Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

22/01/2011 22:17:27 - O que faz um montanhista, basicamente, é o fato dele subir montanhas

Nos últimos dias aproveitei o tempo livre e uma das coisas que resolvi por em dia foi me livrar de CD-R de arquivos de setup de programas, mp3 ou mesmo CDs copiados que eu usava no carro. Tudo que prestava foi copiado para o HD e criei com isso uma pilha de 55 CD-R para irem para o lixo (não necessariamente para o lixo, eles serão usados em aula de artes por crianças onde a Paula dá aula).

Entre os CDs encontrei coisas interessantes, algumas inúteis como o setup do Acrobat Reader 4.0, 5.0, 5.1, Netscape 4.72, 4.73, 4.76 e até algumas coisas que muitas pessoas aqui nunca devem ter ouvido falar como AudioGalaxy, GetRight 4.3, 4.5, 5.02, ICQ, ICQ 2, 2000, Music Match Jukebox, Napster 2.0 e muito, mas muito mais! No meio alguma coisa útil como alguns emuladores de calculadora, palm e o melhor de todos: Atari! :-)

Hoje, agora fuçando na bagunça copiada para o HD, achei mais algumas coisas interessantes: diversos dos meus primeiros arquivos de GPS de montanha e, um que me chamou bastante atenção, foi o de Itatiaia, lugar que eu frequento desde 2001 e encontrei o arquivo do meu primeiro "mapeamento" com GPS por lá (que foi na minha segunda ida ao parque no final de Maio de 2002).

Nesse meu primeiro "mapeamento" eu fiz pela primeira vez o cume do Itatiaiaçu, cume principal do Agulhas Negras, no dia 30 de Maio de 2002. Antes disso eu só havia feito o Prateleiras em 07 de Julho de 2001 e na época ainda não tinha o meu velho, aposentado e destruído eTrex Vista.

Mas o que me chamou mesmo a atenção e fez com que eu quisesse criar esse post é o número de trilhas existentes nos parques nacionais, sendo Itatiaia ou outros espalhados pelo país (e não vou entrar no mérito de serem permitidas ou não, o montanhismo nunca foi ecoturismo e não se prende apenas a "trilinhas" demarcadas, felizmente o espírito de superação e busca ainda existe em mim e em diversos amigos-parceiros).

Há pouco tempo, em conversa com o Pedro Hauck e Parofes, dois amigos e parceiros de montanhas/escaladas, falávamos sobre como o montanhismo está sendo assassinado no Brasil por regras absurdas, regras que só visam limitar o acesso às montanhas e não divulgar com consciência a cultura do montanhismo. Nessa mesma conversa chegamos a conclusão que se uma pessoa começa a praticar montanhismo hoje, em cerca de 2 anos terá subido todas as montanhas "permitidas" do país e acabará se desmotivando. Isso para mim é um grande problema já que, em vez das pessoas reclamarem, subirem montanhas e divulgarem, elas acabam desanimando e parando, fazendo com que os burocratas de escritório sequer enxerguem que há sim pessoas querendo subir montanhas e com conhecimento para que seu acesso a elas não cause impacto (principalmente porque muitas trilhas proibidas continuam sendo acessadas por caçadores, palmiteiros e também, felizmente, por alguns montanhistas de verdade).

Mas voltando ao tema Itatiaia, na imagem abaixo você pode ver o meu primeiro mapeamento com parte das estradas de acesso e trilha do Agulhas Negras. Colocando o ícone do mouse sobre a mesma você verá o arquivo atual, com "algumas" trilhas a mais na região feitas nesses meus 10 anos de montanhismo. E as opções não estão esgotadas, veja que ainda existem áreas "em branco" a serem preenchidas no mapa! ;-)

E como mensagem final, só um lembrete para todas as pessoas que pretender ser, estão se tornando ou já são montanhistas:

O que faz um montanhista, basicamente, é o fato dele subir montanhas.

Então seja um e preencha os seus espaços em branco!

- enviado por Tacio Philip às 22:17:27 de 22/01/2011.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (242 nas últimas 24hs)