainda outra vez sozinho para fazer mais algumas imagens para a matéria e estava certo da matéria ser publicada. Passaram algumas semanas, o Mario me falou que a matéria estava pronta, tinha ido para gráfica e que sairia na próxima edição da revista Fotografe Melhor Digital (edição 19). Passa mais um tempo e a revista chega as bancas.
Para começar minha indignação, até agora não recebi sequer um exemplar da revista com a matéria. Pedi ao Bock, ele disse ter separado alguns exemplares mas até agora não deu certo de nos encontrarmos para pegá-las. O único exemplar que consegui tive que conseguir por mim mesmo. E para piorar, ao ler a matéria vi que meu único pedido não tinha sido atendido: meu site sobre macrofotografia, o tema da matéria, sequer era citado em qualquer lugar do texto.
Para completar e ver como parece ser o pensamento da redação, tanto o Mário Bock quanto o Sérgio Branco me disseram que eu não tenho consideração com a revista, que eu estava escrevendo para os leitores e não devia pensar em anuncio ou coisa parecida. Mas imagine você sendo um fotógrafo que trabalha com macrofotografia (não apenas um entusiasta querendo encher o ego como fotos publicadas) perdendo dois dias para ajudar a escrever uma matéria super completa sobre macro com compactas e fazendo um pedido simples: "publique meu site para ajudar na divulgação do meu trabalho" e no final ver que te ignoraram e apenas te usaram...
Só para comparar, ano passado tive uma matéria sobre macrofotografia (ainda mais completa) na revista Fotógraphos (edição 3). Conversei na época com a edição e me disseram não ter condições de pagar pela matéria mas que poderiam fornecer espaço para anuncio em troca, nada mais justo. E também aceitaram meu texto como enviei e ao seu final ainda aparece: "mais informações: www.macrofotografia.com.br". Na Fotografe Melhor foi sempre diferente, em 2005 publiquei uma matéria sobre fotografia no frio e meu texto foi completamente alterado (pelo menos na época citaram na matéria os patrocínios que havia tido para a expedição que resultou na matéria). Agora acontece pior ainda, sequer aceitaram um texto meu, o crédito da matéria foi dado ao Mario Bock e meu site sequer foi citado.
Resumindo: fui usado por uma revista cara que só quer sugar as pessoas que fornecem material e não tem a mínima consideração com so leitores que resolvem ajudar com conteúdo para ser vendido nas bancas.

- enviado por Tacio Philip às 22:37:00 de 27/08/2007.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
12 Usuários Online (371 nas últimas 24hs)