Fanpage Tacio Philip
> busca
página inícial
últimas notícias
lojinha

sobre
- Tacio Philip
- currículo
- meu blog
- facebook

montanhismo
- no Brasil
- alta montanha

arquivos
- gps
- cartas topo
- wallpaper

postagens recentes
.: ver todos :.:

contato
- email


Adote um Gatinho


Eu não uso drogas!

Blog Tacio Philip
< Anterior: Vendo Ingresso Pista para o Show do Iron Maiden em São Paulo | Listar publicações | Próxima: Proibido escalar... >

11/02/2008 19:10:00 (#98) - Lapinha (sítio do Rod) e desabafo sobre a ignorância do Ibama

No feriado do carnaval fui com a Jade para o Sítio do Rod, na Lapinha, com a pretensão de fazer algumas escaladas e fotografar. Saimos de Bragança no Sábado por volta das 9hs e depois de muitas horas, inclusive mais de 1h se perdendo dentro de Belo Horizonte, chegamos no sítio no finalzinho da tarde.
Paramos o carro procurando um lugar bom e mais afastado para acampar e logo armamos o acampamento. Nesse dia só demos uma andada pelo sítio e fomos olhar como estavam as paredes de calcário onde estão as vias de escalada a 3 minutos (chutando alto) do acampamento.
No dia seguinte acordamos já embaixo de um pouco de chuva, que felizmente parou e então fomos escalar alguma coisa. Entrei guiando na via Cactus Talidomida, um 5º grau e depois a Jade também escalou a via. Na sequência entrei para repetir a via Tapa na Aranha, um 7a negativo com uma boa sequência de agarras-buracos. Comecei mais ou menos, me acostumando com o calcário que só tinha escalado uma outra vez e lá mesmo há mais de 1 ano e, quando estava para costurar na parada, com o pé levemente entalado em um buraco do lado da 2ª proteção, com a mão esquerda puxando a corda para costurar minha mão direita escapa e simplesmente cai! Na hora achei que ia quebrar o tornozelo então fiz muita força com o pé e fiquei meio pendurado na diagonal pelo pé. Sem perder tempo (e nem lembro como foi de tão automático) prendi minha solteira na 2ª proteção e tirei o pé do buraco. Apesar da dor ele estava inteiro e na posição certa! Fiquei um tempo parado respirando (tava doendo mesmo) e depois de jogar a sapatilha pra baixo e a Jade me jogar ela de volta tive que terminar a via para retirar as costuras.
Desci e depois de ver novamente que meu pé estava inteiro apesar de amassado e com uns pontos roxos voltamos para o acampamento para um merecido gelo e descanso. Nesse dia não tive mais pique para escalar.
No dia seguinte acordamos cedo e embaixo de muita chuva, e acabou sendo assim o feriado todo. Fizemos nos dias restantes alguns passeios pela região, conhecendo algumas lagoas, nos frustrando em uma trilha para 4x4 que estava marcada no GPS mas que terminou em um muro novo e também entranos em algumas pequenas grutas para algumas fotos no próprio sítio do Rod e descendo para a Fazenda da Lapinha (íamos fotografar a própria gruta da Lapinha mas pra variar o Ibama tem suas restrições estúpidas: pode fotografar mas não pode usar tripé!). Agora pergunto a qualquer um do Ibama: qual a lógica disso? É só pra impedir que seja fotografada de alguma maneira? Foto com flash ficaria uma porcaria, foto sem tripé ficaria tremida. Agora só falta esses eco-funcionários-públicos-mais-que-chatos me dizerem que é pra preservar o ecossistema local. Acho que meus pés com tênis número 42 ou as lâmpadas na gruta são muito mais prejudiciais que 3 pontas emborrachadas de um tripé que com o equipamento em cima pesa menos de 5kg... mas vai entender o que passa no cérebro (se é que tem algum) deles... além disso vimos ainda a placa com um decreto que proibe escalada na Lapinha... enquanto a Amazônia desaparece embaixo dos olhos deles eles se sentem os protetores da terra e autoritários proibindo escalar.
Mas voltando ao assunto viagem: depois que começou a chover Domingo não parou mais. Por conta disso e da falta de ânimo (e um pouco de coragem) não escalai mais mas fizemos alguns passeios legais. Na 3ª saimos de lá pouco antes do almoço e dessa vez sem nos perder em BH, logo chegamos em Bragança (embaixo de mais chuvas).
Algumas fotos tiradas no Sítio do Rod e região, assim como os arquivos para GPS já estão disponíveis aqui no site. Use pras fotos os links na direita e pros arquivos os links na esquerda.

- enviado por Tacio Philip às 19:10:00 de 11/02/2008.



< Anterior: Vendo Ingresso Pista para o Show do Iron Maiden em São Paulo | Listar publicações | Próxima: Proibido escalar... >

cursos diversos
- GPS: Operação, planejamento e tratamento de dados
- Escalada em Rocha
- Calculadora hp 50g
- Calculadora hp Prime
- Macrofotografia e close-up
- Photoshop para fotógrafos

aulas fotografia
- Fotografia Básica
- Macrofotografia e close-up
- Foto noturna
- Fotografia 3D
- Fotometria aplicada
- Workshops

fotografias macro
- tradicionais
- stacking
- anaglifos (3d)
- abstratas

fotos recentes
- travessia norte-sul no caparao
- escalada em arcos
- reabertura de trilha na serra do lopo
- escalada pedra amarela
- show king diamond
- serra do lopo via joanopolis
- show terra celta braganca paulista
- montanhas de monte verde
.: ver todos :.
.: buscar imagem :.

vídeos
YouTube

* será redirecionado para o site:
macrofotografia.com.br

free counters


© Tacio Philip - 2005/17
Não é permitida cópia parcial ou total do conteúdo ou código fonte deste site.
2 Usuários Online (390 nas últimas 24hs)