Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

01/07/2011 11:53:04 - Review: Liner Thermolite Reactor Extreme da Sea to Summit

Esse texto faz parte de uma série de testes de produtos a pedido do Kiko (Marcus Araújo) da Proativa, distribuidora no Rio de Janeiro de diversas marcas relacionadas ao montanhismo, escalada e atividades ao ar livre como Deuter, Sea to Summit, Lorpen, Primus, Suum entre outros.

Já foram analisados as pastilhas eletrolíticas Suum, os Copos X-Cup da Sea to Summits, comida liofilizada liofoods, meias Lorpen e agora o Liner Thermolite Reactor Extreme da Sea to Summit.

O liner deve ser usado dentro do saco de dormir e, por ser feito de um tecido de grande capacidade térmica (thermolite), aumenta assim a temperatura mínima de conforto. Além disso, ele serve para proteger o saco de dormir, impedindo que o mesmo se suje devido ao uso.

A Sea to Summit possui diversos modelos de Liner e o que adquiri foi o modelo Thermolite Reactor Extreme. Esse modelo tem 399g e minha ideia de compra-lo foi para uso com meu saco de dormir de temperatura de conforto de +15ºC, onde me sinto confortável até temperaturas de +10ºC nas montanhas do Brasil.

O mesmo foi utilizado em diversas montanhas do Brasil, com destaque a 5 noites bivacando (dormindo ao ar livre) na região do Parque Nacional do Itatiaia mais 8 a 10 noites em abrigo de montanha no Parque Nacional do Itatiaia, São Bento do Sapucaí e Andradas. Apesar do fabricante informar que ele aumenta a temperatura do saco de dormir em até +15ºC, eu me decepcionei com o produto. Como minha ideia era utilizá-lo em temperaturas mais baixas sem precisar usar um saco de dormir mais quente e pesado, eu esperava me sentir confortável nele em temperaturas de pelo menos 0ºC, já que o saco de dormir é para +15ºC e como informei, durmo confortavelmente em temperaturas de +10ºC, mas não foi isso que aconteceu.

Nas situações em que estava bivacando a situação foi um pouco agravada devido ao vento, sendo que nesses casos, cheguei a pegar temperatura de 4,7ºC de acordo com o relógio e passei muito, mas muito frio a noite (mesmo com um bom isolante térmico e lona protegendo do sereno). Dentro de abrigos, e em uma cama, a temperatura mínima que enfrentei foi por volta de 8ºC e, nesse caso, dormi bem quente, mais que o normal se utilizasse apenas o saco de dormir a uma temperatura de 10ºC.

Ao meu ver, esse liner aumenta a capacidade do saco de dormir entre +5 a +8ºC no máximo, não 15ºC como informado pelo fabricante. Inclusive, como o produto informa o aquecimento como +15ºC/25ºF, se você efetuar uma simples conta com conversões de unidades de temperatura (é necessária as operações já que não se pode converter diretamente os 15ºC em 25ºF), verá que um ganho de 15ºC nem matematicamente é possível, é só seguir o seguinte raciocínio:
Se usar como referência um saco de dormir para +15ºC:
15ºC = 59ºF
59ºF - 25ºF = 34ºF
34ºF = 1,1ºC
logo o aumento de temperatura foi de 15ºC - 1,1ºC = 13,9ºC (menos que os 15ºC informados).
Se usar outras temperaturas de referência o resultado é o mesmo.

Acredito que informar esse aumento de temperatura não tenha sido má fé do fabricante, talvez apenas uma conversão de unidades incorreta do setor de marketing e, mais que isso, o teste para certificação do produto em situações super controladas. Um doa fatores, já que estamos em um país tropical, é a umidade, que faz com que soframos mais com temperaturas baixas que em situações de baixa umidade, o que pode ter sido a referência para os testes.

Mesmo assim recomendo o uso. Ele aumenta a temperatura de conforto do saco de dormir em pelo menos +5ºC e o manterá mais limpo. Só não compre esperando milagres informados na embalagem ou nos sites.

Esse item pode ser encontrado em diversas lojas do Brasil por um preço médio de R$190,00.

Mais informações no site da Sea to Summit.

- enviado por Tacio Philip às 11:53:04 de 01/07/2011.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
6 Usuários Online (235 nas últimas 24hs)