Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
Contato | Listar todas postagens

11/09/2008 17:46:00 - Subida da Pedra Roxa no Parque Nacional do Caparaó

Depois de sair de SP no Sábado e vir para o RJ eu e a Gerusa saímos no Domingo rumo ao Parque Nacional do Caparaó, só que dessa vez com o intuito de entrar por ES pela portaria de Pedra Menina e não por Alto Caparaó em MG como eu tinha ido outras vezes.
Saímos do RJ logo depois do almoço e depois de longas horas de estrada (umas 9hs e mais de 450km) chegamos ao parque quase às 22hs (horário que fecha para entrada/saída). Pagamos a entrada, pegamos algumas informações e logo subimos para o acampamento "Casa Queimada" que fica mais ao alto e próximo das montanhas.
No dia 08 acordamos umas 6hs e às 7h30 começamos a caminhada. Saindo do acampamento foi só seguir uma trilha bem aberta rumo a crista e de lá seguir as setas amarelas pelas rochas. Passamos então pelo chamado Pico2 (um pico sem nome que é um ombro do Calçado e foi proposto ser um novo pico - eu discordo), Calçado (outro que propuzeram ser pico e eu também acho que não é, sendo apenas um ombro do Bandeira) e depois o Calçado Mirim (mesma situação). De lá continuamos e subimos então para o cume do Pico da Bandeira, 3o. ponto mais alto do Brasil com 2892m de altitude. No cume fizemos algumas fotos e de frente para o NE víamos o Pedra Roxa, a 13a. montanha mais alta do Brasil que eu havia tentado subir em 2002.
Saimos então do cume do Bandeira e seguimos direto para o Pedra Roxa pela crista que desce o Bandeira. Apesar de bem inclinada - principalmente quando olhamos ela de longe - foi possível descer sem muitos traumas. Do colo entre as duas montanhas seguimos também praticamente em linha reta e assim subimos até o cume do Pedra Roxa.
No cume mais fotos e de lá resolvemos sair pelo outro lado da montanha e evitar assim voltar pelo mesmo caminho. O começo foi tranquilo mas logo complicou um pouco com muitos pedaços de campo de altitude praticamente intocados e bem fechados com aqueles tradicionais bambus (não sei o nome oficial). Mas continuamos fazendo uma longa pausa para trocar a água quente que tínhamos nos camel-bag no Rio Pedra Roxa e depois de mais algum longo tempo subindo no meio de mato fechado chegamos na trilha que leva do Terreirão para o Bandeira. De lá foi só seguir a trilha bem aberta até a placa entre o Bandeira e Calçado, subir novamente o Calçado e seus irmãos menores e descer para o acampamento onde chegamos no escuro ãs 19h25 depois de quase 12hs de caminhada (números da caminhada Casa Queimada - Calçado - Bandeira - Pedra Roxa - Calçado - Casa Queimada: 15,38km; subida/descida acumulada 1495m; média geral 1,3km/h; média deslocamento 2,0km/h).
O dia seguinte deixamos para descansar e depois de termos sido roubados por um ameaçador Quati (nos roubou dois pães e nosso queijo - mas ainda bem deixou outros pães e o presunto) fomos até algumas cachoeiras bem próximas e depois acampamos no Macieira (mais abaixo no parque). Na 4a. feira acordamos sem pressa, desmontamos acampamento e mais estrada de volta pro RJ onde chegamos no final da tarde.
A caminhada do dia 08 foi bem cansativa mas valeu muito a pena, depois de 5 anos finalmente cheguei ao cume da Pedra Roxa e ficou faltando apenas agora o Tesouro que víamos de muitos lugares durante nossa caminhada (mas sem condições de ir até ele dessa vez, fica para a próxima!).
Os arquivos de GPS do Caparaó já foram atualizados e também estão disponíveis as fotos. Para esse final de semana esta programado a travessia Petrópolis-Teresópolis, na volta mais infos, tracks e fotos.

- enviado por Tacio Philip às 17:46:00 de 11/09/2008.



Contato | Listar todas postagens

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- montanhas de monte verde
- odinskriegerfest
- show guns n roses - curitiba
- pedra do camelo
- morro do urubu
- travessia couto-prateleiras
- circuito 5 lagos e morro do massena
- pico das agulhas negras
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/16
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (236 nas últimas 24hs)