Nos últimos 3 dias, precisando de alguns dias de folga no meio de muito trabalho, viajei com o Pedro e Léo para alguns dias de escalada. Começamos eu e o Pedro indo 2ª feira pouco antes do almoço para Cambuí, já no Sul de Minas, onde depois de mais alguns quilômetros chegamos a Pedra de São Domingos, uma grande formação que alcança mais de 2000m de altitude e com vias de escalada com mais de 100m de extensão.
Chegando no São Domingos não nos demos muito bem, procurávamos a via desejada (um 6a com passagens de 7a) e não encontravamos, no sfazendo descer de rapel em algumas falsas paradas e subir novamente. Depois de algum sobe e desce a encontramos, descendo apenas 2 paradas devido à hora avançada e, para nosso desespero, a via estava absurdamente suja, o que não significa que tinha lixo, mas sim muita vegetação. Subimos as duas paradas com muitos lances estressantes em aderência sobre musgos e logo descemos para o carro, por volta das 17hs e pegamos à estrada rumo à Pedralva.
Em Pedralva logo encontramos o Léo no hotel de beira de estrada e jantamos. Conversamos, fomos para o quarto e começamos a arrumar toda a ferraria e cordas para a escalada que nos esperava, a desejada via Evolução, com 320m de altura, 4º VIsup e logo fomos dormir.
Na 3ª feira acordamos pouco antes das 7hs, tomamos café e fomos para a Pedra, onde conseguimos nos perder muito, demorando 4hs até a base da parede (onde ainda começamos a escalar uma via errada e depois escalamos apenas a 1ª enfiada da via Evolução). Como resultado foi um dia frustrante, super cansativo, mas que nos mostrou um bom caminho para chegar a base e onde realmente estava a base da via Evolução. Voltamos para a cidade, deixei meu carro no hotel em Pedralva e fomos todos no carro do Léo dormir em São Bento do Sapucaí.
Na 4ª feira acordamos super cedo, às 5hs, e logo levantamos e preparamos um miojo para nosso café-da-manhã reforçado. Pegamos as coisas e logo a estrada, indo direto para Pedralva onde deixamos novamente o carro e seguimos pela trilha de acesso (agora pela trilha certa).
Após exatos 59 minutos de caminhada estavamos na base da parede, olhando para cima uma via com mais de 300m. Começamos a escalar por volta das 8h30, comigo guiando a primeira enfiada. Em seguida foi uma sequencia de escaladas e paradas, alternando a guiada entre nós três.
Fomos subindo, e subindo, e subindo e logo percebemos que demoraria mais do que havíamos pensado pra terminar a via, mas continuamos a subida, passando bem pelas suas enfiadas mais "fortes", que chegam a ser um 6ºsup.
Depois de mais algumas horas e paradas, chegamos todos nós completamente cansados ao seu final, na 10ª parada, 300m acima de nosso ponto de partida na base da parede e completamente realizados pela tarefa cumprida.
Comemoramos, fotografamos, filmamos e logo começamos a montar o rapel e a descer. Foram mais de 2h de descida apimentadas pelo pôr-do-Sol, o que nos fez rapelar mais da metade da via no escuro usando nossas headlamps para iluminar o caminho e ter que escalar um pequeno lance no escuro para desenroscar a corda de algumas lacas de pedra.
Fomos descendo e descendo e às 19h30 chegamos à base novamente, onde bebemos um pouco de água para minimizar nosso estado de desidratação e começamos a descer a trilha, seguindo pelo GPS o caminho que havíamos usado na subida (e mesmo assim a descida foi complicada!). Foi mais de 1h30 de descida, chegando no carro pelas 21hs.
Voltamos para a cidade, comemos em um trailer que vendia lanches e panquecas e logo me despedi do Pedro e do Léo e peguei a estrada para Bragança Paulista, onde dormi e voltei para São Paulo apenas hoje quase na hora do almoço.
Abaixo algumas fotos da região e tiradas durante a escalada da via Evolução (clique na imagem para ampliar).
Montagem panorâmica (3 fotos) da Serra do Pedrão
|
Serra do Pedrão na manhã
|
Serra do Pedrão
|
Trilha de aproximação
|
Léo
|
Pedro
|
Léo
|
Léo
|
Eu em auto-retrato em uma das paradas
|
Pedro
|
Vista para baixo da penúltima parada
|
Léo e Pedro na última parada
|
Eu na última parada em auto-retrato
|
Essa semana agora erá corrida, estou acabando de confirmar os últimos detalhes para o safari Bolívia 2006 e embarcamos na próxima semana.
Vou tentar antes de viajar colocar mais fotos e vídeos da viagem para Brasília e das escaladas no Sul de Minas.
- enviado por
Tacio Philip às 21:04:00 de 01/06/2006.
< Anterior: De volta de Brasília e arrumando as malas novamente |
Listar publicações |
Próxima: algumas escaladas, 6/6/6 e últimos preparativos para Bolívia >